● Quase 70%
creem que a criatividade será mais importante no próximo ano
● Mais de 36% acreditam investir menos do que deveriam em
talento criativo
● 30% internalizaram trabalhos recentemente, e 31% devem
fazê-lo no próximo ano
SYDNEY e NOVA YORK – O Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, e a MMA Global, a principal associação comercial global de profissionais de marketing, divulgaram hoje uma pesquisa conjunta sobre o valor da produção criativa, a saturação de tecnologias disponíveis e como enfrentar a guerra por talentos.
Ao entrevistarem cerca de 100 CMOs e profissionais seniores de marketing que ocupam cargos de tomada de decisão nos Estados Unidos e no Reino Unido, Canva e MMA descobriram que no mundo das marcas hipercompetitivas de hoje, mais de três quartos (77%) acreditam que a produção criativa – abrangendo todos os elementos das campanhas e do conteúdo – é mais importante do que nunca, com 69% afirmando que a criatividade é prioridade máxima de marketing em suas organizações.
A pesquisa revelou uma variedade de forças externas
impulsionando a criatividade de novas maneiras, e um número significativo de
obstáculos que impedem profissionais de marketing de alcançar todo o seu
potencial criativo. As principais descobertas incluem:
A produção criativa é o novo padrão-ouro
Líderes de marketing estão atribuindo cada vez mais valor à
criatividade e há a expectativa de que essa tendência continue.
- Mais
de dois terços (68%) acreditam que a criatividade será mais importante
para suas organizações nos próximos 12 meses.
- 72%
acreditam que a produção criativa agrega valor às vidas dos consumidores.
Contudo, o investimento em criatividade não está à altura de
seu valor comprovado
Embora a criatividade seja cada vez mais valorizada, há uma
lacuna significativa quando se trata de investimento.
- Mais
da metade (55%) investe de 10% a 25% de seu orçamento total de marketing
em criatividade, enquanto quase um quinto (18%) investe menos de 10% nesse
quesito.
- 41%
afirmam não investir o suficiente em ferramentas, sistemas e tecnologias
de criatividade.
O processo criativo ficou mais complexo
O atual ecossistema de ferramentas criativas está trazendo
diversas melhorias, mas não sem novos desafios.
- Os
seguintes elementos são considerados mais desafiadores agora (46%) do que
eram cinco anos atrás: gestão de recursos e orçamentos, manutenção do
padrão de produção e gestão de sistemas e ferramentas.
- A
maioria dos benefícios vem das seguintes ferramentas, por aumentar a
eficiência ou por melhorar a produção criativa: plataformas colaborativas
(54%), ferramentas de edição de fotos e vídeos (54%), ferramentas de IA
generativa (35%)
Acompanhar avanços tecnológicos é um desafio
As lideranças de marketing, em sua maioria, confiam em sua
produção criativa quando comparadas à concorrência, mas há áreas onde se sentem
ultrapassadas.
- Ao
comparar sua produção criativa e seus processos com concorrentes:
·
34% acreditam que sua produção criativa está melhor, enquanto 53%
creem que está no mesmo nível.
·
45% acreditam estarem piores na gestão de processos criativos que
otimizam a velocidade, eficiência e flexibilidade.
Modelo internalizado passa a ser mais atrativo
O cenário de gestão criativa está mudando com mais trabalho
sendo internalizado nas empresas do que terceirizado para agências. A
internalização é vista, na maioria das vezes, como um processo mais vantajoso
para as equipes, mas a terceirização é usada quando há necessidade de colaborar
em produções criativas de alto impacto.
- 30%
internalizaram mais trabalhos nos últimos 12 meses, e 31% esperam fazer o
mesmo no próximo ano.
- 48%
dizem que a maior parte da estratégia criativa é feita dentro das
empresas, enquanto 23% afirmam que é terceirizada.
- 83%
dizem que a internalização é melhor sob uma perspectiva de custo, enquanto
61% afirma que a terceirização é melhor em relação à qualidade e à
produção criativa.
Talentos criativos de alto nível estão mais escassos
Há uma preocupação com a redução do número de talentos
criativos qualificados, o que evidencia o desafio de atrair, gerenciar e reter
talentos em um mercado competitivo.
- 47%
dizem que o mercado de talentos qualificados ficou menor.
- 80% estão satisfeitos com talentos criativos e recursos terceirizados, enquanto 74% estão satisfeitos com talentos criativos e recursos internalizados.
"Produzir um resultado criativo de alto nível e, ao mesmo tempo, otimizar a eficiência dos recursos é um grande desafio para qualquer profissional de marketing hoje em dia. A forma como as marcas obtêm visibilidade ficou mais competitiva: há muita tecnologia a ser explorada e o mercado de talentos está diminuindo", disse Zach Kitschke, CMO do Canva. "Estamos felizes em trabalhar com a equipe do MMA para identificar as dores e as oportunidades com as quais profissionais de marketing estão lidando hoje, a fim de esclarecer as questões mais importantes que possam apoiar a sua tomada de decisão.”
"Embora a
concentração no aperfeiçoamento de dados, no desenvolvimento da audiência e na
segmentação para gerar resultados tenha sido aparente nos últimos anos,
profissionais de marketing também estão reconhecendo a necessidade de focar em
uma segunda revolução criativa", disse Greg Stuart, CEO global da MMA.
"Profissionais de marketing enfrentam um momento crucial em que a adoção
da IA e o desafio de gerenciar a marca por meio de milhares de execuções
levarão a criatividade e a comunicação da marca a outro patamar, exigindo um
foco revigorado para gerenciar o processo criativo."
Acesse o estudo “The State of Creative
Process in Marketing” ("O Estado do Processo Criativo no Marketing",
em português) aqui
Metodologia
O estudo utilizou um questionário
on-line. O trabalho de campo foi realizado em maio de 2024, tendo abrangido
profissionais de marketing de grandes corporações (72% têm receitas anuais
acima de US$ 1 bilhão) e de uma variedade de setores. Os entrevistados eram
profissionais seniores de marketing, sendo 32% no C-Level, 35% na
vice-presidência (EVP, SVP e VP) e 32% em outras posições seniores.
MMA Global - associação comercial sem fins lucrativos dedicada a arquitetar o futuro do marketing e, ao mesmo tempo, proporcionar um crescimento contínuo.