Pesquisar no Blog

sábado, 28 de junho de 2025

Escola em Fortaleza cria jogo de tabuleiro para ensinar sobre o combate ao abuso sexual infantil

Projeto pedagógico da TreeHouse trabalha o tema com linguagem acessível e abordagem lúdica

 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPS), em 2024 foram registrados mais de dois mil crimes sexuais, sendo 42% das vítimas crianças com até 11 ano. Em resposta aos dados alarmantes, a TreeHouse, escola bilíngue em Fortaleza, desenvolveu um jogo de tabuleiro educativo com o objetivo de conscientizar as crianças sobre prevenção ao abuso sexual. A iniciativa faz parte de um projeto pedagógico mais amplo, que envolve contação de histórias, atividades em sala de aula e o uso do livro Pipo e Fifi, ensinando proteção sexual contra violência sexual como base para o trabalho de sensibilização.

 

A psicóloga e diretora da TreeHouse, Bárbara Porro, explica que o projeto surgiu a partir de uma situação real envolvendo uma criança vítima de abuso no entorno da escola. “A gente começou a se questionar como poderíamos trabalhar isso com as crianças. Os dados são surreais. No Brasil, uma criança é estuprada a cada oito minutos. Pensamos então em como desenvolver um projeto que criasse conscientização de forma acessível e eficaz”, relata.

 

Segundo Bárbara, o jogo foi criado para consolidar, de forma lúdica, os aprendizados adquiridos ao longo das atividades. “Falamos sobre rede de confiança, nome científico das partes íntimas, o direito de dizer não, o toque do sim e o toque do não. O jogo vem com perguntas relacionadas ao que foi trabalhado e os alunos respondem com base no que aprenderam. É uma forma de reforçar o conteúdo sem medo, sem tabu, mas com responsabilidade”, completa.

Além do jogo, o projeto inclui uma cartilha educativa e atividades contínuas voltadas à proteção e autonomia das crianças. Essa é a primeira edição do programa, que já é considerado um sucesso pela equipe pedagógica.

 


TreeHouse
www.treehousefortaleza.com.br
Instagram: @treehousefortaleza



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados