Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Lugares lotados, música alta e fadiga corporal: O efeito da maratona de carnaval no cérebro


O Carnaval é uma explosão de cores, sons e emoções, mas também pode ser um desafio para o cérebro humano. Segundo o neurocirurgião e neurocientista Dr. Fernando Gomes, professor livre-docente da FMUSP, a maratona carnavalesca pode sobrecarregar o sistema nervoso, levando à exaustão mental e física. 

“O que acontece é que durante o Carnaval, a liberação de dopamina, neurotransmissor ligado ao prazer e à motivação, está em alta. Entretanto, essa estimulação contínua pode levar ao esgotamento cerebral, resultando em fadiga extrema, oscilação de humor e dificuldades cognitivas nos dias seguintes”, explica o médico que alerta ainda que o cérebro não foi projetado para lidar com um nível tão intenso de interação social e estímulos sensoriais sem pausas adequadas. 

A neurociência mostra que ambientes lotados exigem um processamento cognitivo extra, pois o cérebro precisa filtrar informações sensoriais e monitorar potenciais ameaças. Essa sobrecarga pode gerar estresse, ansiedade e até dificuldades de percepção do espaço. "Nosso cérebro evoluiu para viver em grupos menores e interagir de maneira mais controlada. Quando estamos imersos em uma multidão, nosso sistema de alerta fica hiperativado, demandando mais energia", esclarece o neurocientista. 

Para curtir a folia sem esgotamento mental, Dr. Fernando recomenda algumas estratégias como fazer pausas regulares durante a festa para diminuir a intensidade dos estímulos e manter a hidratação e alimentação balanceada para equilibrar os níveis de energia evita quedas bruscas na disposição. Além disso, a dica de ouro do médico é manter o sono reparador e tentar dormir bem entre um dia de folia e outro ajuda na recuperação do cérebro. 




Dr. Fernando Gomes - Professor Livre Docente de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas de SP com mais de 2 milhões de seguidores. Há 12 anos atua como comunicador, já tendo passado pela TV Globo por seis anos como consultor fixo do programa Encontro com Fátima Bernardes (2013 a 2019), por um ano (2020) na TV Band no programa Aqui na Band como apresentador do quadro de saúde “E Agora Doutor?” e dois anos (2020 a 2022) como Corresponde Médico da TV CNN Brasil. Atualmente comanda seu programa Olho Clínico com Dr. Fernando Gomes semanalmente no Youtube desde 2020. É também autor de 9 livros de neurocirurgia e comportamento humano. Professor Livre Docente de Neurocirurgia, com residência médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é neurocirurgião em hospitais renomados e também coordena um ambulatório relacionado a doenças do envelhecimento no Hospital das Clínicas.
drfernandoneuro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados