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segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Especialista dá dicas para coordenar a comunicação entre equipes à distância, em diferentes regiões e países

Com o ambiente corporativo cada vez mais globalizado, coordenar a comunicação entre equipes em diferentes localidades, muitas vezes atravessando fronteiras e fusos horários, tornou-se um desafio para as lideranças. Gestores e profissionais precisam se adaptar às nuances culturais e linguísticas para garantir uma comunicação eficaz. A fonoaudióloga e especialista em inteligência da comunicação interpessoal, Juliana Algodoal, apresenta dicas práticas para fortalecer a comunicação e o diálogo em equipes interculturais no mundo do trabalho:

  1. Compreenda o contexto cultural: no ambiente de trabalho, cultura vai muito além de costumes ou tradições; ela impacta diretamente a forma como nos comunicamos e interagimos. Compreender o contexto cultural de um colega, seja ele de outra região ou de outro país, é essencial para evitar mal-entendidos. Lembre-se: o que é aceitável em uma cultura pode ser interpretado de forma completamente diferente em outra.
  2. Adapte o estilo de comunicação: por exemplo, no Brasil, gestos como abraços e sorrisos são comuns no ambiente corporativo e são considerados formas de simpatia. Entretanto, em outras culturas, esses gestos podem ser percebidos de maneira mais formal ou até mesmo invasiva. Entenda os costumes locais para adaptar seu estilo de comunicação e criar laços mais fortes com a equipe.
  3. Reconheça diferenças de hierarquia: em algumas culturas, como a brasileira, a hierarquia tem um papel relevante e conversas entre diferentes níveis organizacionais podem ser mais formais. Isso pode representar um desafio para gestores acostumados a estruturas menos hierarquizadas. Procure compreender o valor atribuído à hierarquia local e busque promover uma comunicação que incentive a abertura, de forma respeitosa.
  4. Valorize a diversidade: a comunicação intercultural exige um interesse genuíno pelas diferentes culturas que compõem a equipe. Gestores podem promover um ambiente que valorize a diversidade e incentive o aprendizado sobre as diferentes formas de comunicação, criando um espaço onde todos se sintam à vontade para expressar suas ideias
  5. Observe a linguagem corporal e o contexto emocional: o comportamento não-verbal e as emoções desempenham um papel fundamental na comunicação. Gestos, tom de voz, linguagem corporal e até mesmo o silêncio podem revelar muito sobre as intenções de um colega. Observar atentamente como a equipe se comporta em situações de conflito ou celebração pode ajudar a evitar mal-entendidos e fortalecer o relacionamento.
  6. Crie um espaço de diálogo e inclusão: a comunicação eficaz vai além de ajustar o vocabulário. Trata-se de construir um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados, independentemente de suas diferenças culturais ou linguísticas. Gestores podem reforçar esse ambiente inclusivo, incentivando diálogos abertos, fazendo da diversidade um ponto forte e não uma barreira.

Em um mundo corporativo “sem fronteiras”, o sucesso na comunicação entre gestores e equipes multiculturais depende de um esforço contínuo para entender e respeitar essas diferenças. Com práticas intencionais e adaptativas, é possível transformar a diversidade cultural em uma vantagem estratégica, conectando equipes de todas as partes do mundo, conclui Juliana Algodoal.

  

Juliana Algodoal - Considerada uma das maiores especialistas em Comunicação Corporativa do país, Juliana Algodoal é PhD em Análise do Discurso em Situação de Trabalho – Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e fundadora da empresa Linguagem Direta*. Acumula mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de projetos que buscam aprimorar a interlocução no ambiente empresarial - tendo como clientes grandes companhias, como BASF, Porto Seguro, Novartis, Pfizer, Aché, Itaú, Citibank, Unimed Nacional, Samsung, dentre outras. Também é presidente do conselho administrativo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.


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