Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2022

Doenças otorrinolaringológicas do outono. Conheça-as

São várias as doenças que atacam nariz, ouvido e garganta no outono. Em cidades poluídas como São Paulo, por exemplo, as vias aéreas superiores sofrem muito! Além do resfriado, gripe, amigdalites e sinusites são típicas dessa época do ano. Conheça os sintomas e procure um otorrinolaringologista. Ele indicará o melhor tratamento para cada um!

 

Em cidades poluídas como São Paulo, o outono traz uma série de doenças provocadas por vírus e as infecções por vias aéreas superiores e alergias estão entre elas.


“O resfriado e a gripe são duas que acometem muito a população nessa época do ano. E são diferentes. O resfriado é mais brando causado pelos vírus rinovírus e parainfluenza. O paciente se recupera mais rápido. Já a gripe é causada pelo vírus influenza, que possui três tipos conhecidos - A, B e C”, explica Prof. Dr. João Mello Junior, otorrinolaringologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Segundo ele, os dois primeiros tipos estão associados às pandemias sazonais e o tipo C a quadros leves. “A gripe tem sintomas mais fortes. Os pacientes, geralmente, apresentam tosse, febre, coriza, dor de cabeça e de garganta, cansaço e dores musculares. E duram de cinco a sete dias. Passado esse tempo, se os sintomas persistirem, o paciente deve procurar um médico”, diz ele.


A gripe é altamente transmissível e acontece através de gotículas liberadas durante a tosse ou espirros de pessoas contaminadas. “Para prevenir o contágio, os cuidados são os semelhantes aos da COVID 19 - evitar o contato com pessoas que estejam gripadas, utilizar máscaras cirúrgicas, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, deixar o ambiente sempre ventilado e evitar aglomerações”, continua o médico.

E não esquecer de se vacinar é fundamental.


 

Amigdalite e sinusite


Já a amigdalite, que pode ser viral ou bacteriana, também aparece nessa época, assim como todas as outras, por causa do tempo frio e seco. “As pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados e acabam por facilitar a disseminação de infecções de vias aéreas. E a condição climática junto à poluição tende a piorar os sintomas dos quadros de doenças respiratórias”, explica o otorrinolaringologista.


A sinusite, por sua vez, geralmente, surge após um quadro de resfriado. E os sintomas são conhecidos  - obstrução e secreção nasal que pioram o final do quadro viral. “Esses sintomas podem associar-se a dor de cabeça, tosse e alteração de olfato. Para o diagnóstico, o paciente deve buscar o médico que o examinará e lhe indicará o melhor tratamento”, diz Dr. João Mello.


Os pais e responsáveis devem ficar atentos às crianças nessa fase do ano. “As doenças infecciosas de vias aéreas - virais ou bacterianas - são mais frequentes em crianças que adultos. E elas, geralmente, se esquecem de se proteger do frio, além de não ficarem atentas à hidratação que ajuda bastante”, finaliza ele.



Prof. Dr. João Mello Júnior  livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pertence ao grupo de médicos e profissionais da saúde da Fundação Otorrinolaringologia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados