"Novos tempos pedem um novo planejamento
estratégico". As palavras são de Tarsia Gonzalez, mais de 30 anos de
carreira, especialista em gente e gestão, e que está à frente do Planejamento
Estratégico da Transpes S/A, uma das maiores empresas de logística do país.
O
mundo está diferente e as estratégias ultrapassadas já não funcionam mais.
Hoje, temos a inovação batendo na nossa porta todos os dias, com inteligência
artificial atualizada constantemente. Quem não estiver conectado com a
novidade, com o ineditismo, vai ficar para trás. Por isso, é preciso mudar, é
preciso atualizar, também, a forma de planejar. Afinal, novos tempos pedem um
novo planejamento”.
A
fala acima traduz o espírito que a empresária, conselheira, escritora e
palestrante Tarsia Gonzalez levou para a divulgação dos pilares estratégicos do
planejamento 2025 da gigante Transpes, uma das maiores empresas de logística do
país, com 23 filiais espalhadas pelo país e vencedora, por três anos
consecutivos, do Prêmio Você S/A Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil.
Segundo
Tarsia, o comercial das empresas precisa estar ciente das mudanças, assim como
a área de Recursos Humanos: “a ideia é que a companhia, como um todo, assuma
uma postura futurista, ousada, sem deixar de lado os valores que norteiam seu
crescimento”. Ela elenca três pontos-chave de um planejamento estratégico que
vai preparar as empresas para o futuro:
Primeiro passo: Padronização de Processos
Quando
falamos em padronização, o objetivo é criar uma base estruturada de
precificação e disseminar o conhecimento técnico essencial (tributário, fiscal,
rotas, equipamentos e operações) para toda a equipe. Isso faz com que os times
trabalhem em uníssono, caminhando em busca das mesmas metas e com as mesmas
ferramentas.
E
como conseguie? Tarsia responde: “com a implementação de treinamentos contínuos
e ferramentas que centralizem informações estratégicas, garantindo que o
comercial esteja preparado para atuar com visão consultiva e empoderado com
dados confiáveis˜.
Segundo passo: Alinhamento entre Comercial e Operação
Aqui,
o intuito é garantir a integração fluida entre comercial e operação, eliminando
gargalos na passagem de bastão e criando sincronia no ciclo de captação, venda
e entrega. Esse movimento diminui a chance de erros, atrasos e, especialmente,
ajuda na manutenção da qualidade de toda a cadeia produtiva. Como fazer?
“estruturando rituais de alinhamento (reuniões regulares e check-ins) entre as
áreas para antecipar desafios e ajustar expectativas, assegurando a entrega e
satisfação do cliente”, explica Tarsia.
Terceiro passo: Engajamento do Cliente e Foco na Relação Consultiva
Superar a relutância dos clientes em fornecer feedback (NPS) e fortalecer o relacionamento comercial com posicionamento consultivo e estratégias de engajamento é urgente, em tempos de hiperinformação e inovação constante. Segundo Tarsia, isso se consegue adotando abordagens personalizadas, como follow-ups direcionados, compartilhamento de resultados e construção de propostas de valor claras que demonstrem benefícios tangíveis para o cliente.
Para a especialista, é mais do que hora das companhias brasileiras entenderem que o mundo é o limite, e que só a governança e a padronização, unidas a uma mente aberta para o futuro, pode alavancar o mercado e levar o Brasil a uma outra realidade. “É mais do que tempos de usarmos o conhecimento que já detemos e a qualidade dos nossos processos para levar o nosso país a uma posição inovadora e próspera. Eu acredito, e você?”.
Tarsia Gonzalez - Empresária, escritora e palestrante de sucesso, Tarsia Gonzalez tem mais de 30 anos de experiência em gente e gestão. É acionista do Grupo Transpes S/A, uma das pioneiras em logística do Brasil, na qual foi precursora do processo de Governança Corporativa. O trabalho de Tarsia está focado no tripé *Gestão da Emoção*, *Lideranças para o Futuro* e *Autocuidado para Alta Performance*. É, também, integrante do Conselho deliberativo do InovaBh e do SaúdeBH, projetos pioneiros em forma de Parceria Público Privada (PPP) em Educação e Saúde no Brasil, parte do braço social da Transpes.
https://www.instagram.com/tarsiagonzalez/
tarsia@transpes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário