Planos de contingência e buscar transportadores adicionais são algumas medidas recomendadas por especialista para garantir a satisfação dos consumidores
O Dia das Mães deve aquecer o varejo nos próximos dias. A
estimativa é que os setores de comércio e serviços movimentem mais de R$ 28
bilhões no período, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria
com a Offerwise. O mesmo levantamento revela que 79% dos consumidores no país
pretendem ir às compras.
Aproveitar a alta demanda é essencial para alavancar o
faturamento das lojas. Os segmentos com os maiores índices de procura e vendas
em 2022 deverão ser de roupas, calçados e acessórios (44%), perfumes (37%),
chocolates (23%) e cosméticos (23%), um cenário distinto daquele observado em
2021, em que os setores de telefonia, eletrodomésticos e ventilação,
entretenimento, informática e câmeras, moda e acessórios foram os mais
procurados.
Logística de entregas impacta experiência do consumidor
O especialista em logística de entregas Fernando Sartori,
founder da Uello - logtech que realiza mais de 7 mil entregas por dia para
mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Polishop, Dengo e Mobly -
alerta que, para garantir a maior satisfação dos consumidores, é prudente
adotar modelos operacionais alternativos e ter planos de contingência para
suprir o grande volume de compras simultâneas.
“Esse é um trabalho que deve ser realizado em conjunto pelos
times de marketing e logística. É possível criar ações para potencializar as
vendas, por meio de operações expressas e diferenciadas. A alta demanda exige
que o varejo tenha planos de contingência e recorra a opções adicionais de
parceiros e transportadoras que possam redirecionar as operações, caso haja
algum problema com os parceiros usuais”, explica Sartori.
O executivo ressalta ainda que as estratégias de logística
também devem atender com eficiência as demandas de trocas e devoluções, etapa
fundamental para uma jornada de compra positiva. E sugere que os resultados das
medidas tomadas sejam avaliados para melhorias dos serviços nas próximas datas
sazonais.
“É fundamental avaliar resultados e reunir feedbacks,
compartilhando essas informações com a equipe de marketing e a área de
negócios. Dessa maneira, é possível estruturar antecipadamente as estratégias
de marketing e logística para as próximas datas essenciais para o varejo, como
o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday, garantindo
melhores resultados”, recomenda Sartori.
Uello - startup brasileiras que apresentam
soluções para otimização da logística, processamento de pedidos, coleta,
transporte e entregas, segundo estudo da Liga Insights.
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