Candice Pascoal
aponta a importância da mobilização social de maneira inclusiva e explica
porque está investindo no Dia de Doar para tornar a doação individual mais
popular no país este ano
No próximo dia 29 de novembro é celebrado o Dia de
Doar, que tem como objetivo promover a generosidade e solidariedade, por meio
da conexão de pessoas com causas, incentivando-as a doarem. O Dia de Doar faz
parte de um movimento mundial conhecido como #GivingTuesday, que teve início nos
Estados Unidos em 2012, sendo realizado sempre na terça-feira após o Dia de
Ação de Graças.
O Dia de Doar é fundamental para propagar doações e
despertar o espírito filantrópico na sociedade. Para além do elitismo por trás
das tradicionais ações de filantropia, é importante que o maior número de
pessoas apoiem causas sociais, independente do valor doado. É por isso que a Kickante, principal e mais completo marketplace para financiamento de projetos e
arrecadação de doações financeiras, resolveu ousar e oferecer doações a partir
de R$ 5,00 na plataforma, justamente para furar a bolha e permitir que cada um
doe o valor de acordo com a sua realidade financeira.
No contexto de doações, os Estados Unidos, é um dos
países que mais se destaca pela generosidade da comunidade junto às ações
sociais, atingindo US$ 485 bilhões em doações em 2021, 4% a mais do que o
recorde de US$ 466 bilhões contribuídos em 2020, segundo dados da Faculdade de
Filantropia da Família Lilly da Universidade de Indiana. Já no Brasil, a
pandemia acabou por impactar o fluxo de contribuições, tanto a doação em
dinheiro, quanto a de bens e tempo. Dados da Pesquisa Doação Brasil, coordenada
pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), mostram
uma queda no número de pessoas que fizeram algum tipo de doação entre 2015 e
2020, a porcentagem saiu de 77% para 66%.
Como forma de mudar esse cenário, Candice Pascoal, fundadora
e CEO da Kickante, explica que a sua empresa apoia de
forma literal o movimento Dia de Doar, tendo como foco estimular cada vez mais
a participação da sociedade. Hoje, por meio da plataforma Kickante, são mais de
100 mil campanhas e R$ 300 milhões captados, tanto com recorrência e assinaturas,
matchfunding e doação pontual. A Kickante é reconhecida por bater grandes
metas, e a próxima é de R$1 bilhão de reais para o Brasil.
Segundo Candice, o objetivo principal não são só
grandes doações, mas principalmente grandes participações, ou seja, que a
sociedade como um todo esteja inserida em apoiar causas em que acredita. Desta
forma, ganha tanto quem doa, quanto quem recebe. E por essa razão, Candice
investiu toda a sua carreira para mudar para sempre o cenário das doações no
Brasil.
"Atuo há 16 anos no meio de captação de fundos
no mercado global, e há 9 anos lancei a Kickante no Brasil com o propósito de
trazer tudo que sei sobre métodos de captação para o mundo online brasileiro. E
tem dado muito certo. A Kickante é detentora da maior mobilização de doação
digital do país, com mais de 50 mil brasileiros participando de uma única
campanha, e mais de 2 milhões de brasileiros apaixonados pelo trabalho que
fazemos. Essa é a real força do coletivo, em que tanto acredito", afirma.
No ano passado, o Dia de Doar 2021 conseguiu
impactar mais de 23 milhões de pessoas. A meta estabelecida para esse ano é que
a mobilização seja ainda maior e significativa, especialmente com o avanço dos
bancos digitais e diminuição do número de desbancarizados no país. Com isso, a
Kickante está dando de volta nesse Dia de Doar. As ONGs e causas que lançarem
suas campanhas no canal do
Dia de Doar, terão a taxa Kickante zerada por 15 dias. "É
uma ação ousada, da qual acredito muito. O sucesso dessa iniciativa traçará
metas novas para a empresa", ressalta Candice.
Ainda sobre o Dia de Doar, Carolina Farias, líder
do Dia de Doar, destaca que o movimento existe para ajudar a sociedade e fazer
da doação um hábito na rotina das pessoas. "O Dia de Doar nos faz refletir
sobre como estamos exercendo nosso dever como cidadãos em apoiar instituições
sem fins lucrativos, que trabalham por um futuro melhor. Convidamos a todos
para encontrarem suas causas, fazerem suas doações e inspirarem outras pessoas
a participar da ação no dia 29 de novembro”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário