Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de maio de 2022

A relação que ninguém te conta entre o frio e a imunidade


Dr. Guilherme Corradi, especialista em Lifestyle Medicine, fala sobre como manter as defesas do corpo
 

 

O inverno nem começou e o frio intenso já está fazendo vítimas. A onda que atingiu o Brasil este mês reacendeu uma discussão antiga: A queda de temperatura pode contribuir para algumas doenças? O Dr Guilherme Corradi, especialista em medicina do estilo de vida responde: “A necessidade do corpo de regular a temperatura no inverno realmente prejudica a imunidade, porém são os maus hábitos comuns nessa época que causam o aumento das doenças respiratórias”, explica o médico.

 

Práticas como usar roupas e cobertores guardados a muito tempo ou manter os ambientes fechados, estimulam a proliferação de problemas respiratórios pré-existentes como asma e rinite.  Já beber pouca água e não higienizar as mãos favorece infecções. “O ar seco prejudica nossas vias respiratórias, por tanto  o consumo de água é fundamental para umidificar a região e possibilitar o transporte de muco que é um mecanismo de defesa do organismo”, ressalta Dr Guilherme. “Fazer lavagem nasal com soro também é uma excelente opção, pois hidrata a mucosa e limpa as vias”, sugere o especialista.

 

Já um hábito necessário para fortalecer o organismo e que costuma ser negligenciado em temperaturas baixas, é o exercício físico. Estudos indicam que se exercitar no frio aumenta os números de leucócitos e granulócitos, componentes do sistema imunológico. “Beber água, se exercitar e comer bem vai te manter saudável independente da época do ano. No frio é ainda mais importante para manter a imunidade alta”, esclarece Dr. Guilherme Corradi, que também é formado em medicina do esporte.

  

Dr. Guilherme Corradi - CRM-SP 133564, RQE: 62929. Especialista em Medicina do Esporte.   Pós-graduado em Lifestyle Medicine (Medicina do Estilo de Vida). Membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, da FIMS-International Federation of Sports Medicine e da ELMO - European Lifestyle Medicine Organization. Possui protocolos voltados para ganho de massa muscular e emagrecimento. Na sua clínica própria em São Paulo, atende vários famosos. 

 Instagram Guilherme Corradi 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados