Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de março de 2014


Estudo revela que poucas meninas recebem as 3 doses de vacina contra o HPV

A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma das vacinas

Segundo uma nova pesquisa, apenas um terço das meninas adolescentes nos EUA recebeu as três doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). O estudo, apresentado em uma reunião da Associação Americana de Pesquisa do Câncer, revelou também que a maioria das pessoas para quem a vacina contra o HPV é relevante (ou seja, pessoas entre 9 e 26 anos, ou alguém que tenha um membro da família nessa faixa etária) desconhece a eficácia da vacina.

Esta incerteza, alegam os cientistas, pode influenciar a tomada de decisão sobre vacinar ou não o jovem, o que dificulta a capacidade de reduzir a incidência de câncer de colo uterino e a mortalidade provocada por este tipo de câncer.

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 3.551 adultos. Desse total, 1.417 deveriam tomar a vacina contra o HPV. Apenas 33% das meninas adolescentes receberam as três doses da vacina. Mulheres negras, hispânicas e de baixa renda foram as menos propensas a receber a vacina.

70% dos pesquisados disseram que não tinham certeza sobre a eficácia da vacina na prevenção do colo do útero e apenas 25% disseram que haviam tido uma conversa com seus médicos sobre a vacina.

Os resultados sugerem que a comunicação sobre a vacinação do HPV e as mensagens precisam de refinamento para destacar claramente a eficácia da vacina e podem ser necessárias estratégias direcionadas para atingir pessoas com diferentes níveis educacionais.

 

Tanto lá como aqui...

 

“Desde o dia 10 de março estamos com uma campanha de vacinação pública visando vacinar meninas entre 11-13 anos contra o HPV. Considerando que o HPV é conhecido por causar câncer cervical anal e vulvar, a disponibilização dessa vacina na rede pública de saúde é de extrema importância”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski (CRM-SP 36.349).

 

Conversamos com o médico sobre o tema e a importância da vacina para as adolescentes. Confiram:

 

01)  No Brasil existem dois tipos de vacina HPV. Qual a diferença entre elas?

 

Moises Chencinski - Até o momento foram desenvolvidas e registradas duas vacinas HPV. A vacina quadrivalente recombinante, que confere proteção contra HPV tipos 6, 11, 16 e 18, e a vacina bivalente que confere proteção contra HPV tipos 16 e 18. A vacina quadrivalente está aprovada no Brasil para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero, de vulva e de vagina em mulheres, e anal em ambos os sexos, relacionadas aos HPV 16 e 18, e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionadas aos HPV 6 e 11.  A vacina bivalente está aprovada para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero em mulheres, relacionadas aos HPV 16 e 18. Essas vacinas têm cobertura para faixas etárias distintas. A vacina quadrivalente tem indicação para mulheres e homens entre 9 e 26 anos de idade. A vacina bivalente tem indicação para mulheres a partir de 9 anos, sem restrição de idade.

 

02) Como a vacina HPV funciona?

 

Moises Chencinski - Estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença desses anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período.

 

03) A vacina HPV pode causar infecção pelo vírus? Como ela é feita?

 

Moises Chencinski - Não. No desenvolvimento da vacina quadrivalente conseguiu-se identificar a parte principal do DNA do HPV que o codifica para a fabricação do capsídeo viral (parte que envolve o genoma do vírus). Depois, usando-se um fungo (Sacaromices cerevisiae), obteve-se apenas a “capa” do vírus, que em testes preliminares mostrou induzir fortemente a produção de anticorpos quando administrada em humanos. Essa “capa” viral, sem qualquer genoma em seu interior, é chamada de partícula semelhante a vírus (em inglês, vírus like particle – VLP). O passo seguinte foi estabelecer a melhor quantidade de VLP e testá-la em humanos, na prevenção de lesões induzidas por HPV. No caso das VLP, elas imitam o HPV, fazendo com que o organismo identifique tal estrutura como um invasor e produza contra ele um mecanismo de proteção.

 

04) Por que o Ministério da Saúde estabeleceu a faixa etária de 9 a 13 anos para a vacinação?

 

Moises Chencinski - Nas meninas entre 9 e 13 anos não expostas aos tipos de HPV 6, 11 16 e 18, a vacina é altamente eficaz, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida em um prazo de dois anos. A época mais favorável para a vacinação é nesta faixa etária, de preferência antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus. Estudos também verificaram que nesta faixa etária a vacina quadrivalente induz melhor resposta quando comparada em adultos jovens, e que meninas vacinadas sem contato prévio com HPV têm maiores chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino.

 

05) Quantas doses são necessárias para a imunização?

 

Moises Chencinski - O esquema completo de vacinação é composto de três doses. O esquema normal da vacina (0, 2 e 6 meses) é 1ª dose, 2ª dose após dois meses e 3ª dose após seis meses. No entanto, o Ministério da Saúde adotará o esquema estendido (0, 6 e 60 meses): 1ª dose, 2ª dose seis meses depois, e 3ª dose cinco anos após a 1ª dose

 

06) A vacina é administrada por via oral ou é injeção?

 

Moises Chencinski - É administrada por via intramuscular: injeção de apenas 0,5 ml em cada dose.

 

07) Meninas que já tiveram diagnóstico de HPV podem se vacinar?

 

Moises Chencinski - Sim. Existem estudos com evidências promissoras de que a vacina previne a reinfecção ou a reativação da doença relacionada ao vírus nela contido.

 

08) É necessário fazer o exame para pesquisa de HPV antes de tomar a vacina?

 

Moises Chencinski - Não. A realização dos testes de HPV não é condição prévia ou exigência para a vacinação.

 

09) A proteção da vacinação dura a vida toda?

 

Moises Chencinski - A duração da imunidade conferida pela vacina ainda não foi determinada, principalmente pelo pouco tempo em que é comercializada no mundo (2007). Até o momento, só se tem convicção de próximo de 9 anos de proteção. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida na prevenção à infecção pelo HPV, ainda é preciso aguardar o resultado dos estudos em andamento em mais de 20 países para delimitar qual é o seu alcance sobre a incidência e a mortalidade do câncer do colo de útero, bem como fornecer mais dados sobre a duração da proteção e necessidade de dose(s) de reforço.

 

10)  A vacinação contra HPV substituirá o exame de Papanicolau?

 

Moises Chencinski - Não. É importante lembrar que a vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer do colo de útero em mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos. Assim, as meninas vacinadas só terão recomendação para o rastreamento quando alcançarem a faixa etária preconizada para o exame Papanicolau e já tiverem vida sexual ativa. É imprescindível manter a realização do exame preventivo (exame de Papanicolau), pois as vacinas protegem apenas contra dois tipos oncogênicos (causadores de câncer) de HPV, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo de útero. Ou seja, 30% dos casos de câncer causados pelos outros tipos oncogênicos de HPV vão continuar ocorrendo se não for realizada a prevenção secundária, ou seja, pelo rastreamento (exame Papanicolau).

 

11)  Mesmo vacinada, será necessário utilizar preservativo durante a relação sexual?

 

Moises Chencinski - Sim, pois é imprescindível manter a prevenção contra outras doenças transmitidas por via sexual, tais como HIV, sífilis, hepatite B, C, etc. Uma pessoa vacinada ficará protegida contra alguns tipos de HPV contidos na vacina: na vacina bivalente contra os HPV 16 e 18 e na vacina quadrivalente contra os HPV 6, 11, 16 e 18. No entanto, existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais. Além disso, vale lembrar que não é necessário haver o ato sexual para que haja a transmissão do papilomavírus. O contato genital (pele) pode ser responsável pela transmissão também em cerca de 5 a 10% dos casos.

 

12)  A vacina HPV pode ser administrada concomitantemente com outra vacina?

 

Moises Chencinski - A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma das vacinas. Quando a vacinação simultânea for necessária, devem ser utilizadas agulhas, seringas e regiões anatômicas distintas.

 

13)  A vacina HPV provoca algum efeito colateral (evento adverso)?

 

Moises Chencinski - A vacina HPV é uma vacina muito segura, desenvolvida por engenharia genética, com a ocorrência de eventos adversos leves como dor no local da aplicação, inchaço e eritema. Em casos raros, pode ocasionar dor de cabeça, febre de 38°C ou mais e síncope (ou desmaios). A síncope mais frequente em adolescentes e adultos jovens é a síncope vasovagal, particularmente comum em pessoas com alguma particularidade emocional. Geralmente, há algum estímulo desencadeante como dor intensa, expectativa de dor ou um choque emocional súbito. Vários fatores, tais como jejum prolongado, medo da injeção, locais quentes ou superlotados, permanência de pé por longo tempo e fadiga podem aumentar a probabilidade de sua ocorrência. É importante ressaltar que a ocorrência de desmaios durante a vacinação contra HPV não está relacionada à vacina especificamente, mas sim ao processo de vacinação, que pode acontecer com a aplicação de qualquer produto injetável (ou injeção).

 

14) Qual a composição da vacina HPV?

15)   

Moises Chencinski - A vacina recombinante é composta pelos tipos HPV 6, 11, 16 e 18, tendo como adjuvante o sulfato de hidroxifosfato de alumínio amorfo. Não contém conservantes, nem antibióticos.

 

16) Quantos países no mundo já introduziram a vacina HPV?

 

Moises Chencinski - Segundo dados da OMS, até maio de 2013 a vacina HPV havia sido introduzida em 51 países como estratégia de saúde pública. Neste grupo, destacam-se a Antiga República Jugoslava da Macedónia, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Butão, Brasil*, Brunei, Canadá, Colômbia, Darussalam, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Fiji, França, Grécia, Ilhas Cook, Holanda, Ilhas Marshall, Irlanda, Irlanda do Norte, Islândia, Israel, Itália, Japão, Kiribati*, Letónia, Lesoto, Luxemburgo, Malásia, México, Micronésia (Estados Federados da), Nova Zelândia, Noruega, Palau, Panamá, Paraguai, Portugal, Reino Unido da Grã-Bretanha, República Checa, Ruanda, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Trinidad e Tobago, Uganda*, Uruguai.

 

*Introdução parcial.

 

17)  Caso alguma adolescente inicie o esquema na rede pública, mas decida tomar a segunda dose aos dois meses na rede privada, ela poderá tomar a terceira dose aos seis meses na rede pública?

 

Moises Chencinski - Sim, a adolescente poderá tomar até duas doses na rede pública, no intervalo de até um ano.

 

18)  Se a adolescente tiver feito a primeira dose na rede privada antes da campanha ela pode completar o esquema na rede pública?

 

Moises Chencinski - Sim, a adolescente poderá tomar até duas doses na rede pública, no intervalo de até um ano.

 

19) As adolescentes podem tomar a vacina sem a autorização dos pais?

 

Moises Chencinski - Em toda a atenção à saúde de adolescentes devem ser levados em consideração os fundamentos da ética, privacidade, confidencialidade e sigilo. Esses princípios reconhecem os adolescentes (na faixa etária de 10 a 17 anos de idade) como sujeitos capazes de tomarem decisões de forma responsável. Sendo assim, não há necessidade de autorização dos pais ou responsáveis para receber qualquer vacina nos postos de saúde. No entanto, por se tratar de uma importante ação de saúde pública e ter como estratégia a vacinação nas escolas, aqueles pais que se recusarem a permitir que seus filhos sejam vacinados nas escolas deverão preencher o Termo de Recusa de vacinação contra HPV e enviar para a escola durante o período em que ocorrer a vacinação nestas localidades. Os pais devem receber uma comunicação da escola e da secretaria de saúde municipal informando sobre os dias em que será realizada a vacinação no local em que o seu filho estuda.

 

 


Moises Chencinski: http://www.drmoises.com.br - Email: fale_comigo@doutormoises.com.br -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados