Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Férias com o MAM Educativo: julho tem arte, brincadeira e diversão para toda a família

“Figuras Tecidas”, espetáculo de dança na exposição Jardim do MAM no Sesc,
com CRIA Cia de Dança.

Foto: Verônica Pereira Horiz. 


Programação gratuita durante o recesso escolar conta com oficinas,
brincadeiras, visitas educativas, vivências artísticas e mais

 

Durante todo o mês de julho, o MAM Educativo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, promove uma programação pensada para o período de recesso escolar. A agenda de Férias com o MAM convida crianças de todas as idades e seus acompanhantes para dançar, cantar, brincar e se divertir em atividades gratuitas dentro do complexo do Sesc Vila Mariana. 

Nos finais de semana, o público poderá ainda participar de ativações no ateliê da mostra Jardim do MAM no Sesc, com práticas artístico-pedagógicas que dialogam com a exposição, estimulando a imaginação e o contato com a arte contemporânea. 

As atividades são divididas em programas. “Contatos com a arte” promove a formação cultural de professores, educadores, pesquisadores e estudantes universitários, fomentando seu papel de multiplicadores das diferentes expressões artísticas e abordagens pedagógicas a partir de processos criativos diversos. Já “Família MAM” promove o encontro do universo artístico do museu com as culturas da infância, através de narrações de histórias, brincadeiras, oficinas artísticas, visitas educativas seguidas de experiências poéticas, entre outras atividades. 

Em “Domingo MAM” estão atividades que convidam o público a experimentar diversas linguagens artísticas a partir de eixos temáticos que englobam dança, música, cultura popular, cultura de rua, debates e oficinas plásticas, enquanto Arte e Ecologia traz atividades com temas que convidam o público a pensar e repensar o problema ecológico da sociedade atual. “Programa de Visitação” atende a todos os perfis de público e incentiva o acesso à arte e à cultura por meio do exercício do pensamento crítico – fazem parte do programa visitas mediadas, experiências poéticas e o programa de relacionamento com escolas parceiras. Agende sua visita escolar através do e-mail educativo@mam.org.br. 

Confira abaixo a programação completa.
 

05/07 (sábado)

Carimbando Praças e Jardins, com Bárbara Góes

Família MAM + Férias com o MAM + Arte e Ecologia

Horário: das 16h30 às 18h

Local: Sesc Vila Mariana 

Inspirada na exposição Jardim do MAM no Sesc, a atividade busca investigar as percepções do que é um jardim para Burle Marx e o paisagismo modernista em contraponto a um jardim com influência europeia. Onde estão os jardins na cidade de São Paulo? A atividade tem como proposta o desdobramento de uma reflexão crítica sobre as áreas verdes nas periferias, reivindicando através do ato de carimbar os territórios de convivência afastados do centro.


Bárbara Góes, sujeita periférica, é graduanda em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Foi bolsista PIBEX em mediação cultural pelo projeto de extensão "Reciprocriar: Poéticas entre Ocupação, Universidade e Sociedade", em conjunto com a Ocupação Ouvidor 63. Atualmente está como educadora em formação no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), onde busca integrar os seus interesses em mediação e produção cultural a favor de subjetividades mais plurais. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

06/07 (domingo)

Oficina de Vogue com Dani Anjos

Domingo MAM

Horário: das 16h às 17h30

Local: Sala de Jogos do Sesc Vila Mariana 

Neste encontro, alguns elementos do vogue serão apresentados para todos os corpos que queiram experimentar e se expressar a partir da linguagem da dança vogue, estilo de dança que surge da comunidade LGBTQIAPN+ Afro-americana e Latina.

 

Dani Anjos, multi artista, trans não binária, 27 anos, produtora cultural, diretora artística, diretora criativa, performer, professora, bailarina e coreógrafa nasceu e cresceu na periferia de Heliópolis, zona sudeste de São Paulo. Com linguagens e estudos nas danças clássicas e urbanas já realizou trabalhos no meio artístico nacionais e internacionais. 

Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. 


08/07 (terça)

Histórias no Jardim: "E se fosse uma garota?", com Ana Luísa Lacombe

Família MAM + Férias com o MAM

Horário: das 15h às 16h

Local: Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana


A série de vídeos Histórias no Jardim, presente na exposição Jardim do MAM no Sesc, convida o público a explorar o lúdico e o brincar em diálogo com as obras do Jardim de Esculturas, por meio de narrações de histórias e apresentações musicais. Uma dessas narrações artísticas foi criada por Ana Luísa Lacombe, atriz e pesquisadora de contos tradicionais. Ao perceber que, nesses contos, poucas mulheres viviam a experiência de sair pelo mundo em aventuras, Ana Luísa decidiu reinventá-los. Lembrou-se de histórias que apreciava — com protagonistas masculinos — e se fez a pergunta: “E se fosse uma garota?”. Foi assim que nasceu o livro — e, agora, o espetáculo com canções especialmente compostas — Fadas, Bruxas e Aventureiras, escrito por Ana Luísa Lacombe e Penélope Martins, com ilustrações de Vicente Mendonça.
 

Ana Luísa Lacombe é artista da palavra, atriz, contadora de histórias, escritora, figurinista, graduada em licenciatura em Artes Visuais, pós-graduada em Narração Artística em Contexto Urbano. Diretora artística da Cia Teatral Faz e Conta que produziu 7 espetáculos de teatro narrativo ao longo de seus 22 anos e ganhou vários prêmios como APCA, FEMSA-Coca-cola, Prêmio de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, entre outros. Professora de 2008 a 2022 do Curso de Formação de Contadores de Histórias da Biblioteca Hans Christian Andersen, palestrante e ministrante de cursos sobre a arte da palavra, dando aulas na pós-graduação da Casa Tombada e na Faculdade Cantareira. Alguns de seus livros: "Quanta História Numa História! - relato das experiências de uma contadora de histórias" (ganhador do Edital PROAC para sua publicação), “Teia de Experiências - reflexões sobre a formação do contador de histórias”, “A Árvore de Tamoromu” (Prêmio FNLIJ de Melhor Reconto), “Fadas, Bruxas e Aventureiras” (em parceria com Penélope Martins), “Onde Mora o Lobo?” e "Mergulho na História - BarbAzul". Integrante do Coletivo Portal das Histórias que tem uma plataforma de conteúdo on-line sobre a arte da palavra oral e escrita. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. 


09/07 (quarta)

Balaio de erês: desvendares de elementos sensoriais e do cotidiano, com Cia Caruru

Família MAM + Férias com o MAM + Arte e Ecologia

Horário: das 11h às 12h30

Local: Sala Curumim do Sesc Vila Mariana 


Com intervenções lúdicas musicalizadas, o balaio vem chegando para o encantamento, trazendo elementos de referência às culturas africanas e negras diaspóricas. Esse espaço lúdico pensado para bebês e crianças, possibilita experimentações através dos sentidos e descobertas de brincadeiras das diversas infâncias, valorizando as culturas africanas, negras, indígenas e das nossas memórias. Esse é o nosso convite para virem com a gente brincar, cantar, descobrir e dançar.

 

Cia Caruru é uma companhia de arte-educação negra que promove o afeto e a memória por meio do brincar e da valorização das culturas africanas e diaspóricas, fundada em 2015. Inicialmente formada como Coletivo Dúdú Badé, na zona norte de São Paulo, a companhia desenvolve vivências, mediações e atividades para crianças e seus adultos de referência, utilizando a ludicidade para fortalecer identidades negras e suas ancestralidades. Em 2024, inaugurou o Quintal Brincante da Cia Caruru, ampliando sua atuação comunitária e reafirmando seu compromisso com a educação e a valorização da cultura negra. Ao longo de sua trajetória, a Cia Caruru realizou formações para educadores, ocupações brincantes e eventos como os Seminários Omo Erê, voltados para reflexões sobre infâncias e relações étnico-raciais. Contemplada por editais como VAI e Coletivos Abrinq, a companhia circula com suas ações em escolas, centros culturais e comunidades, consolidando-se como um território de afeto, resistência e troca de saberes ancestrais. A companhia é conduzida por Ana Caroline da Silva de Jesus, gestora cultural, pesquisadora e co-fundadora do Terça Afro, e Amanda Cristina da Silva de Jesus, nutricionista, arte-educadora e pesquisadora da saúde da população negra. Juntas, seguem promovendo experiências que ressignificam a infância e fortalecem a representatividade negra na educação, criando espaços de acolhimento e transformação por meio da arte e da cultura. 

Atividade presencial e gratuita, para bebês e crianças de 0 a 6 e seus acompanhantes. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.
 

11/07 (sexta)

Passando de Raspão, com Núcleo Histórias de Comadres

Família MAM + Férias com o MAM

Horário: das 15h às 16h

Local: Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana

 

O Núcleo Histórias de Comadres encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola a inspiração para criar narrativas e imagens. Em “Passando de Raspão”, um velho mestre de capoeira conta histórias sobre o instrumento musical Reco-Reco para ajudar Onira, uma garota de 11 anos, a enfrentar com sabedoria, flexibilidade e malemolência as tempestades da vida.

Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.


12/07 (sábado)

Aula aberta e baile de forró com Forró das Minas

Família MAM + Férias com o MAM

Horário: das 16h às 18h

Local: Sala Corpo e Artes do Sesc Vila Mariana



O MAM Educativo convida todas as pessoas a uma aula aberta de forró e pós-aula um baile bem animado de forró com o Coletivo Forró das Minas, que apresenta “As Arrumadinhas”: um trio de mulheres musicistas, sendo sanfoneira, zabumbeira e trianguleira que cantam e tocam as clássicas do forró pé de serra, xote, baião, xaxado, revezando suas vozes, fortalecendo a cena cultural feminina do forró , da cultura nordestina e de manifestações da cultura popular. As artistas, possuem suas carreiras individuais mas se unem pelo coletivo, em uma formação única, para criar um espetáculo empoderado e divertido.
 

O Forró das Minas é um movimento pioneiro e revolucionário, composto exclusivamente por mulheres e lgbtqiapn+, dedicado à música brasileira especialmente o forró pé de serra e à cultura popular nordestina. Surgido para redefinir espaços e representações femininas na música e na arte, o grupo promove shows, festivais, palestras, oficinas, rodas de conversa e diversas atividades culturais que valorizam e celebram a diversidade, a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Com mais de 70 integrantes, entre cantoras, musicistas, Dj’s, professoras e produtoras, o Forró das Minas celebra a diversidade e a igualdade de gênero. Seu trabalho é empoderar e fortalecer a carreira de artistas independentes, formação de rede artística e fomentar a cultura popular.

Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. 


13/07 (domingo)

Ara Messan - Oficina de dança com Yeejide

Domingo MAM

Horário: das 16h às 17h30

Local: Sala de Jogos do Sesc Vila Mariana

 

O corpo como espaço sagrado e templo da criação. Nesta oficina serão propostos nove exercícios de dança que exploram movimentações da dança contemporânea e das danças tradicionais dos terreiros, além do som do atabaque, tocado ao vivo, que permeia todo o encontro, como possibilitadores da imersão corporal que autorreferenciem e contribuam para os processos de criação e mitologias pessoais. 

Yeejide, dançarina e artista visual, pesquisa cultura popular e tradições afro-diaspóricas. Acredita que as tradições de terreiro, memórias, imaginário popular e a conexão com a natureza são estímulos de conexão do pensamento e consciência da relação do corpo com os espaços em que habita.

 

Músicos:


André Moraes, maranhense residente no bairro do Ipiranga/Heliópolis há 24 anos, é ogã na umbanda e atualmente estuda os toques do candomblé ketu.

 

Eduardo Duetho, Ogã e Opa Otun no Ilê Àse Bomin, de Nação Ketu, atua há doze anos como produtor cultural, especializado em projetos culturais, gestão de eventos e produção musical. Apaixonado pela valorização da cultura e pelo impacto social por meio da arte e da educação. 

Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. 


15/07 (terça)

Histórias no Jardim: Apresentação musical, com Grupo Sementeira

Família MAM + Férias com o MAM

Horário: das 15h às 16h

Local: Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana

 

A série de vídeos Histórias no Jardim, presente na exposição Jardim do MAM no Sesc, convida o público para uma relação do lúdico e do brincar com as obras do Jardim de Esculturas, com narrações de histórias e apresentações musicais. Nesta apresentação, o Grupo Sementeira convida o público para o encontro e interação através da música e dos ritmos brasileiros. Nessa formação especial, violino, rabeca e cello acompanham os sons da percussão e das vozes, inspirados pelos elementos presentes na exposição Jardim do MAM no Sesc.

 

Grupo Sementeira pesquisa ritmos da cultura popular, histórias e brincadeiras cantadas da cultura tradicional da infância. Jogos de versos, cancioneiro popular, baião, côco, maracatu, ciranda, fazem parte de seu repertório, temperados com outras sonoridades do mundo. Cantos para se brincar em roda, para dar as boas vindas aos que estão chegando, para manter viva a criança em nós. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.


16/07 (quarta)

Histórias no Jardim: Pé de Sonho e outras histórias, com gRUPO êBA!

Família MAM + Férias com o MAM + Arte e Acessibilidade

Horário: das 15h às 16h

Local: Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana

 

A série de vídeos Histórias no Jardim, presente na exposição Jardim do MAM no Sesc, convida o público para uma relação do lúdico e do brincar com as obras do Jardim de Esculturas, com narrações de histórias e apresentações musicais. Nesta atividade, o gRUPO êBA! contará a história de uma menina que começou a sentir uma coceirinha na cabeça. Ela coçava, coçava, e não sabia o que era. Sua mãe disse que devia ser um bichinho que fica andando no couro cabeludo. Mas olhou fio por fio, e nada. Afinal, o que será que está causando essa coceirinha toda? Assim começa a história Pé de Sonho, que será apresentada junto de outras tantas histórias e brincadeiras numa proposta bilíngue, onde tudo deve fazer sentido para aqueles que ouvem e que não ouvem. Para isso, os gestos, ritmos corporais, vibrações e recursos visuais são usados e abusados, para que todos possam participar.

 

Grupo Êba nasceu em 2012, com o objetivo de proporcionar um novo tipo de encontro entre culturas. As histórias, brincadeiras e músicas transformaram-se em instrumentos para chegar até as crianças, levando leitura, alegria e muita imaginação. É formado por Amanda Lioli, pedagoga e intérprete de LIBRAS, Brunna Talita, contadora de histórias e educadora e Li Albano, psicóloga social e percussionista, além de contar com a participação de artistas surdes.
 

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.


18/07 (sexta)

Las Manas e a Despedida, com Trupe Las Manas

Família MAM + Férias com o MAM

Horário: das 15h às 16h

Local: Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana

 

Las Manas e a Despedida conta a história de duas palhaças, Picolé e Barnabéia, grandes companheiras que vivem juntas há muito tempo. Quando Picolé decide viajar e explorar o mundo, Barnabéia faz de tudo pra que ela fique mais um pouco, com medo da falta de Picolé. O espetáculo explora frustrações e emoções humanas através da relação das palhaças, com as quais o público se identifica e se diverte. Misturamos técnicas circenses de acrobacias e malabares que contribuem para a estética lúdica e corporal do espetáculo.


A Trupe Las Manas foi formada em 2018 nas Oficinas Culturais de Mauá, com foco nas relações femininas na palhaçaria. Como encerramento do Núcleo de Pesquisa, apresentaram números baseados em esquetes clássicas. Em 2019, receberam apoio do Edital FAFC Mauá e criaram o espetáculo “Las Manas e a Despedida”, que circularam pela cidade. Em 2020, foram apoiadas pelo Programa VAI para criar “Las Manas e o Apocalipse”, com uma equipe técnica exclusivamente feminina. Em 2021, continuaram pelo Programa VAI, promovendo “Las Manas e o Apocalipse” e “Cortejo das Manas” em ocupações de São Paulo. Em 2022, decidiram criar “Las Manas à Obra”, explorando trabalhos considerados masculinos por mulheres palhaças, e receberam apoio para uma Mostra de repertório em espaços periféricos.
 

Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.


19/07 (sábado)

“Figuras Tecidas”: espetáculo de dança na exposição Jardim do MAM no Sesc, com CRIA Cia de Dança

Família MAM + Férias com o MAM

Horário: das 16h30 às 17h30

Local: Sesc Vila Mariana
 

Espetáculo interativo e itinerante em que três dançarinas e uma musicista propõem interações com o público enquanto se movem pelo espaço. Um jogo cênico em que figuras misteriosas começam a surgir, trazendo narrativas que se constroem junto à plateia - convidada a se mover e brincar -, numa conversa estabelecida entre os corpos. 

No primeiro momento, uma atmosfera de mistério acontece conforme essas figuras surgem. Aos poucos, os corpos das dançarinas são desvelados, gerando curiosidade e surpresa: "Quem são vocês?" - Ouve- se do público. Corpos e tecidos vão sendo moldados, formando figuras que convidam o público a imaginar criaturas, conduzindo-o pelo espaço por meio de brincadeiras até chegarem no espaço final onde dança, brincadeira e música favorecem uma experiência corporal estética, criativa e divertida.

 

CRIA Cia de Dança é formada pelas dançarinas Beatriz Miguez e Larissa Pretti, e desenvolvemos um trabalho em DANÇA voltado à PRIMEIRA INFÂNCIA. Fundamos a CRIA depois que nos tornamos mães. Nós duas tínhamos uma vasta experiência como educadoras e a maternidade despertou em nós um desejo de mergulhar em uma pesquisa profunda sobre a movimentação dos bebês, a relação destes com seus cuidadores e sobretudo, as possibilidades de criação em dança para e com esse público, já que acreditamos nos bebês como sujeitos de suas próprias histórias. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

20/07 (domingo)

Jacking Baile: A Festa, com Nós D'água Companhia de Dança

Domingo MAM

Horário: das 14h às 17h

Local: Sala Corpo e Artes do Sesc Vila Mariana

O projeto consiste em uma celebração à Cultura House, que tem como característica música com batidas eletrônicas, feita ao vivo objetivando o fomento à cena House brasileira de maneira autêntica e a reconexão do House com sua ancestralidade negra.


A Nós D'água surge como uma companhia de dança que organiza-se a partir de pensamentos e estéticas culturas negras, composta por Eduardo Reis e Gisoul. Apresentaram se no projeto Dança nas Bordas, Conexões Diretas e SENAC São Bernardo do Campo com a pesquisa em processo "Nosso Quintal", ministraram aulas de dança evento "Kizomba" e no Núcleo de Dança Dany Gomes e de escrita de projetos culturais na Casa Preta Hub e, juntos, ganharam prêmios como o Festival Ubuntu e o X Prêmio Denilto Gomes de Dança e desenvolveram o projeto Jacking Baile em formato de performance na Casa das Rosas e no formato Festa na Casa de Cultura São Rafael, Centro de Referência da Dança - CRD, Centro Cultural do Grajaú - CCG e o MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo). Em 2025 realizaram a primeira edição do Festival PerifaHouse contemplado pelo VAI1-2024 e iniciaram sua primeira turnê internacional. 

Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.


 

26/07 (sábado)

Jardins imaginários, com Maria Ferreira

Família MAM + Férias com o MAM + Arte e ecologia

Horário: das 16h30 às 18h

Local: Ateliê da exposição Jardim do MAM no Sesc, no Sesc Vila Mariana

 

Nesta oficina de criação de objetos tridimensionais, o público será convidado a pensar e construir coletivamente os jardins que povoam a nossa imaginação e desejos de uma cidade para as pessoas.

 

Maria Ferreira é educadora, produtora cultural e fotógrafa. Possui licenciatura em História e é pós-graduanda em Psicopedagogia: atuação em contextos educativos pela PUC-MG. Atua a quinze anos em instituições culturais como Itaú Cultural, Espaço Cultural Porto Seguro, CCBB e unidades do SESC-SP. Na educação, desenvolve pesquisa sobre o potencial da prática lúdico-construtiva na mediação das linguagens artísticas, elaborando materiais educativos, publicações, oficinas, proposições e vivências. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

27/07 (domingo)

Karaokê: Jardim do MAM no Sesc, com MAM Educativo

Domingo MAM

Horário: das 16h às 18h

Local: Sala de Jogos do Sesc Vila Mariana

 

O MAM Educativo convida o público a soltar a voz em uma playlist inspirada na temática da exposição Jardim do MAM no Sesc. 

Atividade presencial e gratuita, para todos os públicos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

29/07 (terça)

Histórias no Jardim: A onça e o fogo, com Cristino Wapichana

Família MAM + Férias com o MAM

Horário: das 15h às 16h00

Local: Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana

 

A série de vídeos Histórias no Jardim, presente na exposição Jardim do MAM no Sesc, convida o público para uma relação do lúdico e do brincar com as obras do Jardim de Esculturas, com narrações de histórias e apresentações musicais. Nesta atividade, Cristino Wapichana narra a história do seu livro A onça e o fogo, que resgata uma história indígena do povo Wapichana. O duelo entre a onça e o fogo é travado em um tempo fantástico, cheio de perigos e aventuras.

 

Cristino Wapichana (Boa Vista, RR, 1971) é contador de histórias, escritor, músico, compositor e produtor cultural. Artista indígena, utiliza-se de sua familiaridade com as palavras e a música para disseminar histórias, saberes e heranças dos povos originários, reforçando a importância dessa população para a formação da sociedade brasileira. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

30/07 (quarta)

Oficina de Gumboot Dance com Pâmela Amy

Família MAM + Férias com o MAM

Horário: das 15h às 16h30

Local: Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana


O Gumboot Dance nasceu no final do século 18 para o século 19 nas minas de ouro e diamante da África do Sul. A princípio, era utilizado como forma de se comunicar, pois nesses lugares haviam pessoas de várias partes do continente africano. Este código era utilizado contra os perigos iminentes, além de um método de organização entre os trabalhadores. Desta língua nasceu uma dança percussiva que traz em suas palavras um manifesto.



Pâmela Amy, 30 anos, bailarina, pesquisadora, ensaiadora e coreógrafa. Iniciou sua trajetória artística no Núcleo de Dança Pélagos, na qual participou dos espetáculos Volúpia, Garimpo e Y Kissa. Após isso, entrou na companhia de dança africana Gumboot Dance Brasil, participando dos espetáculos Yebo, Subterrâneo e Elevados como intérprete e ensaiadora. Formou um grupo de mulheres na pandemia "Gesto circular e a força do útero", específico para estudar as questões do sagrado feminino no Gumboot Dance, com aulas semanais e online. A bailarina iniciou, em 2018, a pesquisa do solo 'Matrizes Que Habitam Em Mim'. Neste mesmo ano criou o grupo 'Troca e Vivência' com mulheres LGBTQs, mães solo e periféricas de São Paulo e região metropolitana, encontro que deu início ao grupo de estudo em dança Gesto Circular, lançado em 2020. O grupo pesquisa sobre a força do útero nas danças africanas e afro-brasileiras, tais como Djole, Kakilambe, Kuku entre outras. Na sequência, formou um grupo de mulheres específico para estudar as mesmas questões do sagrado feminino no Gumboot Dance, com aulas semanais e online. No ano seguinte, 2021, criou o programa ao vivo no Instagram, Tô de Lua, no qual entrevista mulheres LGBTQs, mães solo e periféricas, que contam sobre suas vidas e trajetória artística. Além disso, lançou a coleção de roupas Intuitiva, pelo seu brechó Fika Dika, no qual ressignifica e customiza peças descartadas ou doadas.
 

Atividade presencial e gratuita, para crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

 

Serviço:

Julho com o MAM Educativo

Período: 5 a 30 de julho de 2025

Confira a agenda na íntegra também em Link
  


MAM São Paulo
instagram.com/mamsaopaulo/
facebook.com/mamsaopaulo
youtube.com/@mamsaopaulo/
twitter.com/mamsaopaulo/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados