Com uma linguagem jovem e acessível,
Topity conversa online com meninas e meninos, em um ambiente livre de
julgamentos, gratuito e confidencial. Primeiros resultados do bot mostram que
interação com ele contribui positivamente para a autoestima
Adolescentes e jovens de todo o Brasil
ganham um novo chatbot para falar sobre autoestima. O Fundo das Nações Unidas
para a Infânica (UNICEF), em parceria com a Dove, lança o Topity, bot que
combina game e conversa em uma experiência interativa totalmente gratuita. O
Topity busca trazer cada adolescente e jovem para a posição de protagonista em
um ambiente privado e livre de julgamentos, com uma conversa conduzida por
inteligência artificial e 100% confidencial. O chatbot foi desenvolvido pela
startup tecnológica de impacto social Talk2U, e pode ser acessado por meio do
Messenger do Facebook e pelo WhatsApp. Ao iniciar a conversar, cada adolescente
ou jovem escolhe se quer ser guiado por Dandara ou Gabriel, personagens
interpretados por atores que funcionam como anfitriões durante toda a jornada.
Em seguida, escolhe os temas que quer abordar, que ditam os rumos da
experiência. O Topity conta com oito diferentes desafios, que se assemelham a
fases de videogame, divididos em três categorias: Família e Amigos, Redes
Sociais e Mídia, e Valorize seu Corpo.
Navegando por cada categoria, meninas e meninos são convidados a conversar,
realizar tarefas, recebem dicas e orientações. Todo o conteúdo foi desenvolvido
em parceria com psicólogos e especialistas em cada tema, além de adolescentes e
jovens, fazendo com que as orientações contribuam, de fato, para uma melhor
autoestima e confiança corporal.
"É muito importante que adolescentes encontrem espaços seguros na
internet, principalmente quando precisam falar de temas sobre a sua vivência,
como a autoestima. O Topity está sendo lançado neste contexto de pandemia, em
que muitos ficaram em casa por longos períodos, sem contato com amigos, com a
escola, e com a rotina e hábitos alterados. Tudo isso influencia diretamente na
autoestima e na percepção sobre o autocuidado. Por meio da conversa com o
chatbot, meninas e meninos podem refletir sobre esses assuntos e entender a sua
importância, com uma linguagem acessível, expressando suas opiniões de forma
interativa," diz Gabriela Mora, oficial do Programa de Cidadania dos
Adolescentes do UNICEF no Brasil.
Para entender o impacto do Topity na autoestima de adolescentes e jovens que
passam pela experiência, foi realizado um estudo com cerca de 300 participantes
iniciais. O grupo que participou do projeto apresentou maiores índices de
autoestima e aceitação do próprio corpo, depois de interagir com o chatbot.
Além disso, a pesquisa verificou que adolescentes e jovens que apresentavam
menores níveis de autoestima ao iniciar a conversa obtiveram um alívio imediato
e relataram se sentirem melhor após a interação.
Sobre o Topity
O Topity é uma iniciativa do UNICEF e da Dove, e foi desenvolvido em parceria
com pesquisadoras do CAR, sigla em inglês para Centro de Pesquisa sobre
Aparência, da universidade britânica University of the West of England, e a
startup Talk2U.
Seguindo as regras de segurança das plataformas, o Topity pode ser acessado no
Messenger do Facebook por adolescentes e jovens de 13 anos ou mais, e no
Whastaspp, por maiores de 16 anos. Toda a interação é confidencial, criando um
ambiente seguro e acolhedor para cada participante.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos
lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas
do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em
todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais no site do
Unicef Acompanhe as ações do UNICEF no Facebook, Twitter,
Instagram, YouTube e LinkedIn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário