São poucos os clientes que preferem conduzir sua jornada de compras 100% apenas no ambiente físico ou online. Estratégias simples e homogêneas que, antes, faziam sentido, se transformaram e abriram portas para um novo perfil de consumidor: o omnichannel, que preza pela integração destes ambientes. Diante deste novo cenário, apenas o marketing phygital é capaz de atender à essa crescente demanda.
Denominado pela união dos termos em inglês physical
(físico) e digital, ele defende a essencialidade em conciliar ações de
marketing tanto no ambiente presencial, quanto online – trazendo uma
experiência muito mais especial e assertiva diante das necessidades do
consumidor moderno.
Benefícios do marketing phygital para as empresas
O poder de escolha deve estar, a todo momento, nas
mãos dos usuários. Ao ter a possibilidade de adquirir qualquer produto ou
serviço em seu canal preferido, o processo de compras se torna muito mais
fluído, garantindo uma satisfação excelente ao final de sua aquisição e, acima
de tudo, conquista de crescentes aumentos de vendas.
As vantagens em garantir essa experiência integrada
com agilidade e personalização, são inegáveis para a produtividade dos
negócios. Como prova disso, um levantamento realizado pela Distrito mostrou um
investimento de cerca de US$ 3,2 milhões no marketing phygital pelo setor
varejista – considerado como um dos segmentos que mais se destacou em meio à
pandemia.
A reinvenção e adaptação são estratégias constantes
em toda companhia. Nessa missão, existem diversos canais e ferramentas
despontando no mercado, apresentando inúmeros benefícios para o aumento de
vendas. Dentre eles, o RCS (Rich Communication Service) é uma das maiores
apostas do Google, por viabilizar o envio de recursos multimídias aos
consumidores e tornar a comunicação mais leve e atrativa.
De forma parecida, o SMS também permanece sendo
usado por diversas empresas ao redor do mundo. Mesmo sendo um recurso menos
tecnológico quando comparado com outras novidades, seu envio de mensagens de
maneira praticamente instantânea é um dos maiores atrativos, possibilitando um
relacionamento mais próximo e personalizado entre as partes.
O uso de QR Codes também se intensificou
consideravelmente nos últimos anos, principalmente dentre os estabelecimentos
físicos. Eles representam opções de interação ricas para os comerciantes,
permitindo que seus clientes migrem da experiência presencial à online para
pesquisar a fundo seus produtos, finalizar uma compra ou, até mesmo,
compartilhar sua satisfação com o atendimento prestado.
Como implementar o marketing phygital
Não faltam opções eficazes para aqueles que desejam
se aventurar no marketing phygital. Entretanto, para qualquer estratégia
escolhida, o conhecimento aprofundado sobre o público-alvo é indispensável para
evitar desabonos com a marca.
Em um exemplo prático, não adianta direcionar a
maior parte dos investimentos nos canais digitais de um negócio, se a maior
parte de seus consumidores não se identificar com esse meio, como é o caso de
pessoas idosas. A possibilidade de enfrentarem dificuldades em lidar com os
recursos tecnológicos, por mais simples que sejam, será definitivamente
elevada.
Uma boa margem de sucesso do marketing phygital
dependerá, obrigatoriamente, de uma união fluída entre os ambientes e, acima de
tudo, de uma navegação funcional e amigável do online, com a mesma facilidade
ao adquirir qualquer item em ambos os canais. Com o foco em criar a melhor
experiência do cliente possível, todo negócio terá enormes chances de fidelizar
cada vez mais clientes e prosperar no mercado.
Marcos
Guerra - Revenue Director na
Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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