Independentemente
do ramo de atuação, essas medidas auxiliam no amadurecimento, na ascensão
profissional e principalmente na realização pessoal
Quando falamos de crescimento profissional,
aparecem muitas fórmulas prontas e métodos que focam principalmente no ambiente
externo. A questão é que o planejamento de uma carreira de sucesso não pode
levar em conta apenas o mercado; é preciso que esteja alinhada com as
necessidades e prioridades do indivíduo que seguirá essa trajetória. É um misto
entre sonhar e considerar a realidade.
Para auxiliar nessas questões, Graziela Teixeira e
Patrícia Schuindt, sócias e coaches da R122 - empresa que oferece soluções
voltadas à transformação de indivíduos e organizações - prepararam cinco dicas
práticas para aplicar hoje mesmo e alavancar sua carreira.
1 – Estabeleça seus objetivos claramente
Objetivos claros são fundamentais para que faça
escolhas coerentes e, assim, possa enxergar e desenhar o caminho a percorrer.
Eles são o norte que ajudam a olhar para frente e lutar por uma nova realidade.
Nossa mente cria um efeito motivador quando temos claramente o que queremos
alcançar. Pense:
- Daqui a 10 anos, o que gostaria de fazer
profissionalmente? Onde gostaria de estar?
- O que te faria sentir realizado em um, três ou
cinco anos? O que é o sucesso para você?
2 – Conheça a si mesmo
Este é um tema profundo, mas podemos seguir
considerando uma reflexão que contempla três itens importantes para desempenhar
bem sua função profissional: forças e valores, interesses e propósito. Dedique
tempo a uma atuação conexa com as respostas que encontrará nesse questionário.
Lembre-se que nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com
que realizamos cada tarefa.
Interesses:
- O que você gosta de fazer?
- Sobre quais assuntos você gosta de conversar?
- Quais atividades te fazem perder a noção do tempo (por se sentir muito bem ao fazê-las)?
Forças:
- O que você faz bem?
- Quais são suas habilidades?
- Qual impacto você gera em seus círculos de convívio?
- Quais talentos você percebe que tem?
- O que pessoas próximas te dizem ser suas principais qualidades?
Valores e Propósito:
- Quem te inspira? Por quê?
- O que você valoriza em sua vida?
- O que você valoriza no trabalho?
- O que você quer gerar no mundo?
- Que legado você quer deixar?
- Quais são as possibilidades de atuação profissional que mais têm relação com quem você é? Anote e pesquise sobre elas!
3 – Cultive bons relacionamentos
Em todo nosso trajeto, influenciamos e somos
influenciados. Construir relações sinceras, verdadeiras e contribuir com o
outro de alguma forma, gera confiança e cria conexões que você leva para a
vida. Pense na forma como se relaciona e quais são as pessoas que quer manter
em seu caminho. Verifique também a forma como você pode comunicar seus
objetivos de maneira aberta e, inclusive, pedir e oferecer ajuda.
4- Busque sempre aprendizagem e desenvolvimento
Pessoas que crescem estão em constante aprendizado
e desenvolvimento.
Desenvolva a mentalidade do crescimento; aquela que
acredita no esforço, no processo, que não é imediatista, mas acredita na
construção. Sempre temos algo a desenvolver pessoal e profissionalmente. Se não
consegue enxergar sozinho, peça feedback. Uma palestra, um curso, uma terapia,
coaching, mentoria, livros e conversas construtivas são exemplos de fontes de
crescimento e desenvolvimento.
5 – Tenha seu plano
São vários os fatores externos que fazem com que
algumas pessoas se percam no caminho. Por este motivo, é importante ter um
plano. Ou seja, considerando todas as reflexões, pense nas estratégias para
alcançar seus objetivos. O plano pode mudar, se renovar, e isso, provavelmente,
acontecerá, mas ele te ajuda a ser mais focado e reconhecer seus avanços ao
longo do caminho. Escreva tudo; no papel ou no computador. Cheque ao menos uma
vez por semana e revise diariamente sua lista de coisas a fazer, os “to do”.
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