Levantamento também estima crescimento do
ticket médio, que deve chegar a R$ 242, valor 5,2% superior aos R$ 230 do ano
passado.
A Pesquisa de
Expectativas Black Friday 2021, da Associação Brasileira de Shopping Centers
(ABRASCE), feita em todo o país, aponta uma estimativa de venda 19% superior ao
da mesma data do ano passado. O levantamento também indica que o setor deve
movimentar R$ 2,9 bilhões entre os dias 25 e 28 de novembro. Apesar da inflação
no período (10,67%), a expectativa é de expansão do volume de vendas, da ordem
de 7% sobre 2020.
O comércio nos
shoppings deve resultar em um ticket médio de R$ 242, o que representa um valor
5,2% maior que os R$ 230 do ano passado e 4,3% superior ao registrado em 2019,
quando as vendas médias foram de R$ 232.
Em relação à Black
Friday de 2019, a estimativa é de -13%. Esta queda esperada, no entanto, se
deve ao bom desempenho do setor naquele ano. Contudo, observa-se um otimismo
maior sobre as datas comemorativas anteriores. Para o Dia das Mães, por
exemplo, a baixa esperada era de -19%, no Dia dos Namorados, a expectativa era
de -23%, e para o Dia dos Pais, a redução estimada era de -15% em comparação a
dois anos atrás.
A data também deve
marcar uma alta no volume de frequentadores aos shoppings, pois a expectativa
dos lojistas é que o fluxo de pessoas seja 20% superior ao observado em 2020.
Descontos - Em média, segundo o
levantamento, devem ser aplicados descontos na ordem de 40% sob os produtos,
mas em alguns casos os cortes nos preços podem alcançar até 70%.
Os lojistas devem, em
sua maioria, optar por dois canais principais de vendas: o delivery (55%) e o
marketplace/vendas online (53%). Os shoppings esperam, ainda, que as seguintes
categorias sejam destaques de vendas na Black Friday 2021: eletrônicos,
eletrodomésticos e vestuário.
O presidente da
ABRASCE, Glauco Humai, classifica como importante as perspectivas do setor para
a data pois demonstra que o varejo nos shoppings está em plena recuperação como
também há uma predisposição dos consumidores em retornarem cada vez mais aos
empreendimentos para efetuarem suas compras e para curtirem as opções de lazer.
"Muito mais que
bons números, é uma perspectiva cada vez mais sólida de um crescimento contínuo
no setor. Os lojistas e empresários estão animados com o crescimento nas vendas
e com o retorno da população, movimento que resulta em vendas, emprego e
manutenção de investimentos no varejo brasileiro. A Black Friday é um bom
termômetro para as vendas de fim de ano e 2022", finaliza.
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