Alguém gosta de desperdiçar tempo, dinheiro e energia? Se não estiver muito claro o que temos a ganhar aprimorando a comunicação1, a tendência é nos acomodar. Avaliar o esforço e criar estratégias visando fortalecer essa poderosa ferramenta são primordiais para o aprofundamento da interação humana e, consequentemente, melhores resultados na vida empresarial.
O que você tem a ganhar melhorando as suas
comunicações?
Autoconhecimento
Imagine uma pessoa que vive isolada, sem contato
frequente com outras. Ela se conhece? Tem domínio e consciência dos próprios
atos e do que eles representam para os outros? É impossível. O autoconhecimento
está diretamente associado aos múltiplos relacionamentos que fazem parte do
nosso dia a dia, como os interpessoais e a leitura que fazemos do mundo.
Conforme expandimos nossas comunicações e compartilhamos informação, as pessoas
passam a ter opiniões sobre nós e, dessa forma, recebemos o feedback2,
elemento essencial na construção do autoconhecimento.
Autoconfiança
A autoconfiança é diretamente proporcional ao grau
de conhecimento de si mesmo: o autoconhecimento. Se um comunicador reconhece os
próprios pontos fortes e fracos, poderá direcionar melhor as ações dele e criar
relações mais harmoniosas com os interlocutores.
Liderança
Durante muito tempo, a liderança foi exercida com
base em conceitos rígidos, estruturas hierárquicas definidas, e não havia muito
espaço para diálogos e refutações. Atualmente, isso mudou. A liderança não é
mais imposta, mas conquistada e compartilhada. Para ser líder, é preciso também
demonstrar os pontos de vista bem como as próprias habilidades e, ao fazê-lo,
aproveitar ao máximo os recursos e técnicas que a comunicação oferece.
Por meio da comunicação eficaz, os talentos
individuais afloram gerando líderes dotados de competência técnica e
interpessoal para criar sinergia na equipe, de modo que a transmissão da
mensagem passe a ser o ponto-chave do sucesso empresarial.
Oportunidades profissionais
Há profissionais conhecedores de diversos assuntos,
entretanto com dificuldade em transmitir conhecimentos. Calam informações e
permanecem estagnados.
É importante que outros conheçam o seu saber,
percebam seu potencial e a utilidade do seu conhecimento. A comunicação
possibilita esse intercâmbio, por isso também há necessidade de se investir no marketing
pessoal3. Na era da valorização do capital intelectual, somar é
estabelecer diferença competitiva. Faça das suas comunicações um investimento
lucrativo.
Criatividade
Pessoas mais abertas às comunicações provavelmente
têm mais condições de resolver problemas. Soluções criativas dependem muito
dessa liberdade com que você estabelece novas relações entre os fatos. Sem
interesse em diversificar a cultura, não há progresso. Identificar novos
encadeamentos em áreas diferentes é um dos melhores exercícios para a
comunicação e, consequentemente, desenvolve a criatividade.
Flexibilidade nas relações interpessoais
Vitória sobre os desafios
Por meio das comunicações, inclusive os desafios
são enfrentados com mais entusiasmo, os horizontes se abrem e contamos com mais
possibilidades diante dos obstáculos. Além disso, as etapas a serem cumpridas
até o objetivo podem ser melhor visualizadas. Aí é só comunicar também a
vitória.
Compreender a dimensão do processo comunicativo
permite-nos, portanto, conhecer as facetas da nossa personalidade e o modo como
atuamos nos vários grupos sociais. É, especialmente, uma estratégia desafiadora
e essencial para obtenção de vantagem competitiva do profissional no universo
empresarial.
- Processo
que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte
emissora e um destinatário receptor, no qual as informações, transmitidas
por intermédio de recursos físicos (fala, audição, visão etc.) ou de
aparelhos e dispositivos técnicos, são codificadas na fonte e
decodificadas no destino com o uso de sistemas convencionados de signos ou
símbolos sonoros, escritos, iconográficos, gestuais etc.;
- Informação
que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem e que serve para
avaliar os resultados da transmissão;
- Conjunto
de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público
quanto à determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto, serviço
etc.
Renato Lisboa - neuropsicanalista, autor do best-seller
3 Segundos: Escolhas que transformam a vida e vice-presidente da Abrapcoaching.
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