A empresa que você trabalha se esforça para criar uma atmosfera em que os funcionários se sintam à vontade para levantar, discutir e relatar questões sobre desvios de conduta e legalidade?
É
verdade que dentro de uma organização, quando as preocupações são discutidas
abertamente, é possível alcançar a correção de problemas, antes que eles se
transformem em grandes problemas.
Percebendo
a importância da comunicação, muitas empresas passaram a investir massivamente
em Canais de Denúncias terceirizados, para garantir de forma sigilosa e
confidencial o recebimento de relatos com informações trazidas por seus
colaboradores. Entretanto, apesar das melhores intenções, também entenderam que
se não oferecessem neste formato, seus funcionários não enxergariam nada, além
de um problema denunciar um colega de trabalho (e ter a possibilidade de serem
descobertos).
Isto
porque, as pessoas têm seu próprio conjunto de crenças sobre o que acontecerá
se relatarem uma desconfiança ou algo que tenham conhecimento. Muitos imaginam
inclusive, que reportar algo não mudará nada, e esta é a razão número um pela
qual as pessoas não relatam suas preocupações.
Outro
argumento que compromete o relato de um denunciante e precisa ser rompido pelas
organizações é o paradigma do “Não vou denunciar meu colega de trabalho porque
não sou dedo-duro”.
Muitos
empregados já viram ou ouviram falar de pessoas que foram rebaixadas,
assediadas ou até mesmo demitidas depois de relatarem “más notícias” à gerência
ou direção. Alguns, acham que encobrir erros ou irregularidades faz parte de
ser amigo, quando na realidade, trata -se de uma lealdade equivocada.
Simplificando,
os funcionários não relatam problemas porque suas experiências os ensinaram a
não se envolverem. Mas definitivamente, com a chegada dos Programas de
Compliance nas organizações, as coisas começaram a mudar!
Manter
a porta aberta para uma comunicação honesta promove a confiança e melhora os
relacionamentos. Todos nós precisamos tomar medidas para garantir que nosso
local de trabalho tenha realmente uma porta aberta que acolha esse tipo de
comunicação, e o Canal para isto, é o de Denúncias!
Thalita Ribeiro-
CEO da Compliance Control; Professora de Pós Graduação e
autora de Lei Municipal de Integridade.
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