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segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Além dos Cliques: Busque Sua Essência

Estamos vivenciando um mundo digital, onde curtidas, cliques e seguidores são muitas vezes vistos como uma medida de sucesso. Dessa forma, é fácil esquecer o que realmente importa: a essência de quem você é e o que sua marca representa. Não estou dizendo que os números nas redes sociais não sejam importantes, eles são importantes sim, mas não substituem a verdade do seu propósito e o impacto genuíno que você pode causar na vida das pessoas. Buscar a própria essência é essencial para se destacar de forma verdadeira e construir uma conexão real com o seu público.

Lembre-se sempre de primeiro trabalhar seu objetivo e a partir dele, engajar no digital. Por isso, alguns pontos importantes são:


1. A Essência Vai Além dos Números

Quando você foca apenas em cliques, corre o risco de moldar seu conteúdo exclusivamente para agradar o algoritmo, deixando de lado aquilo que faz você ou sua marca única. Além disso, você pode atingir apenas seguidores vagos, que vão te dar números e não resultados, afinal, não engajarão com seu conteúdo.

A essência não está na quantidade, mas na qualidade da sua mensagem. É sobre o que você acredita, o que deseja compartilhar e o que pode oferecer para inspirar ou transformar. Quanto mais verdadeiro você for no que posta e no que representa, mais o seu conteúdo irá ressoar profundamente, gerando conexões que vão além da tela.


2. Encontre Sua Comunidade

Conectado com sua essência, seu público passa a te entender, a gostar do conteúdo e a ser mais do que números, assim, você constrói uma comunidade. Pessoas que compartilham dos mesmos valores e que se sentem inspiradas pelo seu propósito irão seguir e interagir com você de forma sincera. Esse é o verdadeiro engajamento, baseado não apenas em cliques, mas em conexão.


3. O Valor da Autenticidade

Estamos nos acostumando com os filtros e a perfeição digital. Mostre-se de forma transparente, crie uma experiência real para quem te acompanha, trazendo um senso de empatia e verdade.

Saiba que as pessoas sentem quando algo é genuíno e se conectam mais profundamente. Mostrar erros, dificuldades e aprendizados faz parte desse processo e humaniza a comunicação, transformando seguidores em parceiros de jornada.


4. Impacto Verdadeiro: O Que Fica Além dos Cliques

Um conteúdo baseado na sua essência tem um impacto que vai além dos números, alcançando pessoas de uma forma mais rigorosa. É aquele post que fica na mente, que inspira ação, que toca o coração e leva a uma reflexão.

Pense no que gosta e compartilhe com seu público. Não tenha medo de ser simples, de começar com o pouco. O importante é agir de forma natural, mostrar seu verdadeiro “EU” e criar um elo com as pessoas. O que mais vejo são conteúdos vagos, sem emoção, mais do mesmo, apenas por engajamento e fama.

As pessoas preferem ficar conhecidos pelo o que não é, do que sair da zona de conforto e criar algo que as façam se sentir realizadas de verdade, pelo esforço e dedicação.


5. Construa Uma Marca com Propósito

Para que sua marca ou conteúdo realmente cause um impacto, é fundamental que seja sustentado por um propósito claro. Não basta seguir tendências (inclusive, algumas podem nem fazer sentido para você), é preciso que cada postagem e cada ação nas redes tenha uma intenção.

A partir daí, seu planejamento ganha uma nova dimensão. Em vez de apenas se perguntar o que vai gerar mais cliques, você começa a construir uma jornada que traz significado e inspira tanto você quanto o seu público.


Cresça de Dentro para Fora

Em minhas redes sociais já falei no quanto é importante a gente se conhecer, se amar, saber no ponto em que estamos e para onde queremos seguir. Precisamos amar o processo, para ser mais gratificante o resultado.

Os cliques e curtidas são passageiros, mas uma essência verdadeira deixa uma marca. No final das contas, é essa marca que define seu legado e o impacto que você quer deixar no mundo. Dessa forma, olhe além dos números e continue construindo algo que seja, acima de tudo, genuíno e cheio de propósito.

 

Eliana Ferreira - Jornalista | MBA Comunicação e Marketing | Comunicação Estratégica | Marketing Digital | Storytelling | MBA Psicopedagogia | Motivação


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