Atividades são oferecidas por escolas para famílias que não podem tirar férias com as crianças ou não têm com quem deixá-las. Mas é preciso também oferecer tempo de descanso e ócio aos pequenos
O período de férias escolares de meio de ano é
aguardado com entusiasmo por crianças e famílias. Mais do que uma pausa na
rotina, as férias representam uma oportunidade de descanso físico e mental, tão
importante quanto o próprio aprendizado. Mas nem todo mundo consegue se
programar para sair de férias em família, ou tem uma rede de apoio de
cuidadores para supervisionar as crianças em casa durante o período.
Nesses casos, os cursos de férias oferecidos por escolas surgem
como aliados para oferecer experiências enriquecedoras, lúdicas e,
principalmente, respeitosas com o tempo e o interesse dos pequenos. Entre os
principais benefícios dos cursos de férias estão o estímulo à socialização, o
combate ao sedentarismo e a possibilidade de explorar novos interesses, como
música, teatro, culinária, esportes ou ciências.
Na opinião da coordenadora
pedagógica do Brazilian International School – BIS, Beatriz Martins, os cursos de férias podem ser uma extensão
natural do processo educativo, com propostas mais leves e focadas em
brincadeiras, atividades físicas e expressão criativa, já que o brincar é a
linguagem da infância.
“Cursos de férias bem estruturados e planejados promovem esse
brincar com intencionalidade, favorecendo o desenvolvimento motor, cognitivo e
emocional das crianças, com leveza e prazer. As atividades devem respeitar o
ritmo das crianças, promovendo a integração com os colegas e ampliando o
repertório cultural e emocional de forma divertida”, afirma Beatriz.
Para as instituições de ensino, os cursos de férias são uma
oportunidade de estreitar laços com os alunos e suas famílias, oferecendo um
ambiente seguro e familiar durante o recesso escolar.
Contudo, além da oportunidade de aprender brincando durante o
recesso, a coordenadora pedagógica da Escola Bilíngue Aubrick, Eloisa Monteiro, aponta que o ócio criativo e o tempo
livre sem atividades planejadas também são muito importantes para o próprio
desenvolvimento dos pequenos.
“É fundamental que a criança tenha pelo menos uma semana de
descanso real, sem compromissos formais. O ócio é produtivo: é nesse tempo que
ela organiza pensamentos, elabora vivências e recarrega as energias para um novo
ciclo escolar”, afirma a coordenadora da Aubrick. Ela lembra que em tempos de
agendas lotadas e excesso de estímulos, encontrar esse equilíbrio entre
descanso e atividades prazerosas nas férias é essencial para que o retorno às
aulas seja vivido com entusiasmo e energia renovada — por crianças, famílias e
educadores.
O desejo da criança também deve ser levado em consideração na hora
da opção de um curso de férias. “É preciso escutar a criança. Às vezes, ela
precisa de mais tempo em casa, de momentos com a família ou de brincadeiras
simples no quintal, sem necessariamente estar em um curso organizado. As
famílias não precisam se sentir obrigadas a preencher cada hora das férias com
atividades programadas”, reforça Eloisa.
Beatriz Martins complementa: “O aprendizado acontece também no
lazer. Uma caminhada no parque, uma visita ao museu, cozinhar junto com os pais
ou cuidar de uma horta são experiências valiosas. A escola pode continuar
presente na vida da criança nas férias, mas sem competir com esse tempo mais
livre e afetivo.”
Opções de cursos de férias
Brazilian International School – BIS (São Paulo - SP) - durante o mês de julho, o Colégio
BIS oferece uma programação diversificada em seu curso de férias, com
atividades que estimulam diferentes áreas do desenvolvimento infantil, sempre
por meio do brincar. Entre as propostas estão oficinas de culinária,
experiências artísticas sensoriais, construção de brinquedos, rodas de música,
gincanas, visitas de personagens, sessões de cinema com pipoca, festas
temáticas, atividades no parque, circuitos motores, além de jogos e
brincadeiras folclóricas que resgatam a cultura brasileira.
A proposta valoriza a interação social, a criatividade, o
movimento e o contato com diferentes linguagens, promovendo vivências lúdicas e
significativas em um ambiente seguro e acolhedor. As atividades são realizadas
em português e inglês, de forma lúdica para que mesmo crianças que tenham pouco
ou nenhuma noção do idioma consigam participar. Os interessados devem se
inscrever pelo link: clique
aqui.
Avenues São Paulo - disponibiliza uma programação especial de cursos de
férias durante os meses de junho e julho, com atividades que estimulam o
pensamento criativo, a autonomia intelectual e a resolução prática de desafios.
As experiências seguem o modelo exclusivo da escola, o currículo World
Elements, baseado em projetos interdisciplinares personalizados de acordo com o
interesse de cada aluno.
Neste ano, os cursos são voltados para estudantes do Ensino Médio
e ganham o nome de “Holiday Labs”. Cada lab tem duração de uma semana e propõe
uma imersão prática em temas contemporâneos, com foco no desenvolvimento de
habilidades essenciais para o mundo real. Os participantes são incentivados a
tomar iniciativa, trabalhar em equipe e construir projetos do início ao fim em
um ambiente colaborativo, dinâmico e com propósito. Os temas disponíveis
incluem: empreendedorismo, artes, música e robótica. Os interessados devem se
inscrever pelo link: clique
aqui.
Além disso, a escola também promove o “Explorers Nature Camp”, um
programa ao ar livre voltado para crianças do Nursery à 5ª série (3 a 12 anos),
aberto tanto para alunos da Avenues quanto de outras instituições. O objetivo é
proporcionar momentos de diversão e aprendizagem em meio à natureza, reforçando
o uso do inglês em um ambiente de imersão linguística. O camp segue a
filosofia pedagógica da Avenues, que valoriza a aprendizagem baseada em
experiências reais e projetos significativos. Os interessados devem se
inscrever pelo link: clique
aqui.
Leitura nas férias: pausa no consumo excessivo de telas
Educadores reforçam o apelo por uma pausa no consumo excessivo de
telas durante as férias escolares. A leitura segue como aliada poderosa no
desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, da linguagem e do
vocabulário, da imaginação e da criatividade, da concentração e da atenção,
além da empatia e do desenvolvimento socioemocional. Para Luciana Gomes,
diretora institucional do Ensino Fundamental I, do Colégio
Visconde de Porto Seguro, de São Paulo, criar
rotinas de leitura desde cedo é essencial para o desenvolvimento integral das
crianças, além de contribuir para os desafios acadêmicos e sociais futuros.
A seguir, confira algumas sugestões de livros infantis, de autores
clássicos e contemporâneos, indicados por faixa etária:
6 anos:
- Kuján e os meninos sabidos, de Ailton Krenak e Rita Carelli: aborda a conexão entre a
natureza e os seres humanos.
- Árvores geniais, de Philip
Bunting: uma obra que fala sobre a importância das plantas em nosso dia a
dia e a cooperação entre as árvores.
- A escolinha do mar, de Ruth Rocha:
uma narrativa sobre amizade e a importância de aceitar as diferenças.
- Chapeuzinho Vermelho e o boto-cor-de-rosa, de Cristina Agostinho: um livro de aventura e diversidade
cultural, a partir da clássica história Chapeuzinho Vermelho, em uma
versão bem brasileira.
7 anos:
- Madeline Finn e Bonnie, de Lisa Papp:
uma temática contemporânea sobre vida familiar e social.
- Socorro em: uma vida nada fácil, de Silvana Rando: narra as aventuras de uma jovem e os desafios
da vida adulta, de forma nada convencional.
- Lamparina, de Rafael
Cabral: uma história sobre amizade, saudade e momentos difíceis, como o
luto.
8 anos:
- Bia na Árvore, de Ricardo Dreguer:
uma obra sobre diversidade cultural, história e cultura afro-brasileira e
africana.
- O mágico de OZ, de L. Frank
Baum: um clássico da literatura sobre família, amigos e importância das
características socioemocionais.
- Kabá Darebu de Daniel
Munduruku: um livro sobre diversidade cultural e indígena.
9 anos:
- A casa na árvore com 13 andares, de Andy Griffiths:
dinossauros voadores, bananas gigantes e até uma sereia – um livro de
fantasia, aventura e humor.
- Meu avô alemão, Martin Wille:
diversidade cultural e tradições dos povos que chegaram ao Brasil.
- O black power de Akin, de Kiusam de
Oliveira: um livro sobre diversidade, legado histórico e identidade
racial.
10 anos:
- Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll: um clássico da literatura que inspira
muitas aventuras e reflexões.
- Diário de Pilar na Amazônia – Urgente, de Pequena Zahar, um livro de aventuras sobre a importância
da preservação do planeta.
- O Jardim Secreto, de Flávia Lins
e Silva, é uma obra sobre o poder transformador da magia, da natureza e da
amizade.
- Vila Ventura, de Rosana
Rios: mistério e suspense sobre a natureza humana e suas escolhas pessoais
De 6 a 10 anos:
- Natureza fora da caixinha, de Juliana Gatti Pereira Rodrigues e Beth P. Rodrigues, um
livro sobre bem-estar e contato com a natureza.

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