Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Por trás de cada brinde, há ciência: conheça os gases utilizados nas bebidas de fim de ano


Desde o refrigerante borbulhante até a minimização do estufamento após tomar uma cerveja, gases como dióxido de carbono e nitrogênio são essenciais para a melhor experiência do consumidor final

 

Refrigerantes borbulhantes, espumantes com aquele "pop" e cervejas com espuma na medida certa… Com as festas de fim de ano batendo à porta, é hora de valorizar os pequenos detalhes que fazem a diferença para o consumidor. Por trás de cada bebida que enfeita nossa mesa, gases como dióxido de carbono (CO) e nitrogênio (N) garantem frescor, sabor e muita celebração. A Air Products, líder global em soluções de gases industriais, explica como os processos de inertização e carbonatação são imprescindíveis para a experiência dos consumidores.


O uso dos gases inertes para preservação das bebidas

A inertização e a remoção de OD (Oxigênio Dissolvido), são processos essenciais na produção de vinhos e espumantes. De acordo com Rafael Sarkozi, Engenheiro de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products, esses gases inertes são utilizados para eliminar gases indesejados, como o oxigênio, em diversas etapas de produção e envase. Desse modo, preserva a bebida contra oxidações que possam comprometer o aroma e o sabor.

“Durante o envase, o contato com o oxigênio pode alterar significativamente a qualidade do vinho e do espumante. A inertização cria uma barreira protetora, para que o produto final chegue ao consumidor com todas as características sensoriais preservadas”, destaca Sarkozi.


Carbonatação para efervescência

Já a carbonatação é indispensável para espumantes e cervejas. Nesse processo, o dióxido de carbono é incorporado à bebida, criando a característica efervescência, trazendo uma experiência sensorial única.

“Nos espumantes, o CO é responsável pelo perlage — as finas bolhas que conferem elegância à bebida. Já nas cervejas, a carbonatação contribui para a formação do colarinho”, explica Sarkozi.

Segundo o especialista, o uso de uma mistura de nitrogênio e CO², nos chopes, trazem uma melhor qualidade sensorial a bebida, contribuindo também para a qualidade e a durabilidade das bebidas. “Isso porque minimiza o efeito de estufamento que pode afetar a experiência do consumidor”.

Portanto, quando você levantar sua taça neste fim de ano, pode brindar também à ciência que ajuda a tornar tudo mais especial. “Seja na ceia de Natal ou no seu Ano Novo, a Air Products está presente, oferecendo ao mercado de bebidas os melhores gases para que cada brinde e momento sejam únicos. Como líder em soluções de gases industriais, seguimos unindo a ciência a celebração”, conclui.


Air Products


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados