Um estudo realizado pela Cobli, startup paulistana de gestão de frotas, telemetria e roteirização,
mapeou as áreas com maior e menor probabilidade de acidentes no Brasil. Foram
analisados mais de 400 milhões de dados - entre janeiro e abril deste ano -
compilados de mais de 5 mil motoristas que possuem os dispositivos da empresa
acoplado em seus veículos.
Abaixo os principais dados do estudo:
- A cada 500 carros que transitam por São Paulo, por ano, um se envolve em um acidente. No Rio de Janeiro, por exemplo, o risco é praticamente o dobro, com um acidente a cada 300 carros por ano;
- Já na Marginal Tietê, que liga a Zona Leste de São Paulo à Zona Oeste, um a cada 25 veículos chegou a 125km/h, 40% acima do limite permitido que é de até 90km/h;
- Na Rodovia dos Imigrantes, por exemplo, um a cada quatro veículos, realizou ao menos uma frenagem média (desaceleração de até 5 km/h em 1 segundo) e 4% dos carros realizaram uma frenagem grave (desaceleração de até 6,5 km/h em 1 segundo);
- Um a cada 20 motoristas que transitou pela Rodovia dos Imigrantes, chegou a 155 km/h (a velocidade permitida varia, de acordo com o trecho, de 80 km/h a 120 km/h, sendo que os trechos de serra possuem o menor limite). Já na Rodovia Anchieta, por exemplo, o número de condutores que chegaram a essa velocidade cai para um a cada 100 carros. Apesar disso, a via Anchieta tem duas vezes mais curvas perigosas do que na Imigrantes;
- No trecho conhecido como "curva da morte" na Mogi-Bertioga, pelo alto número de acidentes, 43% dos motoristas analisados fizeram curvas rápidas;
- Na rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte, um a cada 10 dos condutores chegou a uma velocidade de 155 km/h (a velocidade permitida na via varia, de acordo com o trecho, de 100 km/h a 110 km/h. Nos trechos de serra, o limite de velocidade é de 80 km/h);
"Entender o risco por região permite com que
os motoristas se preparem melhor e que as cidades atuem mais focadas nas
principais oportunidades de melhoria", afirma Rodrigo Mourad, sócio da
startup.
Nenhum comentário:
Postar um comentário