Pesquisar no Blog

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Cirurgia Plástica: Novas demandas impulsionam cirurgias entre homens e mulheres

·        Canetas emagrecedoras abrem oportunidade na área estética 

·        Geração Z e Millennial buscam procedimentos mais cedo 

·        Explantes batem recorde

 

O mercado de cirurgia plástica continua em expansão, com projeções indicando um crescimento médio de 5% ao ano até 2030. Em meio a esse cenário, novas tendências e demandas surgem, impulsionadas por avanços médicos e mudanças nos hábitos da população, como destaca o cirurgião plástico Dr. Fernando Amato, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). 

"Temos uma nova condição. Pessoas que estão emagrecendo muito e rápido, devido ao uso de canetas emagrecedoras. Por esse motivo, as cirurgias que mais devem crescer nos próximos anos são as que utilizam tecnologia com foco em retração de pele", comenta Dr. Amato. 

Procedimentos como abdominoplastia, braquioplastia, lifting de coxa e mamoplastia são frequentemente indicados para remover o excesso de pele e reposicionar os tecidos. No rosto, preenchedores faciais e estimuladores de colágeno podem ajudar a restaurar o volume perdido. 


Mais mulheres fazem explante de silicone - A busca por uma estética mais natural tem levado um número crescente de mulheres a optar pelo explante de silicone. Segundo dados recentes da ISAPS, em 2024, foram realizadas 42.231 cirurgias de explante no Brasil, um número recorde desde o início da contabilização em 2015.

Para Dr. Fernando Amato, além da questão estética, dois motivos de saúde são frequentemente citados: 

·         Síndrome ASIA: Condição em que o implante de silicone pode atuar como gatilho para sintomas semelhantes aos de doenças reumatológicas e autoimunes, incluindo dor nas articulações, cansaço, distúrbios do sono, perda de cabelo, olhos e boca secos. 

·         Doença do Silicone: Termo que pode abranger diversas complicações relacionadas ao implante, incluindo toxicidade causada pela presença do silicone e extravasamento mesmo sem ruptura do implante. 


Aumento da procura masculina: O interesse masculino em procedimentos estéticos também demonstra crescimento expressivo. Entre 2018 e 2024, o número de intervenções cirúrgicas realizadas em homens aumentou 95%, enquanto os tratamentos estéticos sem cirurgia (como laser e peelings) cresceram 116%, conforme a ISAPS, com maiores índices na América Latina e no Oriente Médio. 


Dr. Amato aponta que entre as cinco cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens está a lipoaspiração, que remove depósitos de gordura para um contorno corporal mais definido, esculpindo o corpo e realçando os músculos.


Além da lipoaspiração, Dr. Amato destaca outros procedimentos populares entre os homens:

 

·         Blefaroplastia: Cirurgia que trata as pálpebras, removendo o excesso de pele e bolsas de gordura, para uma aparência rejuvenescida. 

·         Ginecomastia: Correção do desenvolvimento excessivo das glândulas mamárias. "O procedimento é frequentemente realizado para corrigir essa condição, devolvendo a aparência masculina no peito e aumentando a autoconfiança", afirma Dr. Amato. 

·         Rinoplastia: Cirurgia de remodelação do nariz para corrigir imperfeições estruturais, melhorar a função respiratória ou alterar a estética, harmonizando o perfil facial. 

·         Enxerto de Gordura em Face (Lipoenxertia): Remove gordura de uma área do corpo para reinserir no rosto, restaurando o volume perdido e preenchendo rugas, sulcos e áreas com perda de gordura, para uma aparência revitalizada. 

"Outros procedimentos estéticos também chamam atenção do público masculino, como abdominoplastia, cervicoplastia/lifting cervical, facelifting ou ritidoplastia, brow lifting e otoplastia", acrescenta Dr. Fernando Amato.

 


Gerações Z e Millennial - As gerações mais jovens estão começando a recorrer à medicina estética em idades mais precoces. No dia a dia do Dr. Fernando Amato, não é incomum pessoas jovens irem em busca de procedimentos, especialmente as mulheres. “Atendo adolescentes e mulheres até 30 anos que buscam, principalmente, cirurgias de correção, entre elas mamoplastia redutora (redução do tamanho e peso das mamas), correção da mama tuberosa (reestruturação do formato da mama, reposicionamento do sulco mamário e redução do diâmetro da aréola), correção de mamilo invertido (correção do mamilo que está retraído ou puxado para dentro)  e simetrização mamária (ajuste de diferenças no tamanho, formato ou posição das mamas para proporcionar maior harmonia estética.


Importante ressaltar que cirurgias estéticas em menores de 18 anos só podem ser realizadas com autorização dos pais/cuidadores. 




Dr. Fernando C. M. Amato – Graduação, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).
https://plastico.pro/
www.amato.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/meu.plastico.pro/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados