Investimentos em segurança da informação e
cibernética cresceram 24% no último ano
Os ataques cibernéticos tiveram um crescimento nos últimos
cinco anos, mas nada comparado ao aumento de mais de 30% durante a pandemia de
Covid-19 em todo o mundo, conforme dados apurados pela Microsoft. Os dados
demonstram como as empresas ainda estão vulneráveis e como grupos aproveitaram
o período para intensificar as invasões, especialmente o conhecido ransomware,
quando cibercrimonosos sequestram de forma on-line arquivos dos mais
variados tipos de corporações, que ficam sem acessar seus dados, e precisam
pagar resgates para recuperá-los. O Brasil leva 380 dias para conter um
vazamento de dados.
O gestor da área de
Infraestrutura da BHS, Anderson Quintão, lembra que o ransomware além de
causar um prejuízo pela perda de dados e de danos aos negócios das empresas,
também provoca uma queda na reputação e imagem “Nenhuma empresa quer se expor
ou mostrar ao mercado e aos seus clientes que é vulnerável e está sujeita aos
ataques cibernéticos. Não há outra solução que não seja investir em segurança
do ambiente de tecnologia. É igual seguro de carro, você não vai usar o tempo
todo, mas estará protegido e livre de problemas”, acrescenta ele.
Os ransomwares,
explica Quintão, ocorrem nas redes o tempo todo. Grupos de cibercriminosos
utilizam robôs na Internet que através de iscas infiltram e atacam os mais
variados tipos de empresas que estão vulneráveis e consequentemente roubam os
dados. “Ao contrário que as pessoas pensam, esses ataques são automatizados e
são feitos diariamente na rede, atingindo quem estiver vulnerável,
independentemente do tamanho, nacionalidade, segmento ou atuação da empresa”,
revela o gestor da área de Infraestrutura da BHS.
Para evitar que a empresa
corra até mesmo o risco de encerrar suas atividades, Anderson Quintão lista
algumas ações necessárias para implantar uma eficiente política de segurança da
informação: contar com uma equipe especializada em segurança; investir em
recursos tecnológicos (firewalls, software antivírus, sistemas de
detecção de intrusão, filtros de e-mail e outros) e manter os ambientes de
tecnologia atualizados (softwares e sistemas).
LGPD e Ferramentas de Segurança
A gestão do ambiente do cliente é um dos principais pontos para garantir a
segurança de dados. O controle interno é fundamental para seguir todos os
regulamentos e certificados de uma empresa garantindo que o ambiente se
mantenha seguro e em conformidade. Um dos exemplos é a Lei Geral de Proteção de
Dados (LGPD). A tecnologia entra com um dos pontos de apoio para as corporações
implantarem essa legislação.
O gestor da área de Microsoft 365 da BHS, Jânio Silva, explica que a empresa
trabalha com o Microsoft 365 que oferece às empresas uma série de ferramentas
de segurança que garante que a operação corporativa seja feita de forma segura.
“Hoje trabalhamos com muitas empresas do setor financeiro, como corretoras e
operadoras que precisam ter um canal formal de negociação e contato com os
clientes para garantir a segurança de dados e proteção do negócio como um todo.
Conseguimos implantar esse ambiente confiável com diversos controles e ainda
gerar valor para o cliente através dos mecanismos inovadores do 365”,
acrescenta ele.
BHS - empresa especializada em estratégias de TI.
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