O Brasil foi o país participante que teve maior crescimento percentual para pedidos de cartões de crédito e empréstimos
Uma
pesquisa global da Experian mostra que os brasileiros foram os que mais
passaram a solicitar crédito online durante a pandemia de Covid-19. Em uma
questão que analisa o comportamento digital em todo o mundo, as alternativas de
solicitações de cartões de crédito cresceram 5 pontos percentuais e a de
pedidos de empréstimos aumentou 9 p.p., enquanto nos outros países houve
estabilidade e até queda.
Segundo o
diretor de Decision Analytics da Serasa Experian, Pedro Braga, “a pandemia
aumentou a já crescente demanda pelo autoatendimento digital relacionado a
solicitações de crédito e a busca de assistência no cumprimento das obrigações
financeiras. Os consumidores não só querem como esperam ser possível solicitar
crédito quando e onde eles estiverem, geralmente utilizando um dispositivo
móvel”. Para Braga, a adaptação deve ser primordial, uma vez que os dados
mostram ainda que um a cada quatro consumidores começou a comprar em outro
lugar porque uma empresa da qual era cliente não se adaptou às suas
necessidades digitais.
Outro
fator que impacta nas mudanças é o cenário econômico mundial, com incentivos
governamentais e linhas de crédito mais acessíveis, que acabam fazendo com que
as companhias tenham o desafio de identificar a real situação dos consumidores.
Por isso cerca de metade delas em todo o mundo estão dedicando recursos para
aprimorar suas capacidades analíticas. Os investimentos em analytics,
como soluções de Machine Learning, permitem que os negócios usem conjuntos de
dados não tradicionais rapidamente, expliquem o que os dados estão revelando e
testem novos modelos de previsão e risco de crédito.
“Empresas
inovadoras precisarão ir além das fontes de dados tradicionais e aproveitar
dados alternativos e sintéticos a fim de antecipar as necessidades de crédito
de seus clientes ao usar ferramentas para automatizar o processo e reduzir o
risco. Bons exemplos são as iniciativas como o Cadastro Positivo e Open Banking
no Brasil, que auxiliam a aprimorar as análises”, comenta Braga.
1 em cada 3 consumidores no mundo ainda se preocupa com as finanças
A pandemia trouxe ainda muitas mudanças nos perfis financeiros dos
consumidores, que hoje globalmente se dividem entre aqueles que ainda enfrentam
preocupações com as finanças e outros que afirmam já terem se recuperado deste
período de distanciamento social. Globalmente, 1 em cada 3 pessoas ainda
apresenta essa preocupação, ainda que a pesquisa indique também uma queda entre
os que dizem ter reduzido os gastos supérfluos. No Brasil, ainda que a atenção
aos problemas financeiros ainda seja maior do que a média global (44%), alguns
pontos indicam melhora, como a redução daqueles que utilizam as reservas financeiras
para manter as contas em dia.
Com essa
diferença no perfil econômico, as empresas precisam entender bem seu
público-alvo e o segmento no qual atua para uma melhor tomada de decisão de
risco de crédito. O relatório global indica três ações essenciais para os
líderes que desejam ter bons resultados, mesmo neste período atípico: alavancar
dados e análises, para obter um entendimento abrangente do risco e quais
oportunidades o portfólio de produtos e serviços oferece, assim como ter
agilidade na identificação de mudanças nos perfis dos clientes para desenvolver
a melhor estratégia; envolver os clientes de forma proativa, com novos produtos
de crédito e condições para auxiliar a retomada; e preparação para possível
onda de inadimplência, dando condições possíveis para quem ainda enfrenta
dificuldade e evitando perdas financeiras maiores ao negócio.
“Os países
enfrentaram a pandemia e observam seus efeitos de formas diferentes, com
consequências às companhias e aos consumidores. Por isso a importância de
entender o momento que a região vive, seus níveis de desemprego e
inadimplência, além dos movimentos do setor de atuação, para desenvolver
estratégias que atendam diferentes necessidades de crédito. Os credores
precisam entender agora, mais do que nunca, quem são seus clientes e fornecer a
eles as soluções certas na hora certa”, afirma Pedro Braga.
Metodologia
O material resultou de três estudos realizados entre junho de 2020 e janeiro de
2021. Foram entrevistados 9.000 consumidores e 2.700 empresas de 10 países:
Alemanha, Austrália, Brasil, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Índia,
Japão e Reino Unido.
Serasa Experian
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