A iniciativa busca
chamar a atenção para a necessidade de mudança de comportamento das pessoas na
cidade
A Youse, plataforma de venda de seguros online da
Caixa Seguradora, lança ação #ModoRua em apoio ao movimento Maio Amarelo,
mês de prevenção a acidentes de trânsito. Com o principal objetivo de
incentivar a mudança de comportamento de pedestres, motoristas e usuários de
diferentes modais, o movimento incentiva que ao sair de casa, as pessoas saiam
do modo automático e deixem de realizar pequenas atitudes desatentas, que no
dia-a-dia podem gerar desajustes à mobilidade urbana.
De acordo com levantamento feito pelo Infosiga
(banco de dados do governo de São Paulo), 94% dos acidentes com veículos são
causados por falhas humanas ao volante e 55% dos acidentes com pedestres
e usuários de novos modais são resultados da falta de atenção. “Em um cenário
urbano no qual novos modais estão ganhando as ruas, a atenção e
colaboração de todos ganha papel fundamental para uma boa mobilidade urbana. A
ação #ModoRua surge no mês de maio a fim de consolidar o nosso propósito no
tema e levantar uma discussão ainda mais ampla sobre comportamento
social", diz Fernanda Kohlmann, especialista de branding da Youse.
Para dar início às ações esta disponível nas
redes sociais da Youse, o teaser da ação #ModoRua. O filme faz relação ao
“Anúncio de Bordo” realizado pelas companhias aéreas com os procedimentos de
segurança durante o vôo, que pede ao passageiro para ativar o modo avião de
seus telefones e prestar atenção a outros orientações de segurança. A ideia é
associar a imagem de uma comissária à voz da consciência, responsável em
alertar o motorista, pedestre ou usuário de diferentes modais a ativar o
#ModoRua ao sair de casa.
“O conceito da campanha é um chamado para sair do
automático na rua, deixando para trás a desatenção, como, por exemplo,
atravessar a via sem olhar ou usar fones de ouvido enquanto pedala. Estas e
outras pequenas atitudes nos colocam em situação de risco, aumentando a
possibilidade de acidentes no trânsito. Tudo isso pode mudar com o #ModoRua
ativado”, diz Ivon Neto, diretor de Arte Digital da Agência Ana.
Outro desdobramento do movimento será o site youse.com.br/modo-rua que entra
no ar em 8 de maio com conteúdos elaborados pelo time de ContentLab da Youse
sobre o tema mobilidade urbana. O hotsite será um hub de conteúdo com vídeos e
outras ações que serão implementadas ao longo do mês de maio. “Muito mais que
oferecer o modal, o nosso propósito é empoderar as pessoas com informação capaz
de educar, transformando os participantes em replicadores do movimento por uma
cidade melhor e uma mobilidade mais consciente. O #ModoRua é uma evolução das
iniciativas que Youse vem criando ao longo dos últimos dois anos”, diz
Fernanda.
Histórico de ações:
2017- Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por
meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT), da Companhia de
Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transportes (SPTrans), a Youse
promoveu a campanha “Novos Tempos, Outros Meios” na Semana da Mobilidade. A
ideia era convidar o cidadão a pensar em sua cidade, no espaço urbano,
nas distâncias entre os deslocamentos e os meios de melhorá-los.
2018 - A Youse criou #AHoraDaMobilidade, um movimento
que teve como objetivo estimular as empresas a flexibilizar o horário de
chegada e saída dos colaboradores, com o propósito de oferecer mais liberdade
para que pudessem testar novos meios de transporte na cidade. A Youse já adota
em sua estrutura, a flexibilidade de horário para que seus profissionais possam
adequar a jornada de trabalho com liberdade e autonomia, além de disponibilizar
bikes para os que preferem utilizar o modal como meio de transporte. Em apoio
ao movimento liderado pela Youse, 30 outras empresas aderiram a ação durante
todo o mês de setembro. E para finalizar o mês, a Youse promoveu uma live em
parceria com Quentin Lamour, do Instituto
da A Cidade Precisa de Você, Leonardo Martins, da Cabify,
e a Myriam Tschiptschin, do CTE
- Centro de Tecnologia de Edificações
sobre mobilidade urbana.
Youse
Nenhum comentário:
Postar um comentário