O LinkedIn é uma plataforma forte para um
profissional se mobilizar no mercado de trabalho. A rede social pode funcionar
como ponte para uma oportunidade de recolocação, mas é preciso cuidado na hora
de montar um perfil profissional.
Eis algumas vantagens que o LinkedIn proporciona
aos seus usuários:
- Aumenta
a visibilidade do currículo
Se antes era preciso imprimir vários currículos e
sair por aí entregando nas empresas, hoje em dia a maior rede social
corporativa da atualidade favorece bastante a vida dos candidatos.
Ao manter uma conta no LinkedIn, os usuários podem
mostrar suas qualificações, conhecimentos e experiências profissionais a
recrutadores de empresas do mundo inteiro.
- Permite
acompanhar vagas de emprego com mais facilidade
Milhares de pessoas estão no LinkedIn buscando um
emprego, assim como inúmeras empresas dos mais variados setores disponibilizam
vagas.
Para quem procura uma oportunidade, no menu
“Vagas”, pode-se buscar um novo emprego preenchendo o cargo, competência ou a
empresa e, posteriormente, a cidade ou estado desejado. Além disso, o próprio
LinkedIn sempre faz recomendações aos candidatos com base no currículo e
histórico de pesquisas e interações.
- Estimula
o “networking”
Assim como qualquer outra rede social, o LinkedIn
também foi criado para estabelecer relacionamentos. Por isso, é fundamental
manter uma interação com a rede de contatos para se fazer presente e conhecer
novas pessoas. A plataforma oferece todos os recursos para você praticar social
selling, que são vendas realizadas através de relacionamento por
rede sociais.
- Ajuda
a ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho
Para se atualizar a respeito das movimentações e
mudanças do mercado, é importante acompanhar as publicações de outros
profissionais e, principalmente, de páginas de empresas. Saber de novos
projetos, ações, campanhas relacionadas ao seu campo de atuação ajuda a ter
insights e criar estratégias profissionais.
Aliás, em se tratando de estratégias, saber
utilizá-las é essencial para impulsionar o perfil e garantir uma maior
possibilidade de conseguir um novo emprego.
Assim, para deixar seu perfil mais atrativo para
novas oportunidades, atente para:
- Manter
o seu currículo sempre atualizado
Não basta apenas criar uma conta no LinkedIn e
deixá-la estagnada, desatualizada e sem informações. É necessário conservar as
experiências, portfólio e especializações sempre atualizados. Não se deve
esquecer ainda de desenvolver um bom texto de resumo para se apresentar a todos
que visitarem a sua página.
Também deve-se incluir palavras-chave relacionadas
à área de atuação, pois recrutadores pesquisam uma combinação de cargos,
habilidades e outros filtros para encontrar os candidatos certos.
Se possível, vale a pena pedir a colegas, amigos ou
até mesmo chefes para fazerem recomendações no perfil, o que confere maior
credibilidade ao que foi exposto.
- Escolher
uma boa foto
No LinkedIn, a sua foto de perfil deve,
preferencialmente, transmitir mais profissionalismo e, por isso, é muito
importante que seja uma foto com uma boa resolução e que mostre bem o seu
rosto. Uma boa imagem de capa também favorece muito sua visibilidade.
- Usar
a rede social com frequência
Organize-se para, frequentemente, publicar posts ou
escrever artigos sobre a sua área de atuação. Expor seus conhecimentos faz toda
a diferença, pois demonstra suas áreas de dominância e habilidades
profissionais.
Ederson Dé Manoel - Growth
Hacker especialista em LinkedIn e Lead Generation. Pós-graduado em Marketing
pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atualmente dedica-se à
projetos de Data Marketing, Growth Hacking e Gestão de Experimentos de
Marketing Científico. Já atendeu clientes, como Google, Corinthians, Vogue,
Netshoes, Faber Castell, Cerveja Proibida, Barcardi, Caixa, Everlasty, entre
outros.
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