Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Dia Mundial sem Tabaco

Risco de câncer chega a 90% com consumo de cigarro, alerta oncologista

O médico Ramon de Mello diz que é preciso intensificar campanha contra o uso do tabaco

 

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, é um importante alerta para o consumo do cigarro. Mais de 60% dos óbitos relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) estão diretamente relacionados ao uso dessas substâncias, segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde). 

“Aproximadamente 50% dos tumores oncológicos do pulmão e até 70% dos registros de câncer de bexiga estão diretamente relacionados com o consumo de tabaco”, esclarece o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal. 

Além desses dois exemplos, o consumo de cigarro responde ainda por 25% dos casos de câncer do esôfago. “Os fumantes têm 15 vezes mais propensão para diagnóstico de alguns tumores do que os não-fumantes. As substâncias do cigarro também podem provocar câncer de boca, laringe, faringe, pâncreas, rim, colo do útero, estômago, fígado, entre outros órgãos”, detalha Ramon de Mello.  

“Sempre é tempo para parar de fumar e adotar uma alimentação saudável, rica em frutas e legumes, evitando as bebidas quentes e também as alcoólicas. Além disso, a adoção de exercícios físicos regulares contribui para uma vida longeva”, recomenda o oncologista.  

 

Dr. Ramon de Mello - oncologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e do Centro de Diagnóstico da Unimed, em Bauru, SP.

https://ramondemello.com.br/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados