Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Vacina contra herpes zóster garante proteção para vida toda e tem eficácia comprovada de até 97%.

"O imunizante está disponível na rede particular e são necessárias duas doses para completar o ciclo vacinal"

 

Nos últimos meses a herpes zóster, no Brasil conhecida como cobreiro, ganhou ênfase por conta do aumento de casos noticiados. A doença é causada pelo mesmo vírus da catapora, que não morre, apenas fica incubado no organismo esperando um momento de fraqueza do sistema imunológico para agir.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade de Montes Claros, nos últimos dois anos, teve um aumento de mais de 35% dos casos da doença, que coincide com o mesmo período da pandemia. Um dos fatores que desencadeia a ação do vírus está ligado ao emocional.

“Com a pandemia, as pessoas tiveram uma queda de imunidade, causada por diversos fatores, entre eles, COVID, estresse, ansiedade, isolamento e até mesmo a falta de vitaminas no organismo, tudo isso torna o ambiente propício para que o vírus seja reativado”, explica Thaís Farias, sócia diretora da AMO VACINAS.

Os principais sintomas da herpes zóster estão relacionados à dermatites, a inflamação leva a uma erupção da pele, acompanhada de pequenas bolhas que são muito dolorosas e incômodas. Além disso, em casos mais graves e que demoram a ser tratados, a doença pode trazer consequências neurológicas ao atingir os nervos da face, olhos e ouvidos, ocasionando paralisia, perda auditiva e visual.

Até o momento, a única maneira de evitar a doença é por meio da vacinação e a AMO Vacinas conta com o imunizante em seu portfólio, ele é indicado a partir de 18 anos de idade, porém, para pessoas acima de 50 anos, pessoas com risco aumentado para desenvolver a doença, assim como pessoas que já tiveram crise de herpes zóster, a recomendação é para receber o mais breve possível as doses. A vacina pode ser aplicada independente de histórico de catapora ou vacinação contra a doença, porém, é contraindicada para gestantes e pessoas fora da faixa etária.

Nos últimos meses, a procura dos brasileiros pela vacina aumentou consideravelmente. “Notamos que muitas pessoas passaram a procurar as clínicas em busca de informação e da vacina após a explosão de casos noticiados, além disso, muitos famosos contraíram a doença e estão divulgando os sintomas como forma de alerta e isso tem ajudado a conscientizar a população sobre a importância dessa vacina”, conta Thaís.

"Após cura de quadro clínico de Zóster, a vacina já pode ser aplicada, sem necessidade de aguardar o prazo de 6 meses, considerando o risco de perda de oportunidade vacinal",  conta a Dra. Monica Forrester, gerente científica de vacinas e responsável técnica da AMO. 

O imunizante disponível no Brasil é produzido pelo laboratório GSK, tem um esquema vacinal de 2 doses com intervalo de 2 meses e é comercializado na AMO Vacinas por R$ 999,00, cada dose.

Para mais informações acesse:

Site: https://amovacinas.com.br/

Instagram: @amovacinasoficial

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados