A Novo Nordisk, líder global em saúde, esclarece as distinções fundamentais entre Ozempic® e Wegovy®, dois medicamentos que, embora contenham o mesmo princípio ativo, têm indicações e finalidades diferentes.
O medicamento Ozempic® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg) é indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 não controlado, em adição à dieta e exercício. Ozempic® não é aprovado para controle de peso isoladamente ou para uso em adultos que não têm diabetes tipo 2.
Por outro lado, o Wegovy® (semaglutida 2,4 mg) é o primeiro e único análogo de GLP-1 de uso semanal aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar pessoas com obesidade e sobrepeso. Além disso, é o primeiro e único tratamento para obesidade com comprovação de benefício cardiovascular disponível no Brasil. Wegovy® é indicado como parte de um programa de redução de peso que inclui dieta hipocalórica e aumento da atividade física, destinado a adultos com obesidade (IMC ≥ 30 kg/m²) ou sobrepeso (IMC ≥ 27 kg/m²) que apresentem comorbidades. Também é indicado para adolescentes acima de 12 anos com obesidade (IMC ≥ percentil 95) e peso corporal acima de 60kg.
A endocrinologista e vice-presidente da área médica da Novo Nordisk no Brasil, Priscilla Mattar, ressalta: “Apesar de apresentarem o mesmo princípio ativo, semaglutida, Ozempic® e Wegovy® foram estudados para populações e patologias específicas, com indicações, doses e apresentações distintas, que permitem um melhor controle da titulação do medicamento. É importante ressaltar que um medicamento não substitui o outro, devido às suas especificidades.”
Além disso, pesquisas clínicas comprovaram que Wegovy® apresenta redução média de 17% do peso, sendo que 1 a cada 3 pacientes apresentam redução igual ou superior a 20%, além de diminuição de 20% no risco de morte cardiovascular, infarto e AVC não fatais¹. Também já foi comprovado que a redução do risco destes tipos de eventos cardiovasculares ocorre logo após o início do tratamento e independentemente da perda de peso alcançada3, que a redução e manutenção do peso por até 4 anos3, com relação positiva de risco-benefício e perfil de segurança consistente3. “É fundamental enfatizar que, embora não haja a necessidade de retenção da receita pela farmácia, ambos os medicamentos devem ser utilizados sob prescrição médica”, complementa a especialista.
A Novo Nordisk também esclarece que já existe uma apresentação em comprimido para administração oral da semaglutida, Rybelsus®, indicado para o tratamento do diabetes tipo 2. O medicamento está disponível no Brasil desde março de 2022 e se destaca por promover o controle glicêmico associado a perda de peso e redução significativa no risco de eventos cardiovasculares.
Sobre a semaglutida 2,4 mg (Wegovy®)
Wegovy® é um análogo do peptídeo humano semelhante ao glucagon (GLP-1) que foi desenvolvido para uso semanal no tratamento da obesidade e sobrepeso. O medicamento deve ser administrado por via subcutânea uma vez por semana, a qualquer hora do dia, independente dos horários das refeições.
Wegovy® foi aprovado pela ANVISA em janeiro de 2023 e está disponível para comercialização no Brasil desde agosto de 2024.
Trata-se do primeiro e único tratamento para obesidade com proteção cardiovascular e segurança comprovados, além de ser, no país, o primeiro e único análogo semanal do GLP-1 aprovado pela ANVISA para tratar adultos que vivem com obesidade e sobrepeso com ao menos uma comorbidade associada e adolescentes acima de 12 anos que tenham obesidade e peso corporal acima de 60kg1.
Sobre a semaglutida 1 mg (Ozempic®)
Ozempic® é um análogo do peptídeo humano semelhante ao glucagon (GLP-1) que foi desenvolvido para uso semanal no tratamento do diabetes tipo 2. O medicamento deve ser administrado por via subcutânea uma vez por semana, a qualquer hora do dia, independente dos horários das refeições. ⁶
No Brasil, Ozempic® foi aprovado pelas autoridades regulatórias em agosto de 2018 e comercializado desde o primeiro semestre de 2019 no país. O medicamento é indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlado, como adjuvante à dieta e exercício, tanto em monoterapia (quando a metformina não é tolerada ou é contraindicada) quanto em adição a outros medicamentos para o tratamento do diabetes. ⁶
Todos os produtos da Novo Nordisk da classe GLP-1 são tarja vermelha e por isso só podem ser vendidos sob prescrição médica.
Sobre a semaglutida 14 mg (Rybelsus)
Rybelsus® é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e está disponível está disponível no Brasil desde março de 2022, nas doses de 3mg, para início de tratamento e nas doses de 7mg e 14mg para manutenção. As duas formulações de semaglutida para tratamento do diabetes tipo 2 (injetável, com nome comercial Ozempic® e oral, denominada Rybelsus®) foram investigadas em uma ampla gama de pacientes com a doença e são apropriadas para esses pacientes. A semaglutida em comprimidos dispensa refrigeração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário