Executivo traz dicas, ensina passo a
passo de postagem e como monetizar com a nova ferramentainternet/reprodução
Os fãs e usuários de vídeos curtos no
Brasil ganharam mais uma ferramenta para criar e assistir conteúdo: o YouTube
Shorts. A ferramenta surgiu em 2021 para concorrer com o TikTok e os Reels do
Instagram. Como o próprio nome indica, os usuários podem gravar vídeos mais
curtos, de no máximo um minuto de duração.
Com um formato mais dinâmico, o YouTube
Shorts tem ferramentas de edição básica de vídeo, como adição de textos,
legendas, filtros e efeitos de cores. É possível também utilizar trechos de
músicas da biblioteca do YouTube em vídeos de até 15 segundos. Os usuários
podem gravar pela própria plataforma ou então subir um clipe que já esteja na
galeria do celular.
A diferença principal em relação às
outras redes é a possibilidade de utilizar trechos de outros conteúdos do
YouTube para divulgação de canais, fazendo colagens e mixes de áudios, músicas
e vídeos de outras contas. Contudo, esses conteúdos só podem ser compartilhados
com a autorização do canal proprietário.
Para auxiliar os criadores de conteúdo
e marcas que ainda não aderiram à nova ferramenta, Paulo Pereira, CEO da
Desbrava Data, startup responsável por uma plataforma de monitoramento e
análise de dados de redes sociais, traz dicas de como fazer o melhor uso da
nova funcionalidade e ganhar dinheiro com ela.
Como visualizar
Para ver os vídeos do Shorts, o YouTube
reserva um espaço exclusivo na página inicial. Os usuários podem visualizar uma
biblioteca com o compilado desses vídeos na home do site e também no
aplicativo. Eles também aparecem entre a lista de relacionados, que é mostrada
enquanto um clipe está sendo reproduzido.
Os usuários do TikTok vão reconhecer
mais facilmente a forma como os vídeos do YouTube Shorts estão dispostos na aba
dedicada exclusivamente aos clipes da ferramenta. Existe, por exemplo, a
rolagem infinita para passar de um vídeo para o outro.
“Outro importante diferencial do
YouTube Shorts é que qualquer canal, independentemente do número de inscritos,
pode publicar e aparecer na aba principal da plataforma. Para publicar no
Youtube Stories, por exemplo, é necessário ter alcançado a marca de 10 mil
inscritos”, compara o CEO.
Gravando no
YouTube Shorts
O usuário pode subir um vídeo da sua
galeria para o YouTube Shorts como se estivesse adicionando um vídeo normal ao
seu canal na plataforma. A novidade da ferramenta é que dá para gravar um clipe
direto do aplicativo, como já ocorre nas outras redes sociais. Confira o passo
a passo:
- Faça o login do seu canal no YouTube em um dispositivo móvel
(smartphone ou tablet);
- Clique em "Criar" (+) no centro da parte inferior.
Escolha a opção "Criar um Short" na aba;
- Escolha entre gravar um vídeo de 15 ou até 60 segundos;
- Segure o botão central de captura. Solte-o quando quiser
parar o vídeo ou espere que ele chegue ao limite do tempo escolhido;
- Clique em "Concluído" para abrir a ferramenta de
edição básica. Faça as melhorias que considerar necessário e siga em
"Próximo" para adicionar os detalhes do clipe;
- Escolha um título de no máximo 100 caracteres e depois clique
em "Enviar" para subir.
Como ganhar
dinheiro no YouTube Shorts
De acordo com o YouTube, os criadores
de conteúdo do Shorts ainda não participam da receita levantada pelos anúncios
exibidos durante os vídeos. Contudo, a plataforma criou um "Fundo do
YouTube Shorts" para os canais receberem uma recompensa financeira pela
criação de conteúdo.
O fundo conta com orçamento de US$
100 milhões, que serão distribuídos para aqueles que publicarem os vídeos
curtos mais envolventes. O formato de monetização, contudo, ainda está em teste
nesta fase inicial.
Recentemente, o YouTube anunciou também
que vai pagar até US$ 10 mil, ou mais de R$ 50 mil, aos criadores que postarem
vídeos muito populares no YouTube Shorts. Essa avaliação levará em conta
quantas pessoas estão fazendo e assistindo o Shorts por mês e os vídeos
precisam ser originais.
“O ponto determinante do sucesso do
Shorts é como os influenciadores que já estão no YouTube vão utilizar e
impulsionar a nova ferramenta, incentivando seus seguidores a fazer uso dela
também. Isso foi preponderante para o sucesso do TikTok, por exemplo, tornando
os conteúdos virais, espalhando a novidade e engajando mais usuários. Se o
Shorts conseguir a aderência de novos fãs e que eles não levem conteúdos para
outras redes, como já acontece, tem grandes chances de brigar com os rivais que
já estão bem estabelecidos, ” aposta Pereira.
Desbrava - startups do mercado pelo Distrito Inteligência Artificial Report.
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