O WhatsApp é considerado um dos principais meios de comunicação. Com mais de 120 milhões de contas, o Brasil é o segundo país em número de downloads do aplicativo, ficando atrás apenas da Índia.
Se de um lado esse aplicativo facilita a nossa comunicação, por outro ele vem sendo cada vez mais utilizado para a prática de crimes de estelionato e extorsão. O objetivo deste texto é explicar como esses golpes funcionam e passar algumas dicas para tentar evitá-los. Também serão mencionadas as condutas que a vítima deve tomar.
1- Sequestro do WhatsApp por clonagem do chip ou
técnicas de engenharia social
Como o golpe funciona: Com um chip novo e os dados
pessoais da vítima, o criminoso entre em contato com a operadora de telefonia e
solicita a ativação do número da vítima no novo chip.
A partir daí do criminoso “assume a identidade da
vítima” e passa a pedir dinheiro para os contatos, principalmente familiares,
alegando emergências e a impossibilidade de acessar a sua conta bancária.
Quando o chip é clonado a vítima perde o acesso ao
seu celular e aplicativos.
Outra forma de assumir a identidade da vítima
através do WhatsApp é através de técnicas de engenharia social para convencer o
usuário a passar o código de instalação do aplicativo. Nesse caso, a vítima não
perde o acesso do seu telefone, mas apenas do seu WhatsApp.
A engenharia social consiste em técnicas empregadas
por criminosos para induzir a vítima a enviar dados confidenciais. Essas
técnicas exploram principalmente a confiança e a falta de conhecimento da
vítima. As principais formas de engenharia social são: oferecimento de brindes através
de acessos em links fraudados, sites de vendas falsos, descontos em produtos e
serviços falsos, contato de falsos funcionário pedindo a atualização de
cadastro.
Como tentar evitar este golpe: Não habilitar a
verificação em duas etapas via SMS, prefira aplicativos de tokens de acesso,
como Google Authenticator e Authy.
Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp.
Ative também os códigos PIN e PUK do seu chip SIM.
Por fim, tome cuidado com e-mails promocionais e
ligações solicitando códigos e senhas. Não é conduta comum das empresas
solicitar tais dados. Recebendo qualquer contato nesse sentido não repasse
informações e se dirija diretamente até o estabelecimento para verificar o
ocorrido.
Os engenheiros sociais são ardilosos, criam uma
situação muito próxima da realidade, até com sons de pessoas falando ao fundo
para parecer uma empresa e gravações de músicas e áudios iguais ao de bancos e
lojas quando transferem ligações entre departamentos.
Como agir no caso de ter sido vítima: avise os seus
contatos, principalmente familiares. Envie um e-mail para o endereço support@whasapp.com informando a clonagem
da sua conta e solicitando a desativação.
É importante registrar um boletim de ocorrência e
em alguns caso pode ser necessário o ajuizamento de ação judicial.
2- Criação de perfil fake para solicitar depósito
para contatos da vítima
Como o golpe funciona: o criminoso acessa bancos de
dados e obtém informações sobre a vítima e seus familiares. Em seguida cria uma
conta no WhatsApp com a foto da vítima, facilmente obtida em redes sociais. Com
esta conta, entra em contato com os familiares da vítima alegando problemas no
celular e na conta bancária. Afirma que teve que trocar de celular e solicita
depósitos de valores em contas de terceiros.
Nesse caso o celular e o WhatsApp da vítima não são
afetados e continuam funcionando normalmente.
Como tentar evitar esse golpe: aumente as
configurações de privacidade das suas redes sociais e evite deixar o seu perfil
sem limitações de acesso. Tome cuidado ao disponibilizar os seus dados
pessoais, suas informações são a extensão da sua personalidade e podem ser
utilizadas para aplicar golpes nos seus familiares. É importante entender que
nós temos um papel importante para garantir a nossa segurança.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tem como
principal propósito proteger as nossas informações pessoais para evitar as
situações narradas acima. É importante que você compartilhe os seus dados
apenas com empresas que cumpram esta lei. É seu direito exigir das empresas,
comércio, órgãos públicos informações sobre as medidas adotadas para a proteção
dos seus dados. Lembre-se, não é um favor, é uma obrigação legal de todo aquele
que recebe dados pessoais utilizá-los de forma segura.
Como agir no caso de ter sido vítima: Comunique
imediatamente os seus contatos, principalmente seus familiares. Instrua os seus
parentes a não realizarem depósitos em contas de terceiros por mais convincente
que pareça a situação. Avise que no caso de mudança de número você irá ligar
para comunicar e não enviará mensagens. Denuncie a conta pelo próprio
aplicativo e através do e-mail support@whatsapp.com.
Juliana Callado Gonçales - sócia do Silveira
Advogados e especialista em proteção de dados pessoais
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