Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2022

Quando se preocupar com a constipação intestinal?


A constipação acomete milhões de brasileiros que pecam com uma deita de baixa quantidade de fibras, pouca ingestão de água e pouca atividade física. Ela é caracterizada quando o individuo passa três dias sem ir ao banheiro ou que sofre com dificuldade na saída das fezes, seja por ressecamento ou necessidade de esforço para evacuar.

“O ideal é que todos evacuassem todos os dias, o normal é ir ao banheiro uma vez cada três dias e, no máximo, três vezes ao dia”, alerta o especialista. Para Rodrigo, o mais importante é a consistência das fezes que devem ser bem formadas e saírem sem dificuldade. Para que tudo isso aconteça, o tripé da saúde é bem importante: alimentação rica em fibras, hidratação e exercício físico.

Para entender a importância da atividade física como aliada do intestino, o especialista conta que a cavidade intestinal é formada por músculos, por isso que os exercícios conseguem estimular a região e melhorar o processamento dos alimentos ingeridos. Rodrigo lembra ainda não adianta consumir isso tudo sem ingerir água e não está na conta os líquidos no geral, que é importantíssima, sem a, o intestino não consegue deixar as fezes pastosas, transformando-as em bolinhas duras e muito difíceis de serem eliminadas -- o que pode ainda piorar a situação.


Dr Rodrigo Barbosa - Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba com internato médico pelo Hospital Sírio-Libanês - SP. Cirurgião geral pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e cirurgião do aparelho digestivo pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Especialista em coloproctologia pelo Hospital Sírio-Libanês-SP. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados