Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Golpes online com futebol: 4 dicas para evitar uma goleada

Kaspersky alerta sobre os riscos online durante competições continentais de futebol e explica como adotar uma posição proativa contra os criminosos


Às vésperas de campeonatos importantes de futebol, a Kaspersky alerta sobre um possível aumento de ciberataques durante o evento esportivo, que atrai muita atenção no país e, consequentemente, o interesse dos cibercriminosos. O objetivo dos fraudadores é conhecido: informações pessoais que darão alguma vantagem (acesso a contas, serviços online ou para furto de identidade) e dinheiro (golpes financeiros). As formas mais comuns de golpe são as páginas falsas ou apps fraudulentos. Apenas em 2023, a Kaspersky bloqueou 106.357.530 links que levavam para sites maliciosos – ela também bloqueou programas projetados para realizar fraudes financeiras em dispositivos móveis de 325.225 usuários em todo o mundo.

De acordo com os alertas dos especialistas, todo acontecimento socioeconômico relevante serve como gancho para golpes online. No último campeonato mundial (2022), a Kaspersky registrou um aumento significativo em atividades maliciosas como phishing, ransomware, vendas falsas de ingressos para os jogos, mercadorias oficiais, reserva de voos e hospedagem, bem como páginas falsas para supostamente assistir às transmissões ao vivo ou fazer apostas.

Acredita-se que o novo campeonato não será exceção e as mesmas técnicas devem ser usadas para iludir as pessoas. “A paixão pelo futebol sempre atrairá muitas pessoas interessadas em acompanhar os jogos e entrar no clima da competição – e essa comoção é acompanhada de perto pelos criminosos que exploram o tema para aumentar as chances de ter sucesso em seus golpes. Venda de produtos falsas e disseminação de malware via links de transmissão ao vivo dos jogos devem ser as táticas mais comuns no Brasil”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise para América Latina na Kaspersky.

Para mudar a postura das pessoas quanto sua privacidade e segurança na internet, a empresa propõe as seguintes reflexões:

  • Pense no valor dos seus dados. 3 em cada 10 brasileiros acreditam que não têm nada a perder em um golpe online. No entanto, credenciais de redes sociais ou lojas online permitem realizar outras fraudes, seja para se passar pela vítima (roubo de identidade) ou realizar compras com o usuário e o cartão de crédito da conta roubada.
  • Desconfie de ofertas gratuitas ou com preços muito baixos. A transmissão de um campeonato continental tem um valor alto e movimenta muito dinheiro com propaganda, devido à grande audiência. Links de canais não-oficiais com transmissão gratuita devem ser encarados como suspeitos, pois podem ter uma armadilha por trás, como a tentativa de instalação de um programa tanto legítimo quanto fraudulento. Na mesma linha, os produtos oficiais como camisetas e uniformes podem ter origens questionáveis. Fique atento para não cair em golpes.

Para se manter seguro online durante os jogos, a Kaspersky oferece quatro dicas simples para evitar uma goleada de golpes:



Kaspersky
site


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados