Pesquisar no Blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Excesso de álcool no carnaval pode prejudicar a saúde vascular

Freepik
Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular alerta que consumo exagerado de bebidas alcoólicas durante a festa aumenta riscos de trombose e outras complicações circulatórias

 

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) Nacional orienta para os cuidados com a saúde durante os dias de Carnaval. Sinônimo de alegria, festa e, também para alguns excessos, a folia pode agravar problemas de saúde, caso não haja o devido cuidado com o sistema vascular. Entre as preocupações mais comuns dos médicos especializados, está a desidratação severa até complicações graves como trombose venosa profunda e problemas cardíacos. 

O Dr. Edwaldo Joviliano, presidente da SBACV, explica que o consumo de álcool estimula a liberação de substâncias hormonais que favorecem a eliminação excessiva de líquidos importantes para o organismo. Com isso, o corpo torna-se mais vulnerável ao surgimento de diversas doenças, incluindo as de origem vascular. 

"O álcool tem efeito diurético, ou seja, aumenta a eliminação de líquidos pelo organismo. Isso leva à desidratação, que torna o sangue mais espesso e dificulta a circulação. Associado ao calor e ao tempo prolongado em pé durante os blocos e festas, o risco de trombose venosa aumenta consideravelmente", explica o presidente da SBACV.
 

Freepik

Combinação perigosa 

O fato do carnaval acontecer em pleno verão brasileiro torna o cenário ainda mais preocupante. As altas temperaturas típicas da estação fazem com que o corpo perca líquidos naturalmente através da transpiração, processo que se intensifica durante a atividade física das festas. Quando somada ao efeito diurético do álcool, essa perda de líquidos se torna exponencial, colocando o sistema vascular sob pressão extrema. 

A vasodilatação provocada pelo calor, que normalmente ajuda a regular a temperatura corporal, acaba prejudicada pela desidratação, sobrecarregando o coração e comprometendo o retorno venoso. 

"É fundamental que os foliões bebam bastante água, façam intervalos para descanso e fiquem atentos a sinais como inchaço nas pernas, dor, vermelhidão ou sensação de peso nos membros inferiores. Esses sintomas podem indicar problemas vasculares e exigem avaliação médica imediata", conclui Joviliano.
 

Prevenção durante a folia 

Para aproveitar o carnaval sem comprometer a saúde vascular, a SBACV recomenda o consumo de álcool moderado junto à atenção redobrada em relação à hidratação. Alternar bebidas alcoólicas com água, usar roupas leves e confortáveis, fazer pausas para descansar as pernas e evitar permanecer muito tempo na mesma posição são medidas simples, mas eficazes. Pessoas com histórico de problemas circulatórios, varizes ou que fazem uso de anticoncepcional devem ter cuidado extra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados