Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Dia do Pão de Queijo: dicas para harmonizar com vinhos

Sommelière da Wine aponta que a versatilidade do mais brasileiro dos pãezinhos permite diversas combinações com vinhos


 

17 de agosto é o Dia Nacional do Pão de Queijo! Levemente crocante, douradinho por cima e macio por dentro, é um dos salgados mais consumidos no Brasil. Tem origem incerta, mas o poder simbólico e a referência em Minas Gerais são inegáveis. A maior aposta é que em meados do século XVIII, ainda na época da escravidão, fosse comum servir o pão com café aos senhores (donos das terras), mas a má qualidade da farinha fez com que as cozinheiras a substituíssem pelo polvilho. Assim teriam surgido os primeiros pães de queijo, assados no fogão a lenha e preparados com os ingredientes produzidos nas próprias fazendas.

As receitas foram sendo inovadas ao longo dos anos e agradando cada vez mais paladares, o que fez surgir, em 2007, um concurso chamado “O Melhor Pão de Queijo”. Por ter sua final neste dia, a data ganhou um significado especial e entrou para o calendário da gastronomia nacional.

O sabor, a qualidade e a facilidade no preparo trazem versatilidade ao pãozinho, que pode ser consumido em diversas ocasiões e maneiras. Em qualquer momento, no café da manhã, no lanche da tarde, em coquetéis, com vários acompanhamentos ou recheios, e por que não na companhia de uma boa taça de vinho?


Um brinde ao Pão de Queijo!

Para o delírio dos enófilos de plantão, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, tem algumas dicas para que essa combinação seja mais uma das possibilidades de encantamento quando o assunto é harmonização com vinhos.

“A receita tradicional de pão de queijo tem uma boa dose de gordura e untuosidade no paladar, que pedem um vinho com boa acidez para limpar as papilas e prepará-las para a próxima prova. Os brancos com um pouco mais de corpo vão de encontro a estrutura e peso da iguaria, como é o caso do Los Pueblos Viognier 2020, um argentino aromático e mais gordinho na boca, com todo frescor necessário para uma experiência prazerosa”, sugere Marina.

(https://www.wine.com.br/vinhos/los-pueblos-viognier-2020/prod26141.html

Em muitos cantos do país é comum rechear o pão de queijo, criando uma espécie de sanduíche que pode ser de pernil, linguiça curada e diversos outros sabores. Para ambos os recheios, segundo a especialista, uma boa pedida é um rosé bem frutado e refrescante como o Arya Rosé 2021 Lata, que pode te acompanhar perfeitamente num piquenique no parque ou na beira da piscina.

(https://www.wine.com.br/vinhos/arya-rose-2021-lata-269-ml/prod27252.html)

Para os amantes da combinação entre queijo e goiabada, o tradicional “Romeu e Julieta” das sobremesas brasileiras, o pão de queijo recheado dessa forma pode ser acompanhado de uma generosa taça do Espumante Dadá de Finca Las Moras Nº 7 White Sweet. A harmonização traz um equilíbrio impecável entre doçura, acidez e aromas encantadores. Com esse mesmo vinho é possível apostar também num recheio de doce de leite mineiro.

(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-dada-de-finca-las-moras-n%C2%BA-7-white-sweet/prod26550.html )

Essa delícia tão presente na mesa dos brasileiros, que já ganhou o mundo, merece muitos aplausos e brindes. Para quem mora fora do país, tem gostinho de saudade e, para os estrangeiros, torna-se uma grata surpresa ao paladar. Seja qual for seu momento com pão de queijo, tenha a certeza que um vinho sempre será um bom par, escolha sua versão e desfrute!

 

 

Wine

www.wine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados