Pesquisar no Blog

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Uso de canetas emagrecedoras impulsiona cirurgias plásticas para redução de flacidez

Créditos Farid Bark Hamdar
Os tratamentos mais procurados são para flacidez devido a perda de peso 

 

Em 2025, as canetas emagrecedoras consolidaram seu avanço no mercado brasileiro, com crescimento expressivo tanto em importação quanto em consumo. O volume importado desses medicamentos aumentou cerca de 77% em relação ao ano anterior, enquanto outro levantamento aponta um avanço ainda maior, de 88% na importação e no uso em comparação a 2024, evidenciando a forte demanda. Esse movimento já se reflete diretamente no varejo farmacêutico, onde os produtos respondem por 8% a 9% da receita de grandes redes. 

Nesse cenário de alta procura, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica observa um impacto direto do uso das canetas à base de GLP-1 no comportamento dos pacientes que buscam procedimentos estéticos. Profissionais da área relatam aumento na procura por cirurgias corretivas após perdas de peso rápidas, especialmente para tratar flacidez cutânea e perda de volume facial e corporal, o que impulsiona procedimentos. “Pacientes em uso desses medicamentos devem priorizar a estabilização do peso e cuidados nutricionais antes de cirurgias, incluindo a necessidade de suspensão temporária das canetas no pré-operatório, reconhecendo o impacto direto desses fármacos no planejamento, na segurança e nos resultados das cirurgias plásticas”, alerta o cirurgião plástico Farid Bark Hamdar, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Outro ponto de atenção relacionado ao uso das canetas emagrecedoras é o aumento da procura por múltiplas cirurgias realizadas em um único tempo cirúrgico, especialmente para correção de flacidez, uma das principais queixas desses pacientes. “A maioria das pessoas acaba pensando em quantidade, no número de cirurgias feitas de uma só vez. Como nem todos têm tempo disponível para mais de uma recuperação no ano, muitos optam por concentrar vários procedimentos no mesmo ato cirúrgico, acreditando ganhar tempo, quando na verdade isso pode representar um risco importante à saúde”, completa Farid. 

Para saber mais sobre procedimentos cirúrgicos, acesse Link 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados