Com a proximidade
do fim de ano está chegando o período das empresas realizarem seus encontros
para confraternização, ou ‘festa da firma’, como alguns brincam. Hora de
confraternizar e comemorar os resultados obtidos e renovar relações para o
próximo ano. Contudo, são muitas as dúvidas sobre como se comportar em tais
eventos – que nada a ver com as festas comuns.
Existem casos de erros de postura nesses eventos que ocasionam sérios problemas
profissionais para as pessoas no futuro. Existindo até mesmo casos de que
posturas erradas sejam fatores determinantes para uma demissão.
“É comum que as pessoas extravasem nesses tipos de eventos. Conforme nos aproximamos do fim do ano, um período em que muitos refletem sobre suas realizações anuais e estabelecem novas metas, é natural que surjam sentimentos conflitantes. Enquanto alguns encontram felicidade e satisfação, outros podem sentir-se insatisfeitos. Daí a mistura de confraternização, a chance de extravasar e, em alguns casos, a mistura com álcool, leva muitos a ações impensadas”, analisa Dr. Vicente Beraldi Freitas, médico e consultor em saúde da Moema Assessoria em Medicina e Segurança do Trabalho.
Segundo Vicente Beraldi Freitas é sempre importante que as pessoas tenham em mente que haverá um amanhã, e que se estabeleça limites a serem seguidos. Mas, em caso de excessos e problemas, é também necessário buscar não se desesperar e ter calma e clareza para reverter a impressão negativa passada, quando possível.
“É importante também que não se deixe levar por problemas ocorridos em um evento isolado para o dia a dia profissional. Isso pode ocasionar problemas ainda maiores e ser gatilhos para problemas como depressão e Síndrome de Burnout”, complementa Dr. Vicente Beraldi Freitas.
Outro ponto, é a situação contrária, sendo que a pessoa pode utilizar dessa oportunidade para passar uma boa impressão para empresa. Isso muitas vezes pode até mesmo abrir caminho para crescimento profissional, quando se tem um destaque positivo.
“A confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria, comemora as conquistas e a conclui mais um ano de trabalho, além de propiciar um encontro descontraído. Mas, lembro que esses momentos também são grandes canais de relacionamentos “networking”, onde há uma aproximação entre todos, independentemente dos níveis hierárquicos”, reflete Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.
A seguir, o consultor lista 10 dicas para não perder a compostura nas festas de fim de ano:
1. Aceite o
convite da empresa e participe da confraternização, pois isto poderá ajudar a
criar um ambiente de relacionamento saudável;
2. Não sendo
possível comparecer, agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar
presente;
3. Chegue no
horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos, lembre-se não se
trata de uma balada;
4. Não exagere em
bebidas alcoólicas durante a festa, beba com responsabilidade e não dirija após
o término da festa;
5. Crie um
ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes,
misture-se e evite grupinhos;
6. Use roupas
discretas e condizentes com o ambiente, procure utilizar roupas alegres
respeitando seu visual. É importante não se destacar pelas vestimentas, mas sim
pela simpatia e interação;
7. Seja cordial
com todos os presentes independente se não tiver contato próximo e buscar falar
de temas neutros que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas;
8. Caso perceba
que algum colega esteja exagerando, ajude-o retirando de forma sutil da
situação e desviando a atenção para outros temas ou postura;
9. Evite exageros,
desde bebidas, até comida, comentários, piadas e danças. Dá para aproveitar de
forma moderada e aproveitar. Recomendo não ser o último a sair da festa, não é
uma regra, mas é de bom tom;
10. Evite sair
junto com os superiores, para que não passe a impressão que estava na festa
apenas por causa do mesmo.
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