As atuais estratégias de marketing devem estar presentes em ambos os meios
Que a aplicação de estratégias de marketing traz muitos
benefícios para qualquer negócio, todo mundo sabe. No entanto, muitos
empresários ainda têm dúvida sobre qual tipo de tática adotar: anunciar pelo
meio digital e alcançar muitas pessoas, correndo o risco de se perder entre
vários outros anunciantes; ou se utilizar dos meios tradicionais de divulgação,
como rádio, TV, jornais, e etc., e acabar perdendo público?
Ambas as estratégias devem ser utilizadas, dependendo do
produto ou serviço a ser divulgado e do nicho da empresa. A eficiência da
internet para as vendas já foi comprovada, mas mesmo que a web seja capaz de
alcançar inúmeras pessoas, ainda há potenciais consumidores que podem ficar de
fora do radar, seja por faixa etária ou situação socioeconômica. Nesse sentido,
a integração online e offline é fundamental.
No mundo dos negócios, a relação empresa-cliente pode se
tornar um tanto fria se não for incorporado valor ao produto ou serviço.
Estratégias de customer experience ou até descontos, brindes e amostras grátis
fazem sucesso tanto no meio físico quanto no digital e fidelizam os clientes. O
marketing voltado para o mundo offline possui várias vantagens como, por
exemplo, a credibilidade que os meios tradicionais já têm e de que a internet
ainda não dispõe.
Já o ambiente digital possibilita ao empresário gastar
menos com a divulgação, além de poder rastrear os resultados e avaliar os
possíveis erros e acertos de determinada campanha, assim como segmentar seus
anúncios por gênero, idade, localização, entre outros. A estrategista em marca
pessoal, Luciana Burko, destaca a importância de se manter uma coerência entre
os conteúdos disponibilizados para o público.
“Se o cliente vir um anúncio em um outdoor ou mesmo em uma
bicicleta de propaganda, inclusive já usada por uma das minhas mentoradas no
interior do Paraná, ele também irá procurar o mesmo produto no ambiente
virtual. Então é preciso estar atento à comunicação usada para divulgar os
produtos de forma que o consumidor consiga identificá-los, tanto no meio online
quanto no offline. Isso se chama comunicação integrada como uma estratégia de
fortalecer a sua marca”, diz ela.
Sem dúvida, o uso das redes sociais é muito importante
nesse cenário, pois são uma excelente ferramenta que alcança milhões de
pessoas, e que podem fornecer informação para o cliente, gerar valor para o
produto e possibilitar o compartilhamento das campanhas, mas lembrando que
devem ser sempre coerentes aos demais pontos de contato offline.
Luciana
Burko Maciel - Estrategista em Marca Pessoal
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e-mail: luburkomaciel@gmail.com
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