Visitantes farão uma viagem no tempo por meio das mais de 50 motos em exposição; apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio Webmotors, Esfera, Emdia e Santander Brasil, a mostra ficará aberta ao público até 9 de março de 2025
O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, apresenta a exposição
inédita Duas Rodas e Uma Nação,
onde as motos contam a história da paixão brasileira pela vida sobre duas
rodas. Do surgimento da motocicleta e das competições no país até a atualidade,
são mais de 120 anos de memórias, um pouco de nostalgia e muita evolução. A
curadoria é de Carlãozinho Coachman, autor e
coordenador editorial do livro Duas rodas e uma nação, diretor do Centro
Cultural Movimento, em Socorro – SP. A mostra fica em exibição nos
andares 20º e 19º e no hall até 09 de março de 2025.
“A mostra traz para o Farol Santander a visão
cultural sobre essa atitude de liberdade que as motos oferecem aos seus
apaixonados usuários. Ao nos aprofundarmos sobre a história da motocicleta, nos
deparamos com fatos pouco conhecidos como, por exemplo, a criação, em 1895, na
Alemanha, da primeira motocicleta do mundo”, comenta Maitê Leite,
Vice-presidente Executiva Institucional Santander.
Das primeiras bicicletas com motor, que rapidamente
perderam os pedais e receberam motores cada vez mais potentes e maiores,
garimpar e selecionar motos e objetos que retratem mais de 100 anos de história
da motocicleta no país, não é tarefa das mais fáceis. Soma-se a isso, uma vasta
coleção de documentos e retratos de época, de quem vivenciou as mudanças, bem
como lembranças e recortes de uma rica história deixada por aqueles que já se
foram. Detalhes que colocam o visitante em pé de intimidade com os personagens
retratados e os faz sentir as mesmas emoções relatadas, seja este um amante das
duas rodas ou não.
“O brasileiro é um povo afeiçoado às duas rodas e
faltava uma mostra dessa magnitude no Brasil. Afinal, temos um grande mercado
consumidor, pessoas que carregam muita história em suas motos, relatos que
poderiam ser compartilhados e registrados para as futuras gerações. Esta é a
realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com
meu pai, Carlão, que infelizmente não poderá ver sua conclusão, mas que esteve
presente em parte dos desafios, me inspirando a fazer acontecer, assim como
tantos amigos e parceiros que subiram na garupa nesta jornada.”;
comenta Carlãozinho Coachman, curador da mostra.
Foi feita uma compilação de acervos familiares,
fatos históricos e principalmente de pessoas, sem as quais esta exposição não
poderia existir. Foram selecionadas as mais importantes coleções de motos do
país, relíquias guardadas a sete chaves que nutrem uma paixão inexplicável por
estes veículos, e que agora estão ao alcance de todos.
A mostra aborda ainda a trajetória de grandes nomes
do nosso motociclismo: Alex Barros, André Azevedo, Denísio Casarini, Edgard
Soares, Jorge Negretti, Moara Sacilotti, Nivanor Bernrdi, Rafael Paschoalin,
Walter Tucano Barchi, além da família Carmona e os irmãos Tognocchi, e tantos
outros fundamentais para que a categoria se expandisse e ganhasse o mundo.
Os visitantes terão ainda a oportunidade de
interagir com recursos multimídia, núcleos imersivos e sensoriais desenvolvidos
pela Nation Produções. Como as instalações que simulam a partida de uma
motocicleta e uma experiência única com vista de dentro de um motor em
funcionamento, além de espaços instagramáveis, exibição de filmes e uma
projeção 360º.
“Criamos uma experiência que vai além do comum,
conectando os visitantes não apenas com a mecânica, mas também com os contos
emocionantes que cada motocicleta carrega. É uma imersão completa em sons,
imagens e histórias que tocam e inspiram.”, Edu
Sallouti, Nation Produções.
Destaques 20º andar – uma
viagem (de moto) pela história
Largamente vistos em filmes de época, como parte da
indumentária básica do motociclista, os visitantes se deparam com alguns
capacetes inusitados. Como uma touca de algodão do início do século XX e um
gorro em pelo com óculos de cristal, ambos acessórios utilizados para pilotar
em um tempo em que sequer existia legislação ou normas quanto ao assunto. Bota
e capacete utilizados na conquista de Edgard Soares em Buenos Aires (Argentina)
em 1950, um quadro com numeral costurado à mão por sua esposa, e ainda a foto
de mais uma vitória em 1953.
Integram a mostra neste andar as motocicletas
europeias: Royal Enfield Origen (1901), Alcyon (1908), Triumph P (1928), BMW R
16 (1930), Norton M 30 (1936), Norton Manx (1950), Matchless G80 (1948), Monark
Jawa (1957). Também algumas motonetas, como os modelos Lambretta e Vespa M40 e
ainda, uma atração imersiva com projeção 360º e simulação de partida de uma
motocicleta.
A chegada das motocicletas ao Brasil é um capítulo
intrigante e ainda pouco explorado de nossa história automobilística. Embora
muito se saiba sobre a introdução dos primeiros automóveis, inclusive pelos
esforços da família Santos Dumont, a trajetória das motocicletas envolve um
pouco mais de mistério. Nos primeiros anos do século XX, registros do
desembarque de motocicletas no país surgiam nas seções de classificados de
jornais, reflexo de uma sociedade que já via a novidade com certo fascínio,
mesmo que ainda não formalizada. As motos chegavam importadas, eram vendidas
usadas e não havia um comércio estabelecido.
Ao longo da história, a motocicleta no Brasil se
transformou de objeto de luxo, em símbolo de cultura e resistência popular, com
exemplares preservados por colecionadores e entusiastas que mantêm viva a
memória dos pioneiros e de suas máquinas. A rica história do motociclismo
brasileiro é, acima de tudo, uma narrativa sobre paixão, transformação e
inovação, um legado que persevera até os dias atuais.
Destaques 19º andar – o
paraíso da competição e um mercado em transformação
A motocicleta é acima de tudo uma expressão do
espírito humano. Quando a competição surgiu — e dizem que a primeira corrida
aconteceu assim que a segunda moto foi criada—, trouxe heróis que transcendem
gerações. No Brasil, existem ícones imortais, cujas histórias o público poderá
conhecer.
Estarão na exposição: motores de 2T e 4T, a
combustão ou em uma moto mais “futurística” dotada de motor elétrico; modelos on
e off
road, dos tempos em que a velocidade máxima de algumas delas é
facilmente atingida apenas na primeira marcha dos modelos atuais; as Yamaha TZ
350 (1976) – Adu Celso, TZ 750 – Edmar Ferreira, TZ 250 Daytona, TZ 350 —
Lucilio Baumer; Yamaha MX 250 – Nivanor Bernardi e a Yamaha YZF 450 Rally
Sertões (2022) – Moara Sacilotti. Vale mencionar as Honda CB 550 Fórmula G, CB
750 K0, Honda RCB 1000, Honda CG 125 FH (1978) e Honda CG 150 – a moto do boy.
Contrastando com tantos modelos clássicos, estará em exposição a Honda CBR 1000
RR-R, moto utilizada atualmente por Eric Granado, além de macacão, capacete,
bota e troféu do piloto nas competições FIM MotoE e SuperBike Brasil.
Serão exibidos também: um grande acervo de
capacetes que, lado a lado, oferecem um panorama da evolução dos acessórios de
segurança, que inclusive já foram item opcional no passado; macacão utilizado
pelo piloto Alex Barros ainda criança (1978); troféu Netinho Daytona (1983);
placas da primeira participação e primeira vitória brasileiras no Dakar,
respectivamente em 1988 e 1991; capacete e troféu de Santo Feltrin e Birigui,
conquistado na prova 12 Horas de Brasília; e equipamentos utilizados na
primeira participação de André Azevedo no Rally Dakar.
A exposição oferece ainda, uma obra que representa
a parte interna de um motor, mostrando seu funcionamento visto por dentro,
incluindo sons e vibração, uma experiência sensorial única para os visitantes
interagirem.
Patrocínio: A exposição Duas Rodas e Uma Nação é apresentada
pelo Ministério da Cultura, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei
Rouanet. Conta com o aporte do Santander Brasil, Emdia, Esfera, Webmotors,
Honda e Moto Remaza. Apoio institucional da Associação Brasileira dos
Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares
(ABRACICLO) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Sobre Carlãozinho Coachman
Motociclista desde os 9 anos, passou a vida envolvido com o mundo da
motocicleta. Autor e coordenador editorial do livro Duas Rodas e Uma Nação,
diretor do Centro Cultural Movimento, em Socorro – SP. Idealizou os projetos
MotoStory, BikeStory e assinou trabalhos jornalísticos históricos, como o
documentário Aconteceu em Daytona (1983).
Sobre Nation Produções
Com mais de duas décadas de experiência no mercado
audiovisual, Edu Sallouti e Cassio Pardini lideram a produtora brasileira e
independente de entretenimento e publicidade, especializada em desenvolver,
produzir, co-financiar e comercializar produções audiovisuais originais,
eventos culturais e exposições. Trabalha com diferentes formatos comerciais,
com corpo técnico e artístico que atende tanto o mercado nacional quanto o internacional.
Sobre o Farol Santander São
Paulo - @farolsantander
Desde sua inauguração em janeiro de 2018, o Farol
Santander São Paulo - centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia - já
recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes e chega a sua 57ª exposição, sempre
nos eixos temáticos e imersivos, especialmente pensados para o público.
Construído para preservar o passado, iluminar o
presente e transformar o futuro, o Farol Santander tem atrações que ocupam 18
dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura que, por décadas, foi a
maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
As visitas começam pelo Hall do térreo, que
surpreende com o famoso lustre de 13 metros de altura, pesando mais de 1,5
tonelada, passando pela Loja da Cidade e seguindo até o 26° andar. No Mirante
do 26, o visitante poderá apreciar deliciosos cafés por Mag Café, enquanto
admira uma das vistas mais famosas de São Paulo.
Entre os andares 25º e 26º, arte e natureza se encontram
em uma instalação encantadora. Assinada por Vic Meirelles, o espaço traz uma
homenagem à Primavera, que será adaptada a cada estação do ano. Do 24° ao 19°
andar estão as galerias de arte que recebem exposições temporárias,
apresentando trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais.
Do 6º ao 2º andar, no Espaço Memória, os visitantes
podem conhecer a história do prédio e da própria cidade de São Paulo. Esses
andares preservam mobiliário original, executado pelo Liceu de Artes e Ofícios,
expostos nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas
sonoramente para simular o funcionamento de uma instituição bancária na
primeira metade do século XX. Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360°,
feita pelo artista brasileiro Vik Muniz exclusivamente para o Farol Santander
São Paulo.
A recém-inaugurada galeria Memória do 6 (sexto
andar) foi projetada em diferentes núcleos. São pinturas, fotografias, mapas,
desenhos, gravuras, mobiliários bancários, moedas e instalações artísticas. O
inédito ambiente ainda conta com uma reserva técnica para suporte e manutenção
dos trabalhos em exposição. Além disso, foram construídas três salas de reunião
para eventos e atividades diversas, ampliando ainda mais a oferta do Farol
Santander como um ponto de encontro para arte, negócios e cultura.
No subsolo do edifício, onde funcionava o cofre do
Banco, está instalado o Bar do Cofre por SubAstor. O bar é ambientado com as
características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com
carta de drinks especiais e aperitivos.
Outro espaço conectado à gastronomia é a Cozinha do
31 por Accademia Gastronomica, que mantém uma agenda semanal de cursos e aulas
de gastronomia ministradas por renomados chefes de cozinha. E no 28º andar, o
Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga
paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e
portugueses.
Mais um diferencial da instituição é a inusitada
Pista do 21 por Rajas Skatepark, com instrutores homologados pela Federação
Paulista da modalidade indoor. A pista de skate fica localizada no 21º andar do
edifício e pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por
bateria, além de oferecer agendamento de aulas.
Além dos andares culturais e gastronômicos, o
prédio possui dois espaços exclusivos para eventos. No 25° andar, um incrível
ambiente de 400m² decorado com elegante design, o Loft do 25, é um local
sofisticado e contemporâneo que se adapta a diversos formatos de eventos. E, no
8° andar, a Arena do 8 é o espaço ideal para palestras, encontros e debates,
oferecendo equipamentos de áudio e vídeo, além da linda vista para o Vale do
Anhangabaú e Avenida São João.
Santander Brasil e Cultura
O Santander Brasil acredita, investe e promove o
acesso às mais distintas manifestações culturais e a democratização da cultura
para a sociedade. Em 2023, o Banco entrou oficialmente no universo da música,
patrocinando grandes shows internacionais.
Além de patrocinar e promover parcerias com
instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de
M úsica em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes
(PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios
empreendimentos, como os Faróis Santander Porto Alegre e São Paulo, além do
Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.
Serviço: exposição
Duas Rodas e Uma Nação
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do
metrô)
Quando: até 09/03/2025
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Neste fim de ano, o Farol
estará fechado nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro.
Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00 meia-entrada)
Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o
cartão Santander (em até 08 ingressos).
Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando
com o cartão Santander Select (em até 08 ingressos), e prioridade na fila de
entrada para o Farol.
Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp
(vendas também na bilheteria local)
Classificação: livre
Exposição: Duas Rodas e Uma Nação
Realização: Nation Produções
Curadoria: Carlãozinho Coachman
Concepção: MotoStory Brasil
Expografia: Rodrigo Ohtake
Direção: Cassio Pardini
Coordenação: Edu Sallouti
Produção Executiva: Fabia Feixas
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