Vice-presidente da
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre
Slivnik, aponta o quanto companhias vêm buscando a inclusão no ambiente interno
A polêmica recente em torno de uma propaganda
automotiva tomou conta das redes sociais, ocupou as primeiras colocações nos
Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter e tornou-se motivadora
para diversos memes que circularam em grupos de WhatsApp. Tudo porque a peça
publicitária mostrou um casal homossexual formado por dois homens e o automóvel
como parte da vida deles.
No entanto, apesar das piadas que circularam
sobretudo em grupos formados por homens, a montadora pode ter cometido um
grande acerto. Para Alexandre
Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, empresas
que buscam a diversidade têm mais resultados e o “barulho” provocado pela peça
publicitária levou muita gente a conhecer o carro em questão. “Nesta empresa,
além de fazer um grande barulho para as pessoas conhecerem o novo carro, ela
teve o resultado”.
Há cinco anos Alexandre tem visitado empresas
instaladas no Vale do Silício, localizado na parte sul da Baía de San Francisco
(EUA) e a palavra que o especialista mais ouve dentro dessas companhias é
“diversidade”. Foram mais de cinco visitas e, na maioria dessas ocasiões, a
empresas de tecnologia, as quais normalmente contam com pessoas mais
tradicionais em seus quadros de colaboradores.
“Pensamentos divergentes levam à inovação e a
inovação leva ao resultado. E a partir do momento em que você tem, no mesmo
ambiente, pessoas com pensamentos diferentes, com culturas diferentes, com
realidades diferentes, você consegue promover um ambiente de inovação”.
O especialista gostou do que viu no comercial,
justamente por vivenciar e estudar a diversidade dentro das empresas. Muitas
palestras por ele ministradas acontecem dentro de companhias que lutam pela
diversidade. “E esta é uma bandeira que eu vou levantar. Talvez no meu passado
eu tivesse alguns traços de preconceito, mas eu evoluí. Tive uma formação
religiosa e durante muitos anos entendi que a família era a tradicional, mas
percebi ao longo dos anos que o mundo evolui, o ser humano evolui e a
pluralidade e a diversidade fazem parte do ser humano, fazem parte da nossa
sociedade. De sete, oito anos para cá, eu comecei a admirar a diversidade”.
Alexandre lembra este é um pensamento que tem cada
vez mais ocupado o universo corporativo. “Se você ainda não entendeu que o nome
do jogo da vida hoje é diversidade e inclusão, é melhor você se preocupar,
porque pode ser que, em alguns anos, você seja excluído, assim como muitas
pessoas foram nesses últimos anos. A diferença enriquece e o respeito une”.
Alexandre Slivnik - reconhecido
oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades
extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos
livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do
IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento
(CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP.
Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e
Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em
serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA,
ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate
School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br.
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