73%
dos entrevistados no estudo tiveram contato superficial ou nulo com tecnologia
durante a educação básicaFreepik
Atualmente, alguns conhecimentos vêm ganhando um grau de importância diferenciado na vida da população, e, entre eles, estão os que envolvem o uso de tecnologias. No entanto, nem todos os brasileiros tiveram contato com disciplinas da área no seu tempo de escola, e a maioria teve que encontrar suas formas individuais de aprendizagem.
Uma pesquisa realizada pela DataCamp, plataforma de
cursos online de tecnologia e dados, revelou que, de forma geral, o
conhecimento dos brasileiros na área não parte da educação básica, pois 73% dos
entrevistados no estudo tiveram contato superficial ou nulo com tecnologia
durante a escola.
O futuro das escolas (ou as escolas do futuro)
Uma vez que grande parte da população não teve contato
com o uso de tecnologias e interpretação de dados na escola, é inevitável
refletir sobre como esse cenário pode ser diferente em alguns anos. Uma
discussão já bastante presente trata sobre os desafios da inserção da
inteligência artificial nas salas de aula, especialmente pelo uso
indiscriminado de ferramentas como o ChatGPT por parte dos alunos.
Neste contexto, os entrevistados foram convidados a imaginar como estará o futuro da educação em dez anos, e o ponto que aparece com grande destaque está realmente ligado ao maior uso da inteligência artificial entre alunos e professores (75%). Também foram citados a substituição de livros e cadernos por tablets e notebooks (51%) e o aumento de aulas online em detrimento das presenciais (41%).
Martijn Theuwissen, COO do DataCamp, reflete sobre o uso
de tecnologias nas escolas. “Se aproximar de novas tecnologias e transformá-las
em aliadas não é uma tarefa fácil. O importante é perceber que a mesma energia
que é utilizada ao se negar as novidades tecnológicas é aquela que pode te
colocar no caminho de compreendê-las. As ferramentas já estão aí, então é
importante buscar — através de livros, cursos, profissionais capacitados — a
sua melhor forma de aprendizagem, para estar por dentro de conhecimentos que,
no fundo, realmente podem ajudar”, completa Theuwissen.
O jeitinho brasileiro
Mesmo em um cenário em que, de forma geral, a população
não possui uma bagagem de conhecimento escolar em tecnologia, lidar com
aparelhos eletrônicos, aplicativos ou inteligências artificiais não parece ser
um grande desafio para os brasileiros, pois 89% dos entrevistados afirmam ter
facilidade no contato com novas tecnologias.
Dentro dessa grande parcela de respondentes, 52% avaliam
sua relação com a tecnologia como excelente, destacando que, de forma geral,
aprendem sozinhos e com facilidade, enquanto os outros 37% admitem que, mesmo
tendo facilidade, às vezes precisam de alguma orientação no início do contato
com alguma novidade. Apenas 10% consideram ter dificuldade e reconhecem levar
algum tempo para aprender de forma efetiva.
“O brasileiro é um povo muito atento às novidades, e sua presença na internet é muito expressiva e notável em todo o mundo. Esse interesse faz com que a população não fique para trás quando falamos em novidades no segmento — pelo contrário. Mesmo que o entendimento da tecnologia não seja passado da forma mais tradicional, pode-se perceber que a necessidade e a curiosidade fazem com que as pessoas encontrem sua própria forma de aprender”, reflete Theuwissen.
Como superar as limitações
É normal que não se domine algumas áreas de conhecimento sem grandes prejuízos no dia a dia, mas esse não é o caso do contato com as tecnologias e os dados. Existem dificuldades rotineiras que os brasileiros acabam enfrentando por não entenderem alguns pontos que estão dentro dos âmbitos desses saberes.
Entre as principais dificuldades estão: limitações em atividades cotidianas, como realizar compras online, utilizar bancos digitais ou fazer agendamentos de consultas (59%); desconhecimento em segurança digital (58%); dificuldade no uso de aplicativos de transporte ou de redes sociais (51%), e falta de confiança ao utilizar ferramentas no trabalho ou em estudos (46%).
Para superar as dificuldades, as estratégias que os entrevistados avaliam como mais eficazes para desenvolver habilidades em tecnologia e dados são assistir a vídeos na internet (53%); participar de projetos extracurriculares ou clubes de tecnologia (52%), e realizar cursos por conta própria (48%).
“Mais uma vez, podemos perceber algumas dificuldades que
são enfrentadas por parte da população pela falta de domínio de algumas
ferramentas que, muitas vezes, são relativamente simples. Para a resolução de
dúvidas e aprofundamento de conhecimentos, a busca por cursos é uma ótima
opção. Eles podem combinar diferentes abordagens, como tutoriais em vídeos,
aprendizagem interativa e realização de projetos que irão consolidar de forma
duradoura a compreensão dos conteúdos”, analisa Theuwissen.
Metodologia
Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes sociais.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.
Data de coleta: entre os dias 29 de outubro e
03 de novembro de 2024.
https://www.datacamp.com/pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário