Com o ambiente corporativo cada vez mais globalizado, coordenar a comunicação entre equipes em diferentes localidades, muitas vezes atravessando fronteiras e fusos horários, tornou-se um desafio para as lideranças. Gestores e profissionais precisam se adaptar às nuances culturais e linguísticas para garantir uma comunicação eficaz. A fonoaudióloga e especialista em inteligência da comunicação interpessoal, Juliana Algodoal, apresenta dicas práticas para fortalecer a comunicação e o diálogo em equipes interculturais no mundo do trabalho:
- Compreenda o contexto cultural: no
ambiente de trabalho, cultura vai muito além de costumes ou tradições; ela
impacta diretamente a forma como nos comunicamos e interagimos.
Compreender o contexto cultural de um colega, seja ele de outra região ou
de outro país, é essencial para evitar mal-entendidos. Lembre-se: o que é
aceitável em uma cultura pode ser interpretado de forma completamente
diferente em outra.
- Adapte o estilo de comunicação: por
exemplo, no Brasil, gestos como abraços e sorrisos são comuns no ambiente
corporativo e são considerados formas de simpatia. Entretanto, em outras
culturas, esses gestos podem ser percebidos de maneira mais formal ou até
mesmo invasiva. Entenda os costumes locais para adaptar seu estilo de
comunicação e criar laços mais fortes com a equipe.
- Reconheça diferenças de hierarquia: em
algumas culturas, como a brasileira, a hierarquia tem um papel relevante e
conversas entre diferentes níveis organizacionais podem ser mais formais.
Isso pode representar um desafio para gestores acostumados a estruturas
menos hierarquizadas. Procure compreender o valor atribuído à hierarquia
local e busque promover uma comunicação que incentive a abertura, de forma
respeitosa.
- Valorize a diversidade: a
comunicação intercultural exige um interesse genuíno pelas diferentes culturas
que compõem a equipe. Gestores podem promover um ambiente que valorize a
diversidade e incentive o aprendizado sobre as diferentes formas de
comunicação, criando um espaço onde todos se sintam à vontade para
expressar suas ideias
- Observe a linguagem corporal e o contexto
emocional: o comportamento não-verbal e as emoções
desempenham um papel fundamental na comunicação. Gestos, tom de voz,
linguagem corporal e até mesmo o silêncio podem revelar muito sobre as
intenções de um colega. Observar atentamente como a equipe se comporta em
situações de conflito ou celebração pode ajudar a evitar mal-entendidos e
fortalecer o relacionamento.
- Crie um espaço de diálogo e inclusão: a
comunicação eficaz vai além de ajustar o vocabulário. Trata-se de
construir um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados,
independentemente de suas diferenças culturais ou linguísticas. Gestores
podem reforçar esse ambiente inclusivo, incentivando diálogos abertos,
fazendo da diversidade um ponto forte e não uma barreira.
Em um mundo corporativo “sem fronteiras”, o sucesso na comunicação entre gestores e equipes multiculturais depende de um esforço contínuo para entender e respeitar essas diferenças. Com práticas intencionais e adaptativas, é possível transformar a diversidade cultural em uma vantagem estratégica, conectando equipes de todas as partes do mundo, conclui Juliana Algodoal.
Juliana Algodoal - Considerada uma das maiores especialistas em Comunicação Corporativa do país, Juliana Algodoal é PhD em Análise do Discurso em Situação de Trabalho – Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e fundadora da empresa Linguagem Direta*. Acumula mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de projetos que buscam aprimorar a interlocução no ambiente empresarial - tendo como clientes grandes companhias, como BASF, Porto Seguro, Novartis, Pfizer, Aché, Itaú, Citibank, Unimed Nacional, Samsung, dentre outras. Também é presidente do conselho administrativo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
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