Se os feriados e pontos facultativos impactam as vendas da sua empresa, confira dicas para proteger e maximizar seus lucros
O segredo para impulsionar o faturamento da sua
empresa está no planejamento antecipado para o novo ano que está por começar.
Isto porque datas comemorativas como Dia das Mães, Black Friday e Natal
representam oportunidades valiosas para alavancar as vendas, tanto no ambiente
físico quanto no digital. E, em um 2025 que será marcado por muitos feriados
prolongados, lojas de shoppings e e-commerces se consolidam como alternativas
essenciais para garantir a lucratividade. Até porque em 2023, o comércio
eletrônico no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões segundo o Observatório do
Comércio Eletrônico Nacional, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria,
Comércio e Serviços (MDIC), já os shopping centers alcançaram R$ 194,7
bilhões conforme divulgou a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping
Centers). O setor segue uma trajetória de crescimento desde 2016, mantendo-se
como uma opção sólida e promissora.
“Se planejar com antecedência permite o melhor
alinhamento entre organização e execução. Além disso, desenvolver campanhas
relevantes e conexão emocional, e alinhá-las em todos os canais de vendas,
sejam físicas ou digitais, é imprescindível para resultados promissores. Aqui
seguimos um cronograma pensado com meses de antecedência, com isso, esperamos
um aumento de 10% no Carnaval, o primeiro momento festivo e de alta
lucratividade de 2025, onde as pessoas buscam por maquiagens para suas
fantasias e cuidados com a pele devido a exposição ao sol”, explica Cândido
Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, rede vegana de cosméticos.
Um calendário planejado deve conter um investimento
contínuo em treinamentos para garantir que as operações possam entregar a
melhor experiência a cada cliente de acordo com o perfil e necessidades de cada
um.
“Na Yes! Cosmetics a estratégia de preparação
começa com, pelo menos, seis meses de antecedência. Planejamos novidades com
foco em lançamentos e na reformulação de parte do portfólio, sempre pensando em
aprimorar a qualidade das fórmulas e das embalagens dos itens. Com isso, ao
longo de 2024, tivemos mais de 30 lançamentos realizados estrategicamente nos
meses de abril, maio, junho, julho, setembro, novembro e dezembro. As
divulgações de cada novidade são com 10 a 15 dias antes da data oficial para
criar criar expectativa, engajar o público e preparar os canais de venda”,
conta Espinheira.
De olho nas tendências
Já para o próximo ano, a demanda por produtos
sustentáveis e de qualidade deve continuar como uma das principais prioridades
dos consumidores. O mercado de cosméticos naturais e veganos continua em franco
crescimento, com previsão de ultrapassar US$ 21 bilhões até 2027, segundo a
MarketGlass. “Este setor exige estratégias cada vez mais focadas em inovação,
além de uma conexão profunda com os desejos e valores dos consumidores, que
buscam não apenas eficácia, mas também responsabilidade ambiental e social nas
marcas que escolhem”, comenta o empresário.
Yes! Cosmetics
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