Dicas úteis e orientações simples para ajudar a chegar a um passo mais perto da popularidade e se proteger de situações desagradáveis ao fazer um perfil
O Instagram se tornou
recentemente um dos aplicativos mais indispensáveis em nossos smartphones. Todos os dias, usuários de todo o mundo
compartilham fotos com seus amigos e familiares, além de integrarem seus
próprios negócios, como influenciadores e se unem em comunidades de interesse.
A ideia de Mike Krieger e Kevin Systrom, fundadores do Instagram, é o exemplo
perfeito de uma plataforma para integrar usuários comuns, mídia, grandes marcas
e comunidades em um só lugar. Mas, mais recentemente, TikTok vem tentando
assumir esse lugar. A rede social chinesa permite que grave, edite e publique
vídeos curtos verticais sobre tópicos completamente diferentes.
O TikTok é visitado por
músicos, atores, blogueiros de outras redes sociais, além de grandes marcas
nacionais e internacionais. Observando esses casos, todo mundo pode querer começar
um perfil nas redes sociais para tornar-se um influenciador. Kirill Pyzhov,
cofundador da plataforma para trabalhar com blogueiros e influenciadores
Perfluence, disse quais erros devem ser evitados ao fazer login no Instagram e
TikTok pela primeira vez.
Antes de começar
Antes de começar seu
perfil no Instagram e no TikTok, você precisa ser claro sobre o que vai dizer
aos seus seguidores e quais ideias quer divulgar. Uma das maneiras menos
triviais é sucumbir à onda de hype e seguir as tendências. Essa estratégia
funciona especialmente bem no TikTok, já que vídeos como esses são muito
populares entre os usuários de mídia social. Mas lembre-se, você não irá longe
com vídeos "quentes", já que nem todos os anunciantes concordarão com
integrações comerciais com você. Portanto, logo no início da jornada, responda
às seguintes perguntas: o que posso fazer? do que eu gosto? o que eu quero
dizer aos assinantes? Qualquer um dos seus hobbies, negócios, habilidade pode
ser transformado em um tópico altamente especializado para o seu blog. Torne-se
um especialista em seu nicho e sua sorte estará em suas mãos.
Um perfil que não fala sobre você
O design de perfil
adequado é um dos elementos-chave para uma promoção bem-sucedida. Vale a pena
começar com seu nome de usuário. Seu apelido deve ser lembrado de maneira fácil
e imediata, além de ser conveniente para pesquisas na rede social. Portanto, é
melhor criar imediatamente um nome sem números longos e símbolos. Hoje, o
melhor é usar nome e sobrenome.
A próxima etapa é a foto
do perfil. Dependendo do tema do seu perfil e de seus objetivos, as abordagens
para o design da foto também diferem. Recomenda-se a utilização de logotipos
para empresas e grandes projetos. Para influenciadores que não desejam se
tornar populares por meio de escândalos e revelações, um retrato ou uma imagem
nítida é o ideal. Para os usuários mais corajosos e ousados do Instagram e do TikTok, o uso de memes, personagens de histórias conhecidas ou
imagens absurdas será relevante.
A última etapa é descrever
o perfil. As mesmas regras funcionam aqui como com a foto de perfil: quanto
mais profissional e responsável o conteúdo você transmitir, mais competentes e
lógicos seus pensamentos e ideias devem ser na descrição.
Regularidade nas postagens
A regularidade da
postagem de conteúdo em seu perfil é importante para ambas as redes sociais.
Quanto mais você posta, mais ativamente os algoritmos de mídia social promovem
seu perfil e publicações para outros usuários. Esse vício é especialmente
relevante para o TikTok. A regra "10 rolos em rios" funciona nisso.
Depois de se inscrever, a rede social promoverá ativamente seus primeiros dez
vídeos. Portanto, agora é necessário entrar no TikTok com um plano de conteúdo
claramente definido e a capacidade de criar vídeos regularmente.
Lugar nenhum sem colaboração
Até agora, o Instagram e
o TikTok são populares com conteúdo em uma dupla ou grupo de blogueiros. A
TikTok foi bem-sucedida nesse aspecto. Devido ao fato de não ter um bom
desempenho com anúncios direcionados e menções nos perfis de outros
influencers, uma das melhores maneiras de promover o seu blog é criando
conteúdo genérico. Encontre pessoas de seu interesse, sugira ideias para
cooperação mutuamente benéfica, crie novas histórias e você terá todas as
chances de entrar na seção de recomendações. Não se empolgue exclusivamente com
a história pessoal, mas, pelo contrário, encontre e colabore com os colegas da
loja.
E quanto à qualidade?
Ao mesmo tempo, o
Instagram estabeleceu um alto padrão de qualidade de conteúdo para perfis
pessoais e contas corporativas. É graças a isso que os aplicativos com filtros
de fotos e ferramentas de retoque ganharam popularidade sem precedentes, e os
usuários começaram a prestar cada vez mais atenção aos recursos técnicos da
câmera de seus smartphones. O TikTok não está ficando para trás nesse aspecto,
e em algum lugar até mesmo à frente. De acordo com as estatísticas, os usuários
percorrem os vídeos com pouca clareza e detalhes desde os primeiros segundos,
em contraste com os vídeos de grande formato de alta qualidade com edição
simplificada e efeitos especiais.
Hashtag está de volta
Lembra-se dos dias em
que os usuários deixavam dezenas de hashtags diferentes sob suas fotos para que
suas postagens pudessem ser vistas por pessoas de todo o mundo? Agora, o TikTok
funciona com o mesmo princípio. Segundo as estatísticas, mais de 70% da
promoção em uma rede social é jogada por hashtags. Combine-os corretamente nas
postagens, siga as últimas tendências e a sorte estará em suas mãos.
Dica final!
Instagram e TikTok têm políticas rígidas de privacidade e proteção para
a web. Qualquer violação das diretrizes da comunidade pode resultar em
penalidades severas. Nesse sentido, fale com atenção sobre temas delicados e
problemáticos, não use palavrões, não publique conteúdos e cenas de violência
de outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário