Copa
do Mundo: será que estamos preparados mesmo?
O
noticiário está inundado de notícias a respeito da realização da Copa do Mundo
e das olimpíadas aqui em terras brasileiras. Em que pese os dois eventos
tratarem de esportes, os assuntos das reportagens são vários. Fala-se dos
atrasos das obras dos estádios, da falta da infraestrutura, tão prometida pelas
autoridades, e, até mesmo, da inflação causada pela realização dos eventos
esportivos em terras tupiniquins.
O que
muitos dos comentaristas se esquecem está relacionado com o turismo que, embora
esteja na berlinda para receber os visitantes não estão preparados para
receberem um turista que deve vir para cá, mas que nem todos os empresários do
setor atentos para ele: o turista que deve vir para o brasil acompanhar as
atividades esportivas acompanhado de seu ‘melhor amigo’, ou seja, o animal de
estimação.
Boa parte
de quem mora em países da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos está acostumado
a viajar na companhia de seu ente familiar de quatro patas, independentemente
se esteja seja um cachorro ou um gato. Equivoca-se quem imagina que essa
preparação para receber esse tipo de cliente diferenciado deve ser apenas para
os proprietários e funcionários dos hotéis das cidades sedes. Restaurantes,
lanchonetes, shoppings centers, lojas e demais estabelecimentos também precisam
se adequar para isso. Não pense, caro leitor, que basta colocar uma placa
na porta do estabelecimento com os dizeres: “aqui seu pet é bem vindo”. Existe
a necessidade de adequações no sentido de oferece bons serviços e conforto para
os turistas animais e humanos.
Com o
intuito de ajudar aos empresários e aos funcionários do setor de turismo, o
‘Portal Turismo 4 Patas’ criou um checklist de quais pré-requisitos devem ser
atendidos para que um estabelecimento possa recepcionar os clientes que possuem
animais de estimação. A expertise construída ao longo dos seis anos de
existência da empresa faz com que o selo PetFriendly traga a segurança
buscada pelos turistas e assessoria que sua empresa precisa para fazer
bonito e agradar aos seu cliente. Como diz um dito popular: “cliente bem
atendido sempre volta”.
Sei que
estou colocando o dedo na ferida, tratando da excelência no atendimento
prestado pelas empresas ligadas ao turismo, mas é preciso avisar antes que as
coisas aconteçam. Será grande a decepção dos clientes que buscarem por uma
eficácia e eficiência e as empresas ditas prontas não tiverem condições e
conhecimento para atender aos clientes diferenciados do segmento pet. Pense nisso!
Larissa Rios dos Santos e Clarissa Matos - são especialistas, respectivamente, em turismo e em mercado turístico
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