Sebrae destaca aspectos do empreendimento que devem ter atenção de quem empreende
Para se manterem competitivos no mercado, os empreendedores enfrentam muitos desafios, principalmente nos primeiros cinco anos do negócio, considerado o período de maior taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas. Além de uma missão e propósito bem definidos para persistirem, os donos de pequenos negócios devem ficar atentos aos diversos aspectos do empreendimento, que envolvem desde o aprimoramento da gestão até o aperfeiçoamento do comportamento de um empreendedor de sucesso.
O gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto, ressalta que quando o propósito da empresa está em sintonia com o propósito pessoal do empreendedor fica mais fácil encarar as dificuldades do dia a dia da empresa e se manter mais motivado. “Quando isso acontece, é possível enxergar com mais clareza como o seu negócio faz a diferença na vida das pessoas e como, de fato, resolve o problema do seu cliente”, frisou.
Para ajudar os donos de pequenos negócios, o
especialista elaborou 10 dicas para fazer o seu empreendimento prosperar e ter
mais sustentabilidade no mercado. Confira abaixo:
1. Empreenda em algo que você se identifica
Antes de começar um negócio, o empreendedor deve identificar
as suas preferências e afinidades, bem como avaliar o que o mobiliza e dá
satisfação pessoal. Então, primeiramente faça uma lista do que você tem
afinidade e é competente, considerando-se acima da média da maioria das
pessoas, e depois faça uma lista das demandas da sua comunidade. O cruzamento
dessas duas listas será a sua vocação empresarial. A possibilidade de sucesso é
muito maior quando você é capaz de identificar inicialmente todos esses pontos.
2. Tenha foco absoluto no cliente
A razão de existir de um empreendimento é o cliente. Você pode ter um
recurso para investir ou até mesmo um imóvel próprio disponível, mas se não
houver clientes para o seu negócio, dificilmente ele vai prosperar. Então,
foque em conhecer o seu cliente. Por exemplo: você tem um restaurante e
descobre que seu cliente gosta de comer feijoada na sexta-feira. Logo, esse
prato deve fazer parte do seu cardápio neste dia da semana.
3. Entregue o que tem valor para o seu cliente
Todo cliente paga um preço pelo seu produto, mas
quer receber um valor em troca. Valor é igual a um benefício concreto mais uma
experiência incrível. No exemplo da dica anterior, além de oferecer a feijoada
em seu restaurante, também é preciso oferecer um local seguro para o
estacionamento, um garçom bem treinado, um ambiente agradável com música ao
vivo, facilidade para pagamento da conta, seja por dinheiro, cartão ou PIX, por
exemplo. Ou seja, neste caso, veja como é oferecido mais do que uma simples
refeição. Não esqueça que o foco não tem que ser em você, empreendedor, mas no
que o seu cliente quer. Não tenha receio de pedir feedbacks para o seu cliente
para se certificar de que ele está pagando um preço, mas de fato recebendo um
valor.
4. Delegue para focar
A maioria dos pequenos empreendimentos tem times
enxutos, mas, a partir do momento em que você cresce e consegue ter alguns
colaboradores, é necessário ter muito foco. Nesse caso, o dono do pequeno deve
saber delegar o que é mais operacional para outras pessoas do seu time.
Atente-se para o fato de que delegar não é se omitir. Não é porque você vai
delegar a gestão financeira para um terceiro que você abrirá mão de acompanhar
os números do fluxo de caixa, entre outras questões das finanças. Na verdade,
ao delegar você terá mais tempo para pensar e focar no que é essencial, mas sem
perder de vista o que foi delegado.
5. Inove de forma permanente
Todo empreendimento tem seu mercado concorrente que
atua no mesmo segmento que você e quer resolver o mesmo problema que você. Por
isso é importante buscar um diferencial e trazer ineditismo para o seu
empreendimento. Quando se fala em inovação pode ser em relação ao produto, à
embalagem, à forma de entrega, à forma de pagamento, ao pós-venda, entre outros
pontos. Inovação não é algo apenas ligado à tecnologia e há diferentes maneiras
de inovar.
6. Controle a gestão e as finanças
Você já deve ter ouvido falar que não se pode
gerenciar aquilo que não se consegue medir ou controlar, por isso é fundamental
que haja controles gerenciais para toda a sua atividade, como controle de
contas a pagar e contas a receber, controle de estoque, controle de fluxo de
caixa. Para que você faça uma gestão mais profissional do seu negócio, é
fundamental manter controles atualizados que serão a base de uma tomada de
decisão mais consistente e profissional.
7. Construa parcerias fortes
É possível buscar parceiros no mesmo segmento de
atuação e com diferente localização com o objetivo de socializar custos, como
comprar embalagens e ter mais poder de barganha com o fornecedor, por exemplo.
Também é possível procurar um parceiro de outra área para montar um combo de
produtos e serviços complementares que possam agregar valor à sua entrega, por
meio de oferta de descontos, gerando fluxos de demandas mútuas entre os
parceiros. Lembre-se de que juntos somos mais fortes.
8. Tenha presença digital relevante
Nenhum negócio tem hoje a prerrogativa de nascer
sem presença digital. É importante estar nos grandes marketplaces, ou ter seu
próprio site de e-commerce ou ainda ter canais digitais à disposição para
realizar o atendimento e interagir com o seu cliente. A presença digital
tornou-se fundamental para os pequenos negócios seja qual for o tipo de
empreendimento ou área de atuação. Se você ainda não domina o mercado digital,
procure o Sebrae para participar do UP Digital, de forma gratuita. Conheça
mais aqui.
9. Busque sempre o engajamento de sua equipe
De nada vai adiantar seguir todas as outras dicas
se o seu time não está engajado, o que pode comprometer a experiência do seu
cliente. Quanto mais seu negócio vai crescendo, fica mais difícil acompanhar
todas as vendas e os pontos de contato com o seu cliente. Logo, o seu time
torna-se a cara do seu negócio.
10. Recicle e atualize os seus conhecimentos
A dinâmica da economia e da
gestão de uma empresa tem se tornado cada vez mais acelerada. Todo dia, temos
lançamentos no mercado que de alguma maneira podem afetar a cadeia produtiva do
seu segmento. Por isso é preciso se manter permanentemente atualizado. O
processo de capacitação de quem empreende e quer ter uma atuação profissional é
dinâmica e permanente. Você precisa se atualizar sobre a operação e gestão do
seu negócio, mas também em termos atitudinais, considerando evoluir em
comportamentos empreendedores, desenvolvendo constantemente o seu perfil.
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