Ronald Bragarbyk, Country Manager da CM.com, reúne
dicas para atrair clientes e otimizar o fluxo de vendas
Celebrado no segundo domingo de maio, o Dia das
Mães é uma das datas comemorativas mais tradicionais no Brasil. Para os
varejistas, é a segunda melhor data do ano em termos de faturamento, também
conhecida como “Natal do primeiro semestre”. Estudo
realizado pela All In, Social Miner e Opinion Box mostra que, em 2022, 76% das
pessoas têm intenção de comprar no período e 13% ainda estão na dúvida. Deste
grupo, a pesquisa ainda aponta que 74% das pessoas utilizarão as redes sociais
para fazer as compras.
Ronald Bragarbyk, Country Manager da CM.com, empresa holandesa
líder em comércio conversacional (ConvComm), afirma que nos últimos dois anos,
os hábitos de compra mudaram e o consumo online ganhou espaço. “As empresas
devem estar atentas às demandas de mercado para que possam garantir um melhor
atendimento e ainda melhorar os resultados e fluxo de trabalho. Para quem não
possui um e-commerce, por exemplo, as etapas do atendimento podem ser
agilizadas via canal do WhatsApp com um chatbot para fornecer informações sobre
estoque da loja física ou até mesmo tirar dúvidas de determinado produto”,
explica.
Neste cenário, os empreendedores devem estar
atentos a alguns fatores como experiência do usuário e formas de pagamento para
aumentar as vendas e incentivar o engajamento da marca. Por isso, Ronald
preparou uma lista com os principais pontos de atenção para auxiliar na
comunicação com os clientes e na oferta de produtos e serviços.
Comunicação Omnichannel
Para ter sucesso no mercado competitivo de hoje, fornecer um ótimo atendimento
ao cliente é fundamental. “Os clientes têm altas expectativas e esperam
respostas imediatas e de apoio da equipe. Além disso, eles esperam ter suporte
em seus canais favoritos, que vão desde o chat do site até o WhatsApp. Oferecer
uma experiência omnichannel consistente em todos os dispositivos e canais é
fundamental para evitar altas taxas de rotatividade”, explica.
Disponibilizar as informações de que precisam
Ronald explica que, atualmente, a maioria dos consumidores são nativos digitais
e buscam informações sobre as empresas e recomendações de marcas online. “Por
isso, certifique-se de que seus clientes tenham acesso a todas as informações
de que precisam. Inclua perguntas frequentes sobre sua empresa, preços e
serviços. Os clientes devem ser capazes de descobrir de forma rápida e fácil os
descontos a que têm direito, como produtos sazonais e condições especiais para
o Dia das Mães”, ressalta.
Boas experiências para a equipe interna
As equipes de atendimento podem ter uma alta rotatividade. Em datas especiais, como o Dia das Mães e Natal, algumas lojas abrem vagas temporárias e, para que tudo ocorra bem, é preciso treinar os novos membros e equipá-los com todo o conhecimento necessário. “A boa experiência deve começar dentro de casa. Ter informações concentradas em um único sistema evita falhas de comunicação e perda de conhecimento. Ou seja, uma base de conhecimento inteligente e conversacional pode ajudar os funcionários intuitivamente”, afirma o executivo.
Comunicação proativa
Com as informações reunidas em um único local, o lojista pode aproveitar as datas especiais para criar campanhas de marketing digital personalizadas. “Estar um passo à frente de seus consumidores e enviar automaticamente uma promoção em primeira mão pode significar a diferença entre um fracasso ou uma excelente experiência. Veja cada contato com o cliente como uma oportunidade de construção de relacionamento”, finaliza Ronald.
Social Commerce
O executivo ainda explica que as lojas devem contar com as redes sociais para
promover a venda e divulgação durante as comemorações sazonais, especialmente
durante o Dias das Mães. “Aproveite para ofertar os produtos que estão
disponíveis na loja física e também no e-commerce. Crie conteúdos com dicas de
presentes especiais para as mães e promova seus descontos e promoções nestes
canais. A adesão de compra e venda no Social Commerce, ou comércio realizado
nas redes sociais, está cada vez mais popular”, finaliza Ronald.
CM.com
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