Turbi e Zul+ respondem as perguntas mais frequentes sobre como se comportar enquanto dirige
Dirigir é uma tarefa
quase que diária para parte da população brasileira, mas muita gente ainda não
sabe sobre seus direitos e deveres no trânsito, o que pode causar acidentes.
Apenas em 2021, foram mais de 878 mil acidentes no país, que conta com uma frota
ativa de mais de 73 milhões de veículos, segundo dados do Registro Nacional de
Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Para conscientizar os
motoristas sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito, o movimento
Maio Amarelo: juntos salvamos vidas, foi lançado. Apoiando o projeto, o Zul+, plataforma criada para ser a melhor companhia para quem
dirige, e a Turbi, empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital, responderam as perguntas mais frequentes sobre segurança no trânsito.
Confira:
- Dirigir devagar
demais pode causar acidentes?
Sim. Dirigir devagar
demais pode ser tão perigoso quanto andar em alta velocidade. Andar abaixo da
velocidade indicada também é considerado infração média, com multa de R$ 130 e punição de quatro pontos na carteira. Segundo o Código
de Trânsito Brasileiro, não é permitido transitar com o veículo em velocidade
inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via. Ou seja, se a
velocidade máxima é de 80 km/h, você não pode dirigir a menos de 40 km/h, pois
será considerado que está retardando ou obstruindo o trânsito, a não ser que
você esteja na faixa da direita, enfrentando condições adversas de tráfego ou
meteorológicas. Dica: caso esteja chovendo ou com neblina, o condutor não só
pode como deve andar mais devagar. Se for necessário reduzir a velocidade, use
as faixas da direita e deixe as da esquerda para quem está indo mais rápido.
- Como funciona a
preferência nas rotatórias?
O Código de Trânsito
Brasileiro (CTB) define que a preferência é sempre de quem já está trafegando
na rotatória. A exceção é se houver sinalização indicando a preferência em
algum dos sentidos, ou seja, a placa triangular com símbolo vermelho. Caso haja
dúvida se há ou não preferência, aconselha-se a deixar o outro carro passar
para evitar um possível acidente. Se houver um pedestre, a preferência é sempre
dele.
- Como funcionam
as ultrapassagens?
Quanto às
ultrapassagens, elas devem ser feitas sempre pela esquerda. Essa é, inclusive,
infração média, com multa prevista de R$
130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso deixe de
ser cumprida. Existe uma exceção, caso o carro da esquerda esteja sinalizando
que entrará em uma garagem, por exemplo. Importante é entender o que é
considerado uma ultrapassagem no código de trânsito. Basicamente, é o movimento
de mudar de faixa para ultrapassar um carro em menor velocidade e retornar à
faixa de origem. Não dar passagem na esquerda, quando solicitado, também é
infração média, com a mesma multa de R$
130,16 e quatro pontos na carteira. Essa regra é válida mesmo se o carro de
trás estiver acima da velocidade permitida.
- Dirigir na
neblina. Quais cuidados tomar?
O primeiro é desacelerar e diminuir para uma velocidade que deixe o condutor mais seguro. Além disso, aumentar a distância entre o carro que está à frente é fundamental. Caso seja preciso, saia das faixas da esquerda que são as mais rápidas. O motorista pode se guiar também pelas faixas pintadas no asfalto, mas sem deixar de prestar atenção a quem está à sua frente - um carro desacelerando, por exemplo. Ligue os faróis baixos (nunca os altos), porque o reflexo na neblina torna ainda mais difícil de enxergar. E nunca ligue o pisca alerta, que só deve ser usado por veículos parados. Se precisar parar, procure um posto de combustível ou outra alternativa, já que o acostamento não é seguro nesta situação. É importante ainda ter o carro com a manutenção em dia, fazer a regulagem dos faróis, verificar a luz de freio, pisca alerta, o bom estado dos pneus e dos freios. Não esqueça de manter a manutenção das palhetas do limpador de parabrisa.
- Qual a distância
mínima para manter do carro da frente na estrada?
O Código de Trânsito
Brasileiro não estabelece uma distância mínima, mas andar muito colado no carro
da frente é uma infração grave, com multa de R$ 195 e cinco pontos na carteira de habilitação. Para saber
qual a melhor distância do carro da frente, imagine a situação do condutor
brecar de repente, quanto tempo você precisará para parar também? Para isso, é
preciso levar em consideração vários fatores como a velocidade do automóvel, o
peso do veículo, o tipo do freio, além das condições do pavimento. O mais
seguro é manter a distância de um carro a cada 20 km por hora. Por exemplo, se
o motorista está a 60 km/h são três carros de distância do motorista da frente.
Uma outra dica é a chamada regra dos dois segundos: escolha um ponto fixo à
beira da via ou da estrada e comece a contar pausadamente quando o veículo da
frente passar por ele até que você também chegue nesse ponto. Se esse tempo for
de dois segundos ou mais, a distância é segura.
- Quais cuidados
devo tomar ao dirigir em regiões com muita chuva e risco de alagamento?
Dirigir na chuva com
segurança depende de uma série de ações que começam inclusive antes de
enfrentar tempestades. Por exemplo, você deve ter os pneus e as palhetas do
limpador de parabrisa em bom estado. Na hora do temporal, reduza a velocidade,
mantenha uma distância segura do carro da frente, acenda o farol baixo e evite
freadas bruscas e curvas rápidas. Em caso de aquaplanagem, que é quando o pneu
do carro perde o contato com o solo por causa de uma lâmina de água, não freie
e nem mude de direção, segure firme no volante e tire o pé do acelerador até
recuperar o controle. Se você perceber qualquer risco de alagamento, procure um
lugar mais alto para esperar até a situação melhorar. Se a água já estiver
passando do meio da roda, já não é mais seguro dirigir, até porque não é
possível saber a profundidade ou se há buracos ou obstáculos na via. Mas se for
obrigado a rodar nessas condições, acelere para manter a rotação do motor alta e
não troque de marcha. Também evite andar atrás de outros carros, principalmente
ônibus e caminhões, já que eles provocam ondas muito grandes que podem piorar a
situação. Considere a possibilidade de abandonar o carro, afinal a sua
segurança é mais importante do que qualquer coisa.
- Qual a melhor
forma de ajustar os retrovisores?
Para ajustar os
retrovisores do carro, comece regulando o banco do motorista para achar a
posição mais confortável. Depois disso, abra a visão dos retrovisores ao máximo
e vá fechando o ângulo deles até que uma parte da traseira do carro apareça no
reflexo. Se aparecer uma parte muito grande da lateral do carro é porque você
está aumentando o chamado ponto cego e também o risco de acidentes. Já o
retrovisor interno precisa refletir a maior área possível do vidro traseiro.
Evite colocar no tampo do porta-malas objetos que atrapalhem a visão, como
sacolas ou bolsas. O melhor é que não seja necessário ficar mexendo a cabeça ou
o corpo para conseguir enxergar os reflexos. Uma curiosidade é que hoje os
carros têm espelhos diferentes: o do lado esquerdo do motorista tem lente plana
e o do lado do passageiro, geralmente, é convexo ou biconvexo, que amplia a
imagem refletida, e assim, os objetos refletidos também parecem estar mais
perto.
Zul+ - plataforma criada para ser a melhor companhia para quem dirige.
Turbi - empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital.
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