Saber se comunicar
é um dos pilares fundamentais no mundo profissional, especialmente nos
negócios. Assim como ter uma postura adequada, a comunicação eficaz influencia
diretamente na percepção de credibilidade de uma pessoa.
De acordo com um
levantamento recente do Pumble sobre estatísticas de comunicação no local de
trabalho para 2024, 86% dos funcionários e executivos culpam a falta de uma boa
comunicação como a principal causa de falhas no local de trabalho. Antes, em
2018, um estudo do Project Management Institute Brasil (PMI) já havia mostrado
dados semelhantes: 76% das grandes empresas consideram a comunicação no
ambiente de trabalho como o principal motivo para o fracasso de atividades
propostas.
Ambas as pesquisas
referenciadas também indicam que a comunicação eficaz no ambiente de trabalho
não apenas previne mal-entendidos, mas também aumenta a produtividade e a
motivação de gestores e colaboradores.
A credibilidade durante
uma conversa é multifacetada
Existem
alguns comportamentos-chave que permitem que colaboradores de todas as áreas
e hierarquias possam melhorar significativamente suas habilidades de
comunicação e, por consequência, suas carreiras. Afinal, uma abordagem
comunicativa eficaz não só beneficia a imagem individual, mas também contribui
para o sucesso coletivo da organização.
Quando
bem-trabalhados, permitem uma interação mais fluida e eficiente durante o
networking e estabelecem solidez em relações profissionais, garantindo que elas
sejam duradouras e produtivas. Dessa forma, os profissionais conseguem se
destacar como pessoas confiáveis e competentes capazes de construir uma
reputação positiva, que pode, inclusive, abrir portas para novas oportunidades
e crescimento na carreira.
Além do
networking, as dicas a seguir podem ser aplicadas em outras situações, como
apresentações formais, reuniões de equipe ou negociações com clientes. Confira:
1.
Preparação e conhecimento do conteúdo: antes
de qualquer conversa, é fundamental preparar-se e estar por dentro do assunto a
ser abordado, já que a segurança transmitida pelo domínio do conteúdo é
percebida e valorizada pelos interlocutores. Inclusive, um estudo da
consultoria Gallup revelou que apenas três em cada dez pessoas confiam
plenamente em seus líderes, destacando a importância da preparação para
construir credibilidade.
2.
Assertividade e clareza na comunicação: expressar-se
de maneira confiante e direta garante que a mensagem seja passada e entendida
sem ambiguidades, contudo, demonstrar assertividade e clareza não é sinônimo de
agressividade. A assertividade é um indicador de confiança e competência.
3.
Empatia e escuta ativa: essas
duas posturas permitem que você se coloque no lugar do outro e entenda suas
perspectivas e necessidades, prestando atenção genuína ao que está sendo dito,
sem interrupções ou julgamentos precipitados. A empatia e a escuta ativa
demonstram respeito e interesse pelo interlocutor e pelo que ele está
apresentando.
4.
Expressão não-verbal: manter uma
postura aberta, contato visual e gestos apropriados pode transmitir confiança e
engajamento. Segundo uma pesquisa do Pew Research Center, a comunicação
não-verbal, como a linguagem corporal, é um componente crítico na percepção
de credibilidade e confiança.
5.
Fechamento com impacto: ao
fim da conversa, é importante reafirmar a mensagem a ser passada. Dessa forma,
resumir os pontos-chave discutidos e destacar os próximos passos ou ações a
serem tomadas, por exemplo, reforça sua credibilidade perante o
interlocutor.
Mara Leme Martins - PhD. Vice-Presidente do BNI Brasil - Business Network International - a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo
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