Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Para além do samba: Carnaval também é sinônimo de Churrasco

Banco de imagens
A paixão dos brasileiros é notada através do aumento de solicitações para churrasqueiros em domicílio 


Seja uma reunião de amigos, família ou depois de uma partida de futebol em um feriado de sol, o famoso “churrasquinho” é uma opção sempre bem-vinda na mesa dos brasileiros. Os acompanhamentos -e até mesmo os tipos de carnes- podem variar segundo gostos e a cultura de cada estado, mas o churrasco continua sendo uma preferência nacional.


De acordo com a consultoria Kantar, depois de 2020, a recuperação deste hábito foi rápida. Já em 2022, o consumo havia subido 27%. Apesar dessa preferência ser maior em São Paulo e Rio de Janeiro, até 15% dos brasileiros preferem fazer essa refeição em casa. 

Ainda que o preço da protagonista sofra constantemente com inflações, a carne segue no prato dos brasileiros..A Consultoria Cogo Inteligência Agro apontou que em 2024, podemos ter atingido o auge do consumo, chegando a quase 103 kg por pessoa. Também se previa que a produção de carnes no Brasil atingiria 30,8 milhões de toneladas na safra 2023/2024, um crescimento de 2,7% em comparação com a produção anterior. 

Os cortes favoritos são, efetivamente, os mais conhecidos no churrasco, como filé mignon, a picanha, maminha e costela. Esses dados refletem a forte tradição do churrasco na cultura brasileira e indicam uma tendência de crescimento contínuo no consumo de carnes em eventos sociais e familiares. Mas o sucesso desse almoço depende de outro fator importante: o churrasqueiro.

 

Profissão: churrasqueiro profissional

Para oferecer uma refeição de qualidade, na qual nem os clientes e nem os convidados tenham que se preocupar com nada, o serviço de churrasqueiro em domicílio tem ganhado cada vez mais espaço. 

Nele, o profissional se desloca até o local do evento, com seus materiais e prepara todo o churrasco. Ele também pode ficar responsável pela compra das carnes, temperos, porcionamento das carnes e até mesmo dos acompanhamentos. O objetivo é justamente garantir a qualidade do churrasco, além de oferecer conforto e uma experiência personalizada.

 

Quando custa contratar um churrasqueiro?

E se você está se perguntando qual o valor necessário para desfrutar de um churrasco profissional na sua casa, saiba que cada churrasqueiro irá estabelecer uma forma de precificar seu trabalho. Existem aos que oferecem um valor por cardápio, outros um valor fechado para o evento, porém o mais comum é encontrar valores por hora.
 

Os preços são os mais variados. Segundo a plataforma de serviços, Cronoshare, é possível encontrar valores a partir de R$ 45 até R$ 120 por hora de evento. Tudo dependerá do acordo com o churrasqueiro, do cardápio escolhido e do deslocamento até o local. Locais mais remotos ou de difícil acesso podem ter um acréscimo.


Demanda por profissionais churrasqueiros

A conexão entre clientes e profissionais especializados foi facilitada pelas plataformas de serviço, tornando a contratação de churrasqueiros a domicílio mais rápida e acessível. Se antes era visto como algo de alto custo, hoje é possível localizar churrasqueiros em quase todas as regiões brasileiras e negociar diretamente os termos do serviço. 

Somente no mês de fevereiro, entre 2021 e 2024, a plataforma Cronoshare, recebeu uma média de mais de 600 solicitações de churrasqueiros em domicílio. Um mês particularmente bom para os profissionais dedicados ao setor. 

A oferta crescente desses serviços e a presença de plataformas dedicadas sugerem um mercado em desenvolvimento, impulsionado pela tradição do churrasco nas reuniões sociais brasileiras, principalmente em feriados como o Carnaval (que está logo ali!).

Cronoshare
www.cronoshare.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados