Da comunidade à raridade, três fatores podem influenciar a popularidade de um NFT entre os colecionadores
Os NFTs estão crescendo em popularidade ao redor do
mundo, e entender a cultura que os cerca é fundamental para compreender por que
alguns projetos se tornam mais populares do que outros. Mas o que são as NFTs?!
NFT significa 'token não fungível'. São ativos únicos e insubstituíveis que
vivem no blockchain. Ativos no jogo, arte digital e projetos relacionados à
colecionáveis são os mais proeminentes.
Segundo Jeff Zeller, Diretor Sênior de Parcerias e
Negócios de NFT da Crypto.com, ao avaliar um NFT, o primeiro fator a ser
observado é a capacidade de coleta. “Isso é algo que as pessoas acham
interessante e podem apreciar? A colecionabilidade pode ser definida
pela raridade, estilo e arte”.
Zeller explica que a raridade determina a escassez,
e isso pode aumentar o interesse. “Ao olhar para coleções como EtherRocks,
existem apenas 100 rochas e são um dos projetos NFT mais antigos até hoje.
Alguns dos NFTs, dentro de uma coleção, também podem ser mais raros do que
outros”.
Outro ponto importante, é que estamos na era do
estilo de pixel. Ao olhar para alguns dos projetos NFT mais antigos no
Ethereum, como ‘CryptoPunks’ ou ‘EtherRocks’, a arte pode parecer mais velha em
comparação com outros projetos. Então, a gente se pergunta: por que
alguns estão vendendo por milhões? A resposta é simples: o valor aumentou
exponencialmente nestes projetos mais antigos, porque são NFTs Ethereum
legados. “Isso torna esses tipos de projetos raros, únicos em estilo e
simbólicos dos primeiros dias do NFT. Muitos consideram os NFTs o início de um
novo movimento artístico, esperando que as primeiras peças possam ser
inestimáveis no futuro”, explica ele.
Comunidade
A maioria dos NFTs oferecem acesso a uma
comunidade, eventos e lançamentos aéreos. Por exemplo, cada titular de 'Loaded
Lions' recebeu um airdrop de sua segunda coleção: 'Cyber Cubs'. Para
muitos, esses benefícios adicionais são a principal motivação para comprar um
NFT. Sendo assim, saber que a equipe tem planos para fazer esses eventos ou
benefícios exclusivos é uma ótima maneira de ter uma noção da seriedade da
equipe por trás de um projeto NFT.
“Mergulhar em uma comunidade antes de comprar é uma
ótima maneira de determinar a popularidade de um projeto. Celebridades como
Eminem, Post Malone e Snoop Dogg compraram um Bored Ape e, como resultado,
podem impulsionar a demanda por um projeto NFT”, adianta Zeller.
Mercado
Os NFTs movimentaram, de janeiro a abril de 2022,
cerca de R $144 bilhões (US $30 bilhões), segundo uma pesquisa da Chainalysis.
Apesar da quantia ser alta e estar próxima de superar a marca total de 2021,
ano em que os tokens movimentaram R $192 bilhões (US $40 bilhões), o volume de
transações é bem menor.
Um levantamento do NonFungible mostra que a média
diária de negociações caiu mais de 90%. O resultado foi observado com base na
média diária de janeiro até maio, que tem sido de quase 20 mil – bem menos do
que no ano passado. Essa redução também é observada no número de carteiras
ativas. No início de maio, havia cerca de 14 mil, um recuo de 88%. Mas será que
é o fim das NFTs? É claro que não.
Para os especialistas, toda tecnologia tem um
momento de explosão e depois dá uma esfriada até chegar num ponto de
equilíbrio. Ele acredita que essa tecnologia está entrando em uma fase de
maturidade e estabilização do mercado.
Com um mercado que aponta para a estabilidade, antes de explorar as NFTs acompanhe esses três pontos: quão colecionável é - determinado pela arte, estilo e raridade; oferece benefícios e utilidades extras descritos em um roteiro; e o projeto é apoiado por uma comunidade ativa? Com essas respostas, você pode investir e aproveitar essa tecnologia que veio para ficar!
Crypto.com
NFT - plataforma cuidadosamente selecionada para coletar
e negociar tokens não fungíveis por criadores, celebridades e marcas dos mundos
da arte, design, entretenimento, esportes e moda - incluindo a equipe de
Fórmula 1 Aston Martin, BossLogic, Boy George, Lega Serie A, Lionel Richie, Mr.
Brainwash, Snoop Dogg e o Ultimate Fighting Championship (UFC), entre outros
artistas e clientes de alto nível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário